Alpine A290, o Hot Hatch para a era elétrica

A Alpine inaugura uma nova era com o lançamento do A290 – a era do automóvel elétrico desportivo em modo Alpine, respeitando os três pilares da marca: desempenho, agilidade e leveza, bem como o savoir-faire francês. O A290 é um novo ponto de entrada no mundo Alpine e inaugura a Dream Garage 100% elétrica da Alpine. Um GTC-Crossover e o novo A110 vão juntar-se ao A290.

O A290 incorpora, num automóvel desportivo urbano, todas as sensações tão apreciadas ao volante do A110. Desenvolvido em perfeita sintonia com o ADN da Alpine, o A290 é compacto e ágil, oferecendo alto desempenho de fácil utilização e garantindo, também, uma utilização quotidiana confortável. A plataforma elétrica desenvolvida pela divisão Ampere e os serviços energéticos para otimizar o carregamento em casa tornam o A290 parte de um ecossistema elétrico completo que oferece a melhor experiência possível.

Com um design de vanguarda, características técnicas de topo, conetividade ultracompleta e inúmeras possibilidades de personalização da condução, o A290 é um verdadeiro Alpine, uma nova geração concebida para abraçar a era elétrica. Foi criado para apelar a uma nova gama de clientes, alguns orientados para o desempenho e outros mais focados no estilo.

“O nosso Alpine A290 é o primeiro modelo de uma nova geração elétrica, inaugurando a nossa Dream Garage da melhor forma possível. Este desportivo urbano marca a apresentação da Alpine a um público mais vasto e ressuscita uma categoria esquecida, o hot hatch, tão apreciado pelo prazer de condução que proporciona.” Philippe Krief, CEO da Alpine

 

 

Um design exterior como pura expressão de desportividade

As proporções têm um papel fundamental para conferir a um automóvel urbano tão pequeno, com menos de 4 metros, uma aparência musculada e compatível com o desempenho que proporciona. A plataforma AmpR Small proporciona uma excelente base, reforçada por um alargamento de 60 mm da via para alcançar a presença visual desejada pela equipa de design da Alpine, liderada por Antony Villain. Como resultado, o A290 oferece a atitude de um hot hatch musculado pronto a entrar em ação. As suas dimensões permanecem muito compactas: comprimento 3.990 mm, largura 1.820 mm, altura 1.520 mm, distância entre eixos 2.530 mm.

O A290 tinha de oferecer um caráter distintivo na tradição das criações de Jean Rédélé… Um caráter marcado, antes de mais, pela assinatura luminosa única, reconhecível à distância e composta por quatro faróis, como em todos os modelos Alpine. Neste caso, apresentam motivos em forma de X, que lembram os carros de ralis e exibem, automaticamente, uma animação de boas-vindas, quando o cartão mãos-livres é detetado.

A lista de elementos que contribuem para a expressão audaz da carroçaria é longa: os guarda-lamas largos, as saias laterais refinadas por um subtil rebordo na cor da carroçaria, o rebordo do tejadilho em alumínio (ou azul anodizado de série em versões específicas), a bandeira francesa opcional no pilar C, a antena de tubarão preta (de série), os logótipos dos guarda-lamas (consoante a versão), o contorno da carroçaria e os guarda-lamas lacados a preto, a linha distintiva que anima a porta traseira e, por fim, o difusor no para-choques traseiro. Na frente, o nome Alpine é explicitado e um motivo típico de floco de neve é integrado no exclusivo para-choques desportivo.

Em todas as fases do processo de conceção da carroçaria, o fator aerodinâmico foi tido em conta, algo particularmente importante para maximizar a autonomia elétrica. A procura da máxima eficiência moldou a entrada de ar no para-choques, para criar um fluxo de ar otimizado, bem como as saias laterais largas, o difusor, as palhetas e a forma das luzes traseiras. O A290 não incorpora um spoiler de grandes dimensões, que teria perturbado o fluxo traseiro, mas sim um “rabo de pato” na porta traseira para sublinhar o caráter desportivo.

