Aposta constante em tecnologia disruptiva e em produtos exclusivos

Young Soh, Home Entertainment Marketing Manager

O lançamento do novo equipamento LG OLED FLEX foi o mote para a conversa com Young Soh, Home Entertainment Marketing Manager da LG Portugal. Reconhecendo a sua importância, ao longo dos últimos anos, a LG tem vindo a apostar no universo do gaming, assumindo-se como um player incontornável.

Apresente as caraterísticas do novo equipamento LG OLED FLEX. Sabemos que este produto é direcionado para o mundo dos videojogos, ainda assim pode adaptar-se às necessidades de qualquer cliente?

Perfeita para gaming mais imersivo em consola, PC ou cloud e para ver TV ao vivo ou em streaming, a LG OLED Flex vem inaugurar uma nova era de personalização de ecrãs. O notável display da LX3 pode ir de completamente plano a curvo, permitindo que os utilizadores definam o arco ideal para uma experiência verdadeiramente personalizada. Os utilizadores podem ajustar rapidamente a curvatura da LX3 para uma das duas predefinições disponíveis, utilizando o botão dedicado no comando ou alterar manualmente o grau de curvatura em alterações de 5% ao longo de 20 níveis diferentes. Além disso, o ecrã da LG OLED Flex pode ser inclinada até dez graus ou afastada do utilizador até cinco graus, possuindo também uma altura regulável – movendo-se para cima e para baixo em 140 milímetros –, o que garante conforto ergonómico mesmo para quem gosta de se sentar e inclinar-se para trás.

Graças à tecnologia exclusiva OLED, que oferece um contraste infinito, pretos profundos, cores altamente precisas (100% de fidelidade de cores certificadas), um tempo de resposta extremamente rápido de 0,1 milissegundos e um baixo input lag, a LG OLED Flex fará com que os utilizadores se sintam parte da ação, seja em sessões de gaming ou maratonas de cinema ou desporto.

A LG tem procurado reforçar a sua aposta neste universo do gaming, criando produtos cada vez mais inovadores e que possibilitam uma experiência totalmente personalizada. Qual o motivo desta crescente aposta?

O sector do gaming e dos eSports tem vindo a conhecer um crescimento sem precedentes na última década, com especial destaque para os últimos cinco anos, em que temos vindo a assistir ao aumento de gamers – desde os mais amadores até aficionados – e até à sua profissionalização em várias vertentes, incluindo os jogos de estratégia, os eSports em equipa e até os canais de Youtube dedicados ao gaming.

E se esta já era uma realidade em expansão a nível global, atualmente é também incontornável no nosso país, que viu nascer novas plataformas, inúmeros canais de comunicação e um vasto número de novos gamers e praticantes só no último ano.

Desde muito cedo, a LG percebeu o potencial que as áreas do gaming e dos eSports têm para oferecer, tanto à marca como aos seus clientes.

Reconhecendo a importância deste sector, ao longo dos últimos anos a LG tem vindo a apostar neste universo tão particular através do desenvolvimento de produtos orientados para gaming, como monitores e TVs, e, posteriormente, através do estabelecimento de parcerias estratégicas pensadas para alavancar a competitividade da marca nesta área de negócio e, consequentemente, contribuir para o crescimento generalizado do sector, assumindo-se como um player incontornável.

A par da LG OLED FLEX, lançaram, recentemente, o LG UltraFine Display Ergo AI 32UQ890, com um painel de 32 polegadas e resolução 4k. Em que é que este produto se distingue dos restantes disponíveis no mercado?

O inovador 32UQ890 é o primeiro monitor LG capaz de ajustar automaticamente a sua posição para garantir um conforto ergonómicos contínuo ao longo do dia. Com uma câmara integrada que tira partido de IA avançada, o UltraFine Display Ergo AI tem a capacidade de analisar continuamente a postura do utilizador – fazendo subtis alterações na altura (0~160 mm) e inclinação (-20º~+20º) para evitar que permaneçam numa única posição durante muito tempo, ou que acabem por cair numa posição incorreta ao longo do tempo. O 32UQ890 conta com três modos de otimização ergonómica: AI Motion, Continuous Motion e Periodic Motion. O AI Motion, que será demonstrado no stand da LG na IFA, monitoriza o nível dos olhos do utilizador e ajusta a altura e a inclinação sempre que uma alteração é detetada.

Sabemos que o segmento premium tem sido uma das grandes prioridades da estratégia delineada para este ano. Em que consiste esta gama?

A nível global e nacional, a LG é reconhecida como uma marca inovadora graças à sua aposta constante em tecnologia disruptiva e produtos exclusivos que são verdadeiramente client-centric e que são desenvolvidos para responder, e até antecipar, as necessidades e desafios do dia-a-dia dos consumidores, detendo uma capacidade efetiva de fazer a diferença nas suas vidas e contribuir para um estilo de vida com um maior bem-estar. É assim que procuramos que os consumidores encarem os nossos produtos premium.

