Arroz Bom Sucesso lidera preferência dos portugueses
O Arroz Bom Sucesso foi distinguido com o Prémio Escolha do Consumidor 2025. Filipe Ventura, Diretor Comercial & Marketing da Orivárzea, atribui este reconhecimento à aposta num arroz 100% nacional, de alta qualidade e produzido com rigor, destacando o impacto positivo desta escolha na economia nacional e na confiança dos consumidores.
Após vencer o prémio “Escolha do Consumidor 2025” na categoria “Arroz”, quais são os principais fatores que levaram os consumidores a preferirem o arroz Bom Sucesso? Que impacto esta distinção tem na vossa estratégia da marca no futuro?
Os fatores principais para que os consumidores mantenham a preferência, são coincidentes com a nossa política de empresa, que temos mantido desde os primeiros anos da nossa fundação, um arroz 100% nacional de elevada qualidade, preferindo a qualidade à quantidade, produzido em monovarietal para ter sempre uma cozedura uniforme, trazendo até aos dias de hoje, a tradição do arroz nacional, numa visão atual e de futuro. Esta distinção prova-nos que o caminho é este, sem irmos atrás de todas as outras marcas que deixaram de apostar no arroz nacional para preferirem os arrozes importados, pois só assim conseguimos controlar e garantir a qualidade do que estamos a entregar aos consumidores, e ao mesmo tempo contribuir para a economia nacional.
O Prémio Escolha do Consumidor é também um reflexo das tendências atuais de consumo, onde a sustentabilidade e a rastreabilidade são cada vez mais valorizadas. Como a Orivárzea integra práticas sustentáveis no cultivo e produção do arroz, sem comprometer a qualidade?
Os termos sustentabilidade e rastreabilidade não comprometem a qualidade, quando não bem implantadas, podem afetar a produtividade e o futuro dessa organização. Desde a criação da Orivárzea que temos investido para evoluirmos todos os anos para uma empresa mais sustentável, que olha para toda a envolvência e responsabilidade que nos caracteriza como empresa agrícola, que alimenta inúmeras famílias, e que ainda assim consegue rastrear da origem até ao destino, todo o trajeto do arroz e a forma como foi produzido, desde semeado no campo até chegar aos consumidores.
Embora o reconhecimento em Portugal seja um marco importante, o vosso arroz também é exportado para mercados internacionais, como a China e o setor de alimentação infantil. Como este prémio poderá impactar a imagem da marca Bom Sucesso nos mercados externos?
Infelizmente, pela falta de apoio governamental, continuamos sem ter protocolo China-Portugal que permita a entrada de arroz nacional no mercado chinês, a preços comportáveis. O nosso reconhecimento internacional tem crescido no continente americano, na Europa, mas está com dificuldades em mercados como o chinês, que faz um elevado protecionismo aplicando elevadas taxas, exceto quando são estabelecidos protocolos. Este prémio impacta positivamente todos os mercados onde estamos.
A proximidade com os consumidores é crucial para compreender as suas preferências e necessidades. Que estratégias a Bom Sucesso usa para manter-se alinhada com as expectativas dos consumidores? Como esta interação influenciou a vossa evolução até à conquista do prémio?
Esta proximidade é estabelecida, cara a cara, com investimento nosso através da presença em eventos de norte a sul do país, onde nos é possível interagir e impactar milhares de consumidores, e também com ações diretas nos pontos de venda. Nunca podemos ser uma ilha, além de produtores, estamos no mercado como empresa vendedora, por isso esta interação tem sido o que nos trouxe até aqui, a ouvir e avaliar o que nos é transmitido pelas experiências individuais e coletivas de quem consome arroz.
O mercado nacional de arroz tem-se tornado cada vez mais competitivo, com um aumento na oferta de produtos diferenciados. Quais são os planos futuros para manter a liderança no mercado nacional de arroz face à crescente concorrência?
Os nossos planos principais são de manter a liderança na qualidade e exigência na forma como produzimos o nosso arroz, e continuarmos como líderes no arroz carolino e na confiança dos consumidores. No mercado nacional a aposta de todas as marcas, com exceção da nossa, tem sido em tipos de arroz que sendo importados a preços muito mais baratos e de qualidade duvidosa, que permitem margens bem mais elevadas, e a grande maioria dos consumidores tem comprado essa ideia. Neste momento, ao usarmos apenas variedades 100% produzidas em Portugal, somos nós que oferecemos e lideramos a oferta de produtos diferenciados, carolino, agulha, integral, aromático, p/ risoto e p/ sushi, todos produzidos nos nossos campos. Estamos a fazer investigação para alguns produtos de 5ª gama com base no arroz, mas está ainda numa fase muito inicial.