As jantes, de liga leve, de 19 polegadas, que fazem parte do equipamento de série, estão disponíveis em dois designs exclusivos. O design das jantes Iconic foi criado para fazer referência às jantes do Alpine A310. Em contrapartida, as jantes Snowflake recordam as origens do nome Alpine e estão disponíveis em preto brilhante, preto semi-diamante ou preto diamante. Um fundo azul por detrás do logótipo Alpine, nas jantes, está disponível como opção. As pinças de travão dianteiras, Brembo, monobloco de 4 pistões, com a marca Alpine, são as mesmas do A110. As pinças dianteiras e traseiras estão disponíveis em Racing Red ou Azul Alpine.

O catálogo inclui quatro cores de carroçaria, incluindo o novo Azul Alpine Vision, uma cor de assinatura a que foi dada uma profundidade especial para proporcionar um maior contraste entre as áreas claras e escuras. O A290 está também disponível em Preto Profundo, Branco Irisé e Cinzento Tonnerre Mate. No lançamento, as versões Premiere Edition vão estar disponíveis em quatro cores (Premiere Edition, Beta, La Bleue, La Grise).

“Concebemos o A290 como uma variante ultracompacta do A110, ao mais puro estilo dos pequenos carros desportivos ou hot hatches. Um pequeno Alpine com um caráter que, logo à primeira vista, exprime o seu potencial de prazer de condução, para agradar tanto aos fãs do estilo, como aos entusiastas do desempenho. O A290 incorpora, num modelo de produção, a filosofia de estilo vista em 2023, com o conceito A290_β, um verdadeiro concentrado da Alpine.” Antony Villain, Diretor de Design da Alpine

 

O show car A290

Em 2023, a Alpine apresentou o protótipo A290_β, uma antevisão do que viria a ser o A290 de produção. Foi revelado, de forma espetacular, com os pilotos da BWT Alpine F1 Team, Pierre Gasly e Esteban Ocon. O protótipo interpretava as intenções de design para o A290, representando o primeiro modelo da Dream Garage da Alpine. Com dois motores dianteiros e vectorização de binário, homologação FFSA (federação francesa de automobilismo) para utilização em pista, um posto central de condução e dois lugares laterais de passageiro, o A290_β assumia-se como um automóvel de competição elétrico da próxima geração. Concebido no mesmo espírito que o protótipo Alpenglow, cultivava os códigos da marca, reinterpretados à luz da era elétrica. O A290 de produção herda muitas das suas caraterísticas, incluindo a típica assinatura visual, em forma de X, dos quatro faróis, os tratamentos distintivos das asas, as jantes Snowflake e os pneus Michelin concebidos para o efeito. No cockpit, o botão de ultrapassagem situado no volante proporciona um aumento de potência instantâneo.

 

 

 

 

 

Design interior: ambiente de cockpit

O cockpit remete para o universo da competição, com um ambiente exclusivo, típico do mundo Alpine, com a escolha de uma tonalidade Deep Blue. O cockpit e os visores do lado do passageiro, onde o nome do automóvel é apresentado em retroiluminação, são complementados por uma iluminação-ambiente regulável. O volante, a consola e os bancos convidam-no a fazer-se à estrada. O A290 é uma pequena e irreverente berlina, com 5 portas, para um acesso fácil aos seus 5 lugares e uma generosa bagageira, com 326 litros de capacidade.

Em primeiro lugar, o volante desportivo exclusivo de três raios, com um ponto médio achatado, é revestido em couro Nappa. Altamente esculpido e moderno, foi concebido com um rebordo acentuado para sublinhar o seu caráter desportivo e um aro de volante largo, para uma melhor aderência. Inclui vários botões específicos inspirados no mundo das corridas de Fórmula 1, com o botão rotativo RCH (de Recharge) à esquerda, para definir o nível de regeneração, os vários modos de condução à direita e o botão vermelho OV (de Overtake) imediatamente reconhecível acima. O volante também inclui comandos para os auxiliares de condução, telefone, assistente de voz e modo de visualização do painel de instrumentos. Existe também uma cápsula personalizada de controlo do áudio.

Um pedal desportivo e um apoio para os pés completam a ergonomia do posto de condução desportivo do A290. O ecrã central de 10,1 polegadas está inclinado para o condutor e os comandos físicos do ar condicionado podem ser ajustados sem tirar os olhos da estrada.

 A consola central elevada entre os dois bancos é inspirada no design icónico do A110 e incorpora os comandos da transmissão “RND”. Todos os detalhes desta área foram cuidadosamente considerados, com o nome do automóvel gravado no apoio de braço central, o grão “Snowflake” da Alpine na ranhura da chave e a consola estofada em pele Nappa topo de gama.

