Boost IT cresce e continua a afirmar-se no mercado nacional e internacional

Com seis anos de existência, a Boost IT é uma das 50 empresas de tecnologia que mais crescem em Portugal! Numa entrevista exclusiva com Bruno Ribeiro, CEO, analisámos o percurso da empresa, os valores que a orientam e as inovações que estão a moldar o futuro. Da expansão internacional ao desenvolvimento in house de tecnologia, explorámos o presente e o futuro desta empresa que se destaca no competitivo mercado tecnológico.

 

Bruno Ribeiro, CEO

 

A Boost IT foi fundada em 2018 com uma crença fundamental de que a tecnologia pode ser utilizada para elevar as pessoas e melhorar o mundo. Volvidos quase seis anos, que balanço faz do percurso da empresa e quais os principais valores que orientam as operações da Boost IT?

A Boost IT, juntamente com as empresas da Nexus Capital, foi fundada com o propósito de simplificar a vida das pessoas e fornecer soluções inovadoras que melhorem os negócios dos nossos clientes. Isto é, a nossa visão incorpora a crença de que, através de projetos verdadeiramente transformadores, atraímos talentos excecionais, que contribuem para a nossa capacidade em gerar valor.

Quanto ao balanço, é extremamente positivo. Conseguimos manter mais de 80% da nossa faturação fora de Portugal, o que nos torna um ativo valioso para a economia nacional, especialmente no âmbito da exportação.

Paralelamente, temos sido reconhecidos como a melhor empresa para trabalhar em Portugal e, recentemente, fomos nomeados a 15ª empresa de tecnologia de crescimento mais rápido pela Deloitte, numa altura em que já somos considerados uma grande empresa. Além disso, somos uma empresa livre de dívidas e que consegue gerar lucro, pagando assim IRC.

Quais são os principais serviços e soluções oferecidos pela Boost IT? Que fatores primordiais caracterizam e diferenciam a empresa num mercado cada vez mais global e competitivo?

A Boost IT é uma empresa focada principalmente nos mercados de nearshore, trabalhando sob o modelo Time and Material. Oferecemos uma variedade de serviços, que incluem desde projetos fechados, onde definimos um scope e tratamos da implementação, passando pelas extended teams até às nossas digital e data factories.

As nossas factories representam o elemento mais distintivo no nosso portfólio de serviços. Através destes, conseguimos implementar soluções ou produtos que são business critical para os nossos clientes. Contamos com uma camada de profissionais altamente qualificados, que incluem Product Owners e garantem a comunicação e alinhamento com os principais stakeholders, arquitetos, engenheiros de software, profissionais de qualidade (QA), Design, Content Editing, DataOps, entre outros. Esta combinação permite-nos implementar soluções complexas que geram um valor significativo para os nossos clientes.

Revelaram, recentemente, que a Boost IT vai começar, pela primeira vez, a desenvolver tecnologia dentro da própria empresa. Este é um passo natural após cinco anos de crescimento orgânico e pelo acumular de maturidade e conhecimento do mercado?

Sim, ao nível do nosso grupo de empresas estamos a olhar para a criação de dois produtos específicos, um na área de Data e o outro na área de Inteligência Artificial. Este último requer mesmo desenvolvi- mento científico, mas não podemos falar mais sobre essas iniciativas.

Como descreve a cultura corporativa da Boost IT? Como a Boost IT investe no desenvolvimento de talentos internos?

A Boost IT tem uma estrutura de gestão bastante “flat” em que qualquer pessoa tem acesso à camada de decisão, mas também temos segundas linhas que representam muito bem as nossas ideias. Somos uma empresa jovem, tanto em idade no mercado (menos de seis anos) como na média de idade das nossas pessoas, o que se calhar ajuda a explicar um pouco o nosso ambiente algo rebelde, mas focado. A empresa segue todas as principais boas práticas para garantir boa qualidade de vida aos nossos colaboradores e um dos vetores que sabemos que os nossos colaboradores valorizam, é a sua progressão dentro da empresa e, nesse registo, temos vários exemplos. Podemos não ser a típica empresa com a playstation, mas estamos focados em garantir que os nossos colaboradores ganham enquanto estão connosco.

Quais são os planos de crescimento ou expansão da Boost IT, quer em termos nacionais quer internacionais, para os próximos anos?

A única forma que temos para crescer é continuar focados na qualidade e na inovação e, para isso, acreditamos nós, o Governo devia olhar para o nosso setor com outros olhos, criando programas específicos, ou descomplicando outros, que facilitem as empresas que querem, ou precisam, de gerar inovação como é o nosso caso. Às vezes custa ver projetos incríveis que podiam e mereciam ter algum tipo de apoio, não o receberem apenas devido a processos extremamente complexos que estão implementados à volta dos apoios que existem. Ou seja, de pouco vale criarmos apoios se os cobrimos de processos e de centenas de regras, tornando muito difícil uma empresa, que já tem de lidar com toda a complexidade do seu negócio, conseguir de facto beneficiar de algum tipo de apoio, que mesmo quando chega, vem tarde. Seja como for, estamos também focados em continuar a nossa expansão internacional, captando cada vez mais clientes.

Para terminar, gostaríamos de conhecer a vossa posição quanto ao assunto mais atual no mundo da tecnologia: a Inteligência Artificial, o seu desenvolvimento e utilização global, as suas mais-valias e possíveis perigos/problemas e como consideram ser uma boa utilização da mesma para o desenvolvimento das empresas tecnológicas e não só.

A nossa perspetiva sobre a Inteligência Artificial é que estamos perante uma ferramenta revolucionária com potencial imenso. A IA oferece inúmeras vantagens, como a otimização de processos, insights avançados a partir de grandes volumes de dados e melhorias significativas na eficiência operacional. Contudo, é importante estarmos cientes dos possíveis riscos, como questões éticas relacionadas com a privacidade de dados e o potencial de uso indevido.

Acreditamos que uma boa utilização da IA para o desenvolvimento de empresas tecnológicas, ou para qualquer setor, envolve uma abordagem equilibrada que promova a inovação enquanto se mantém um forte compromisso com a ética e a responsabilidade social. Esse ponto só é conseguido através de mecanismos de regulamentação globais, o que sabemos ser impossível de atingir, pelo menos com o mundo com o formato que temos hoje, cada vez mais polarizado. A IA é talvez equiparada à eletrificação das fábricas na era industrial, ou seja, nos finais dos anos 1800 início dos anos 1900.

 

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