Os produtos da LG SIGNATURE são o expoente máximo desta inovação e, dentro desta gama, com uma vasta e diversificada oferta, a exclusiva tecnologia OLED continua a destacar-se no sector da imagem, afirmando-se como a opção mais avançada do mercado. Após o lançamento global, há quase uma década, a LG conta já com mais de 10 milhões de OLED TVs vendidas em todo o mundo, um número que a coloca na liderança do mercado também em Portugal.

Têm investido, cada vez mais, na formação dos seus colaboradores. Esta é uma das medidas utilizadas para reforçar a vossa rede de parceiros?

De forma a conseguir responder às necessidades do mercado – tanto B2C e B2B –, a LG Portugal tem vindo a desenvolver um profundo conhecimento sobre os consumidores nacionais, tanto os particulares, como os clientes empresariais. Neste sentido, apostamos constantemente na criação de equipas de profissionais especializados e altamente dedicados, que possam dar todo o apoio à operação levada a cabo pelos nossos parceiros.

Uma vez que não contamos com uma loja de venda direta ao consumidor, em Portugal, a nossa rede de parceiros assume uma especial importância na nossa estratégia, pois não são apenas meros distribuidores, mas também embaixadores da marca e os rostos dos nossos produtos. Por essa razão, a estratégia passará por continuar a construir uma rede de parceiros de cobertura abrangente, capaz de responder a qualquer desafio, presente ou futuro.

A LG é uma das marcas com mais notoriedade no mercado e isso acarreta algumas responsabilidades como, por exemplo, em termos ambientais. O que tem sido feito de forma a garantir a sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade é uma prioridade para a LG, quer a nível internacional, como local, há mais de 25 anos. Desde então, temos vindo a implementar sistemas de gestão ambiental, ao longo do ciclo de vida dos produtos, desde o desenvolvimento até ao fim da sua utilização, de forma a reduzir a pegada ambiental da empresa e assim criar um sistema de gestão e um portefólio que assegurem um ambiente melhor.

Uma das maiores inovações da marca surge no momento da produção dos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design, a nível mundial, que pressupõe um processo de montagem que é executado de forma a que o desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos componentes, o que se estende também às embalagens.

Paralelamente, após estabelecer a iniciativa Zero Carbon 2030, a LG anunciou a transição completa para energia renovável até 2050, sendo que as instalações fabris da LG, fora da Coreia do Sul, deverão converter 50% das suas necessidades energéticas em energia renovável nos próximos três anos, e também a redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na fase de utilização da maior parte dos produtos da LG até 2030.

Alcançar estes objetivos a nível global, tem vindo a exigir uma estratégia diversificada, incluindo a instalação de eficientes módulos solares, estabelecer contratos de compra de energia, que permitem às empresas adquirir eletricidade diretamente aos fornecedores, utilizar Renewable Energy Credit e participar no programa Green Premium na Coreia do Sul para comprar energia limpa.

Já a nível nacional, a LG Portugal estabeleceu uma parceria já de vários anos com a ERP Portugal, que se estende a vários projetos de alerta para a problemática do lixo eletrónico, como a Geração Depositrão e o Reciclar É Um Festival, e que, deu origem às duas edições do e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, do e-Waste Open Innovation, junto das start-ups e dos podcasts e-Waste Talks, entre muitos outros projetos de sensibilização.

Ainda no decorrer deste ano, podemos esperar o lançamento de novos produtos? O que nos pode revelar sobre os objetivos para o futuro da marca?

Estamos a preparar o lançamento da LG OLED Flex de 42 polegadas, no mercado nacional, que vai chegar mesmo a tempo do Natal, sendo que até ao final do ano temos previstas algumas novidades inovadoras.

Na sequência do crescimento sustentado, registado há mais cinco anos, o nosso objetivo passa por manter este nível de aumento em todas as áreas de negócio, com a meta específica de crescer acima dos dois dígitos até ao final do ano.

Esta estratégia é suportada pelos nossos produtos líderes na área de Home Entertainment (TVs) e de Home Appliances (máquinas de lavar e frigoríficos Side-by-Side) e também por um investimento nas novas linhas de produto de IT (computadores portáteis LG gram) e áudio (earbuds TONES Free com estojo de carregamento com raios UV) e também nas soluções B2B, nomeadamente Led Signage Outdoor e Indoor, ecrãs LCD de Alto-Brilho e Interactive Display com capacidade touch.

Sendo o segmento premium uma das grandes prioridades da estratégia de 2022, também prevemos que esta seja a layer a registar um crescimento mais elevado. Aqui inserem-se os produtos mais High-Tech, como é o caso das OLED TV, frigoríficos InstaView e máquinas de lavar e secar a roupa, entre outras.

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