Os bancos, componente fundamental em qualquer automóvel desportivo, foram meticulosamente concebidos para o A290. Oferecem um reforço lateral para um apoio-extra, sem comprometer o conforto quotidiano. Estofados em materiais amigos do ambiente, são um testemunho do compromisso da marca com a sustentabilidade. Nos primeiros níveis de acabamento, os bancos são estofados num tecido revestido granulado (15% de plástico reciclado e fibra de cânhamo), combinado com um tecido azul profundo, 100% reciclado, com costura de contraste em cinzento sílica e um logótipo A, em forma de seta, soldado eletricamente na secção superior do encosto. O painel de instrumentos, as partes laterais da consola central e os painéis das portas são acolchoados com um tecido de revestimento granulado.

Nas versões topo de gama, GT Premium e GTS, os bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas são estofados em pele Nappa Deep Blue e Eevee Grey. A palavra “Alpine” está gravada, em relevo, nos apoios de cabeça em pele e o “A290” está bordado no centro do medalhão do encosto. Esta pele Nappa é adquirida na Europa e processada de forma sustentável. É curtida com vagens de café e agentes à base de plantas para o acabamento.

 

 

 

Plataforma e características dinâmicas: desportividade acessível

O prazer de condução e a emoção de conduzir um hot hatch estiveram no topo da lista de prioridades dos engenheiros de desenvolvimento do A290. Neste primeiro Alpine de uma nova era, a propulsão elétrica reforça o caráter desportivo, sem comprometer o conforto quotidiano.

A utilização de uma plataforma específica para a energia elétrica, como a AmpR Small, oferece vantagens consideráveis na conceção de um modelo desportivo. Uma plataforma que otimiza a distribuição do peso (menos peso no eixo dianteiro) e baixa o centro de gravidade. A bateria contribui para a rigidez do automóvel e o seu posicionamento maximiza o espaço interior. A arquitetura em forma de skate e o motor mais pequeno fazem com que a seção dianteira seja compacta. Naturalmente, isto proporciona um ambiente favorável à procura de um equilíbrio perfeito, com uma distância entre eixos curta que oferece maior vivacidade. Ao mesmo tempo, as vias largas aumentam a estabilidade e permitem a utilização de pneus maiores.

O motor do A290 provém do segmento superior, tal como Jean Rédélé fez no seu tempo, com o seu 4CV potenciado e transformado no A106. Aqui, com base na plataforma AmpR Small, o desenvolvimento foi imaginado ao estilo histórico da Alpine: na base existente, mudar o motor, adicionar tecnologias únicas como a suspensão exclusiva, os travões específicos, pneus e gestão de binário específicos e, claro, o talento dos engenheiros da Alpine para a afinação. O resultado é um dos carros com melhor desempenho do segmento, com um tempo de 6,4 segundos dos 0 aos 100 km/h, até 220 cv e 300 Nm de binário e um peso de apenas 1.479 kg. No entanto, o conforto e a praticidade são preservados neste citadino de 5 portas e 5 lugares, que mede apenas 3,99 metros, tem uma bagageira generosa de 326 litros e um raio de viragem limitado a 10,20 metros. O resultado é uma versatilidade imaginável no segmento B, com sensações emocionantes na utilização quotidiana. A história repete-se na era elétrica.

Uma subestrutura do motor foi criada, por medida, para melhorar o posicionamento do motor, contribuir para o comportamento do automóvel e proporcionar uma filtragem ótima. O seu design totalmente em alumínio e a escolha do tamanho da bateria ajudam a manter o peso do A290 nos 1.479 kg, um valor particularmente competitivo. O baixo centro de gravidade limita o rolamento natural do A290, pelo que as regulações da suspensão não precisam de ir a extremos para manter o rolamento da carroçaria sob controlo. A utilização de suspensões personalizadas, que incorporam amortecedores hidráulicos, assegura um excelente nível de conforto, muito apreciado no dia-a-dia.

A adoção de uma suspensão traseira multi-link, rara neste segmento, permite um ajuste particularmente preciso da posição das rodas, conferindo ao A290 um comportamento de topo de gama, com uma frente altamente direcional. Contribui igualmente para a estabilidade em curva a alta velocidade, o que permitiu que o trabalho aerodinâmico se centrasse na resistência aerodinâmica, um fator crítico de eficácia.

As definições do chassis do A290 pretendem recuperar a sensação desportiva que faz parte do ADN da Alpine, com um compromisso entre agilidade e estabilidade, criado para conseguir um comportamento que seja, simultaneamente, reativo e controlável. As barras estabilizadoras dianteiras e traseiras específicas contribuem para este equilíbrio. O objetivo é que o condutor se sinta confortável com o automóvel e que a condução seja divertida. O resultado: uma sensação desportiva na estrada, com um eixo dianteiro incisivo que mantém tudo sob controlo. O eixo traseiro é suficientemente móvel quando se tira o pé do acelerador em troços de estrada sinuosos, mantendo-se sempre controlável. Oferece uma excelente estabilidade em curvas rápidas, reforçando a sensação de segurança e de controlo.

A sensação do pedal do travão foi muito trabalhada, garantindo um excelente controlo, em todas as condições de condução. O comando by-wire assegura uma transição natural, impercetível, entre a travagem regenerativa, no início do curso do pedal e a travagem hidráulica, assegurada por um conjunto Brembo de dimensões generosas. A sensação de travagem degressiva, bem como a sua resistência e potência de travagem, estão de acordo com os elevados níveis de desempenho oferecidos pelo A290.

Um botão no volante ativa os quatro diferentes modos de condução Alpine: Save, Normal, Sport e Personal. Este último permite o ajuste, independente do nível de assistência da direção, da resposta do acelerador, do ambiente de iluminação e do Alpine Driving Sound. Como resultado, os condutores podem explorar os limites com confiança, ajustando simplesmente o equilíbrio entre a frente e a traseira, com um ligeiro levantar do pedal do acelerador para fechar gradualmente a trajetória. O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) pode ser totalmente desativado.

Os 26 sistemas de assistência ao condutor (ADAS) do Alpine A290 incluem monitorização da atenção do condutor, travagem automática de emergência em marcha-atrás, deteção de avanço e recuo com correção de faixa de emergência e saída segura dos ocupantes. Um novo botão My Safety Switch, localizado no lado esquerdo do volante, permite ao condutor selecionar, com um único gesto, as suas preferências de configuração do ADAS, escolhendo, por exemplo, se pretende ligar ou desligar o ADAS, o nível de intervenção e a presença de alertas sonoros. Além disso, um sistema de regulador de velocidade adaptativo com função stop-go e uma função de saída da faixa de rodagem, para permitir a passagem de veículos de duas rodas, por exemplo, são sistemas de série do A290.

 

 

 

 

Pneus feitos à medida para garantir a típica agilidade Alpine.

A Michelin e a Alpine mantêm uma longa colaboração desde 2012. Para o projeto A290, foram necessários dois anos de investigação e de testes para desenvolver três pneus específicos de 19 polegadas: dois de verão e um de inverno, todos eles com marcas exclusivas criadas para a futura gama 100% elétrica da Alpine, aqui com o código A29. Estes pneus respondem a especificações exigentes em matéria de eficácia energética, para maximizar a autonomia e a aderência do veículo à estrada, preservando a essência da Alpine. A Michelin trabalhou, particularmente, na rigidez da estrutura e dos flancos, bem como no padrão do piso de cada um dos três pneus.

– O Michelin Pilot Sport EV é um pneu de verão desportivo, com uma eficiência energética otimizada. Combina aderência, longevidade e autonomia.

– O Michelin Pilot Sport S5 é o pneu de verão mais desportivo, concebido para extrair todo o potencial de desempenho do A290, tanto em piso seco como molhado.

– O Michelin Pilot Alpin 5 é um pneu de inverno, que oferece um elevado nível de aderência, para fazer face a diversas condições, nomeadamente em tempo frio e húmido e em estradas molhadas ou cobertas de neve.

 “Na Alpine, o motor elétrico dá-nos uma nova esfera para redescobrir e reinventar as sensações estimulantes que as pequenas berlinas desportivas podem proporcionar. A afinação de pormenor possibilitada pela motorização elétrica, bem como o trabalho especializado dos nossos engenheiros e pilotos de testes, na gestão instantânea do binário muito generoso do motor e da travagem regenerativa, produziram resultados inspiradores, tanto para os condutores principiantes, como para os mais experientes.” Sovany Ang, Vice-Presidente da Alpine para Produtos de Performance

 

 Grupos propulsores: desempenho e eficiência

Consoante a versão, o motor do Alpine A290 tem dois níveis de potência: 180 cv na versão base e GT Premium, e 220 cv no GT Performance e no GTS. Em ambos os casos, a resposta do acelerador está calibrada para fazer do A290 um verdadeiro desportivo, fácil de controlar, apesar dos elevados níveis de potência e binário do seu motor elétrico. O caráter desportivo é melhor expresso pela quantidade certa de potência aplicada ao pedal. A aceleração progressiva deve ser possível, como acontece no A110, a configuração de referência neste particular. O A290 não pretende ser caricatural, mas simplesmente demonstrativo, utilizável e eficaz. Consoante o modo de condução selecionado, a gama de respostas altera-se, mas mantém-se dentro do mesmo princípio de progressividade que, em última análise, conduz a um maior prazer de condução e a um melhor desempenho.

O binário instantâneo muito importante de um motor elétrico (300 Nm neste caso) deve ser controlado para otimizar a tração. É por isso que os engenheiros de desenvolvimento do A290 conceberam um sofisticado sistema de gestão do binário a montante, a Alpine Torque Technology, que permite ajustar com precisão o fornecimento de um binário otimizado, para além da ação dos travões para maximizar a tração.

O desempenho de alto nível do A290 foi concebido para ser facilmente repetido, sem perda de potência, mesmo quando a capacidade da bateria diminui. As versões de topo aceleram dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, colocando-o no topo da sua categoria.

Uma função de ultrapassagem, controlada a partir do volante, por um botão vermelho (denominado OV), fornece binário e potência máximos, enquanto o botão for premido e até 10 segundos. É necessário um tempo de recarga de 30 segundos, antes desta função poder ser totalmente utilizada novamente. No entanto, após 15 segundos, é possível ativar o boost durante 5 segundos. Esta função foi retirada diretamente do universo dos desportos motorizados e do mundo dos jogos. Quando esta energia extra é libertada, o ecrã de instrumentos apresenta uma animação que simboliza a velocidade e uma indicação do tempo restante, enquanto uma animação dinâmica aparece no ecrã central do Alpine Telemetrics.

A potência de regeneração pode ser ajustada, a partir do volante, em quatro níveis, utilizando um botão físico com a marca RCH (para Recharge). A primeira posição deixa o automóvel em modo de roda-livre completo. O nível 1 corresponde a uma travagem do motor semelhante à do A110, enquanto os níveis 2 e 3 aumentam, progressivamente, o nível de travagem regenerativa, permitindo ao condutor escolher o modo de regeneração mais adequado ao seu gosto, estilo de condução ou condições de condução.

O A290 tem uma função de launch control que proporciona a melhor aceleração possível a partir de um arranque parado, sendo acionada através de um procedimento muito simples. A aceleração que resulta daí é acompanhada por uma espetacular animação, no painel de instrumentos.

Na ausência de ruído natural no motor de um automóvel 100% elétrico, a criação de um sistema de feedback sonoro para acompanhar a condução e fornecer informações diretas sobre o esforço do grupo propulsor, ajuda a aumentar as sensações e a melhorar a experiência de condução. É por isso que as equipas da Alpine, trabalhando com especialistas de acústica e músicos, criaram dois Alpine Driving Sounds, com diferentes frequências e intensidades, baseadas nos sons gerados pelo motor. Estes sons são difundidos através do sistema de áudio Devialet, especialmente concebido para o A290. Para garantir a autenticidade, a Alpine desenvolveu o som do A290 com base nos harmónicos naturais do seu motor elétrico. O primeiro som, Alternative Sound, oferece um tom leve e desportivo, concebido para uma utilização quotidiana. O segundo som Alpine Sound é intencionalmente muito desportivo, com um padrão sonoro único concebido para proporcionar uma imersão no A290, ajudando a estruturar as fases de condução. Ambos os Alpine Driving Sounds podem ser desligados e são independentes dos modos de condução.

Por último, o sistema de aviso acústico de veículos, ou AVAS, obrigatório até 30 km/h, para avisar os peões da chegada de um veículo elétrico, foi também concebido com um som Alpine único.

 

Tecnologia: uma experiência digital imersiva

O ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas, localizado atrás do volante e o ecrã central de infotainment, de 10,1 polegadas, orientado para o condutor, com os seus gráficos, interfaces e funções específicas, contribuem para a atmosfera única do A290. Esta experiência digital imersiva reflete-se em temas visuais únicos, em consonância com a elegância desportiva do cockpit do A290.

Os códigos gráficos do painel de instrumentos abandonam os tradicionais mostradores redondos, para adotar um tema triangular, com uma estrutura em arame. Este símbolo geométrico preciso permite visualizar, de forma muito legível, o nível de potência fornecida ou recarregada à esquerda e a velocidade à direita, incluindo uma linha vermelha que simboliza os limites de velocidade decifrados pelo sistema de leitura de sinais de trânsito. O nível de regeneração é indicado na parte inferior do ecrã. A nova tipografia do mostrador de velocidade é nítida e arredondada, estando inserida num fundo de ecrã azul com silhuetas de montanhas, uma das características da Alpine.

São oferecidas quatro vistas diferentes: Iconic, com os dois triângulos que suportam as funções do medidor de potência e do tacómetro, indicando a potência e a velocidade; Navigation, com o Google Maps; ADAS, que mostra a distância de segurança em relação ao veículo da frente, apresentando o A290 na cor da carroçaria com animações dos piscas e das luzes de travão; e Minimal, com informações básicas.

Dependendo do modo de condução escolhido, indicado na parte inferior do velocímetro, o fundo do ecrã muda o tema visual geral: Normal, Sport (a linha de cume da montanha fica vermelha), Save (a montanha fica verde) e Personal.

O ecrã central, de alta resolução, de 10,1 polegadas, apresenta igualmente temas gráficos e uma interface de utilizador coerentes com os códigos da Alpine. O design dos pictogramas, a tipografia e o fundo azul Alpine contribuem para a harmonia visual entre os dois ecrãs. O sistema Alpine Portal baseia-se no sistema Android Automotive conectado e nos Google Automotive Services. Foi concebido para ser fluido e potente e é continuamente atualizado à distância, através da tecnologia FOTA (Firmware Over The Air). Simples e intuitivo, pode ser operado como um tablet, utilizando a sua superfície tátil ou o assistente de voz integrado. O ecrã apresenta, permanentemente, a barra de estado na parte superior (hora, temperatura exterior, rede, etc.), atalhos para os menus principais à esquerda (início, multimédia, telefone, aplicações, definições do automóvel) e os comandos do ar condicionado na parte inferior. A página inicial pode ser personalizada com widgets.

A navegação GPS Google Maps, com um planeador de rotas elétrico, é de série em toda a gama, tal como o assistente de voz Google Assistant. Está disponível um grande número de aplicações no catálogo Google Play. O Android Auto e o Apple CarPlay permitem ligar um smartphone ao sistema de bordo, com ou sem fios, e apresentar uma réplica do seu conteúdo.

A função Alpine Telemetrics dá aos clientes acesso a três categorias principais de serviços com base no seu A290: Live Data, Coaching e Challenges. Tal como uma aplicação para smartphone, a Alpine Telemetrics será atualizada através da Playstore, permitindo o acesso regular a novos conteúdos.

O “Live Data” apresenta os dados de condução de acordo com quatro temas diferentes:
– Agilidade: Gs lateral e longitudinal, ativação do ABS/ESC, boost de ultrapassagem.
– Potência: monitorização da aceleração e da travagem (regenerativa ou hidráulica), recarga da bateria e potencial de boost de ultrapassagem.
– Resistência: consumo, energia acumulada e estado da bateria.
– Circuito: tempos de volta, dados do automóvel (temperatura do motor e da bateria, pressão e temperatura dos pneus, temperatura dos travões), gravação de vídeo num smartphone com visualização dos dados de condução. Um botão permite gravar toda a sessão na aplicação Alpine Telemetrics para smartphone.

O “Coaching” fornece conselhos sobre como familiarizar-se com o automóvel, utilizar as funções Alpine Telemetrics e melhorar as capacidades de condução. Ideal para aprender ao seu próprio ritmo, esta secção apresenta os reflexos básicos que devem ser adotados na condução de um automóvel desportivo, como o seguimento dos olhos, o controlo da trajetória e as técnicas de travagem. À medida que progride, os conceitos abordados, como a gestão da derrapagem ao levantar o pé do acelerador, tornam-se mais avançados. A secção de condução é, por vezes, assinada com os nomes próprios dos engenheiros de desenvolvimento e dos pilotos do A290, que oferecem conselhos preciosos.

“Challenges” é uma série de desafios baseados na agilidade, força e resistência. É uma abordagem claramente ao estilo dos videojogos, com nomes divertidos (“até ao infinito e mais além”, por exemplo) e níveis de passagem para progredir. Alguns desafios são completados em estradas fechadas (aceleração, travagem, percentagens do pedal do acelerador numa determinada distância). Em contrapartida, os desafios de resistência podem ser completados em estradas abertas, ajudando a ensinar a antecipação na condução.

A aplicação My Alpine para smartphone permite aceder, remotamente, a uma série de informações sobre o automóvel, incluindo a sua localização, quilometragem, autonomia, nível de carga da bateria e tempo de recarga restante. Também é possível planear uma rota com base nas necessidades de recarga, programar a recarga ou o pré-condicionamento do habitáculo e ativar, remotamente, a buzina e as luzes.

 

 

 

 

Devialet, um som excecional
A Alpine associou-se, pela primeira vez, à Devialet, uma empresa francesa de engenharia acústica, para desenvolver um sistema de som personalizado para o A290. A experiência acústica da Devialet, baseada em mais de 250 patentes que protegem inovações radicais em termos de som, é o fruto de 15 anos de engenharia de ponta e I&D em acústica. Foi utilizada em três fases-chave do processo de conceção: dimensionamento do sistema e especificação dos requisitos do equipamento de som, contribuição com tecnologias proprietárias de processamento de sinais e afinação do som para criar quatro modos de audição.

Assim, a arquitetura – composta por um amplificador dedicado de 615 watts, um subwoofer de 30 cm, 2 x 2 woofers e tweeters (9 altifalantes no total) – inclui a tecnologia SPACE™, que garante uma experiência de som completa para todos os passageiros, independentemente do conteúdo que estiver a ser ouvido. Está associada à tecnologia patenteada SAM®, que assegura um controlo perfeito dos altifalantes. Estas duas inovações proporcionam a reprodução de som de alta-fidelidade, pura e equilibrada caraterística da Devialet. O sistema também oferece quatro modos de audição que podem ser selecionados de acordo com as preferências individuais: Fidelidade, Fala, Dinâmico e Pesado.

O sistema é combinado com a geração de sons de motor Alpine Driving Sounds, difundidos através de um amplificador personalizado e reproduzidos pelo sistema áudio. Esta opção está disponível a partir dos primeiros níveis de acabamento e é de série no GT Premium e no GTS.

 

 

 

 

Bateria e recarga: um ecossistema completo

O Alpine A290 está equipado, de série, com uma bateria de 52 kWh, que permite uma autonomia WLTP de até 380 km (homologação em curso). Está incluída uma bomba de calor para otimizar a temperatura do habitáculo e preservar a autonomia. O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, do A290, permite-lhe passar de 15 a 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos. Num ponto de carregamento AC, o seu carregador de 11 kW, a bordo, permite recarregar o veículo, de 50% a 80%, em 1 hora e 20 minutos, ou 70 km WLTP numa hora, ou 3 horas e 20 minutos para recuperar de 10% a 80% de carga. Este carregador incorpora uma função bidirecional que permite utilizar as funções V2L (veículo para carga) para ligar um dispositivo através da tomada de carga.

A navegação GPS do Google Maps inclui o planeador de rotas elétricas, que considera a rota, o nível de carga, a temperatura da bateria, o consumo em tempo real e o pré-condicionamento automático da bateria de tração para calcular a melhor rota, otimizando as fases de recarga.

 

Gama e equipamento: quatro ofertas para encontrar o seu A290 ideal

A gama Alpine A290 inclui duas versões, GT e GTS, e quatro ofertas no total. A versão GT de base é equipada com um motor de 180 cv e, tal como os modelos de topo da gama, inclui uma bateria de 52 kWh, um carregador de bordo de 11 kW, um carregador de corrente contínua de 100 kW e uma bomba de calor. As jantes de liga leve de 19 polegadas, Iconique, estão equipadas com pneus especiais Michelin Pilot Sport EV, faróis totalmente em LED e regulador de velocidade adaptativo com função stop & go. Os bancos desportivos aquecidos são estofados numa mistura de tecido revestido e tecido granulado, o seu volante desportivo é revestido em couro Nappa e o pacote de infoentretenimento é completo. O Alpine Portal integra os serviços Google e a navegação, com planeamento elétrico de rotas. O Android Auto e o Apple CarPlay podem ser ligados sem fios. Por último, para facilitar a experiência de condução quotidiana, são oferecidas, de série, ajudas ao estacionamento dianteiro e traseiro e uma câmara de marcha-atrás.

A gama é ainda reforçada por dois modelos complementares, o GT Premium e o GT Performance. O A290 GT Premium privilegia o conforto e o requinte, com o seu tejadilho preto contrastante, vidros traseiros escurecidos e pinças de travão em azul Alpine. No interior, possui um interior em couro Nappa, um sistema áudio premium Devialet com Alpine Driving Sound, um volante aquecido e um carregador de smartphone por indução. O espelho retrovisor interior é electrocrómico e os espelhos retrovisores exteriores são rebatíveis eletricamente.
O A290 GT Performance é ainda mais desportivo. Tem o motor mais potente (220 cv), pneus especiais Michelin Pilot Sport 5, pinças de travão vermelhas, monogramas pretos, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e Alpine Telemetrics.

A versão topo de gama, GTS, combina o melhor das duas versões GT, acrescentando algumas características exclusivas, como as jantes Snowflake pretas.

A290 GTS Premiere Edition: 1.955 exemplares excecionais

A série limitada Premiere Edition, que estará disponível a partir do lançamento do Alpine A290, será proposta na versão Premiere Edition, bem como em três versões exclusivas: Beta, inspirada no carro de exposição A290_β, com cores contrastantes de branco e preto, La Grise e La Bleue. No total, serão produzidos 1.955 exemplares, um número simbólico que evoca a criação da marca Alpine, por Jean Rédélé. O que todos têm em comum é uma decoração exclusiva, equipamento extra e uma placa de edição limitada, na consola central.

 

 

Especificações técnicas

 

Dimensões

Comprimento (mm): 3 990

Largura com/sem espelho (mm): 2 020 / 1 820

Altura (mm): 1 520

Distância entre eixos (mm): 2 530

Distribuição do peso à frente/atrás: 57% / 43%

Volume da bagageira sob a prateleira das bagagens (L): 300 a 326 consoante a versão

 

Peso

Peso mínimo em ordem de marcha (mín-máx): 1 479 kg (A aguardar de homologação)

Massa bruta do veículo: 1 950 kg (A aguardar de homologação)

 

Motor e bateria

Potência máxima do motor:

A290 GT / A290 GT Premium: 130kW (180 cv)

A290 GT Performance / A290 GTS: 160kW (220 cv)

Binário máximo:

A290 GT / A290 GT Premium: 285 nm

A290 GT Performance / A290 GTS: 300 nm

Capacidade da bateria: 52 kWh

 

Transmissão

Tipo de transmissão: redutor

 

Chassis

Chassis: Alpine sport com para-choques hidráulicos e suspensões traseiras multilink

Eixo dianteiro/traseiro: Tração dianteira

Tipo de carroçaria: Berlina

Círculo de viragem entre passeios: 10.2 m

Travões: pinças dianteiras Brembo monobloco de 4 pistões

Diâmetro do disco de travão dianteiro: 320 mm

Diâmetro do disco de travão traseiro: 288 mm

Pneus:

A290 GT, A290 GT Premium: Michelin Pilot Sport EV – 225/40R19 93V

A290 GT Performance , A290 GTS: Michelin Pilot Sport 5S – 225/40R19 93V

 

Desempenho

Velocidade máxima:

A290 GT/ A290 GT Premium: 160 km/h

A290 GT Performance / A290 GTS: 170 km/h

0-62 mph:

A290 GT/ A290 GT Premium: 7,4s

A290 GT Performance / A290 GTS: 6,4s

0-400 metros:

A290 GT, A290 GT PREMIUM: 15,5s

A290 GT PERFORMANCE, A290 GTS: 14,7s

0-1000 metros:

A290 GT, A290 GT PREMIUM: 29,3s

A290 GT PERFORMANCE, A290 GTS: 27,7s

 

Consumo / Emissões

Protocolo de homologação: WLTP

Emissões de CO2 (combinadas): 0g

Consumo de combustível combinado: (A aguardar de homologação)

Autonomia em ciclo combinado: Até 380 km (a aguardar homologação)

 

 

 

You may also like...