A Modula apresenta soluções de armazenamento para ambientes com atmosfera controlada
A Modula disponibiliza o seu know-how e apresenta novas soluções de armazenamento que visam ampliar um leque de produtos ideais para quem trabalha em cadeias de frio ou em ambientes com condições controladas.
Existem três soluções concebidas pela Modula:
- Modula Climate Control: Armazéns com temperatura e humidade controladas
- Modula Clean Room: Armazéns para salas limpas (Clean Room)
- Modula Dry: Armazéns com baixa humidade (Dry Room)
Quem trabalha em indústrias como a farmacêutica, a alimentar, a química ou a eletrónica necessita de soluções automatizadas capazes de tornar o acesso aos códigos SKU o mais fácil possível. E não só, já que os regulamentos nestas áreas são, regra geral, rigorosos e exigem equipamentos e instalações específicos para o armazenamento de determinados materiais.
São estas exigências que dão origem às novas soluções de armazenamento concebidas pela Modula, que examinaremos mais pormenorizadamente:
Modula Climate Control
Concebido para o armazenamento de materiais em ambientes sujeitos a variações de temperatura, onde é necessário controlar com precisão as condições de armazenamento com o intuito de evitar qualquer interrupção da cadeia de frio ou a deterioração do material armazenado.
Foi neste sentido que o Modula CC foi concebido, a fim de proporcionar um ambiente de armazenamento eficiente com condições de temperatura e humidade controladas. O Modula CC permite o funcionamento num intervalo de temperatura de +2 °C a +25 °C (± 1 °C), com controlo da humidade relativa ≥ 5%.
Modula Clean Room
A maioria dos fabricantes de semicondutores, os hospitais e as empresas químicas, eletrónicas e farmacêuticas requerem sistemas de armazenamento capazes de operar no interior de salas limpas, assegurando que a classe da própria sala não é comprometida e evitando a contaminação do material armazenado.
Quer se trate de instrumentos esterilizados para blocos operatórios ou componentes sensíveis ao pó para a produção de semicondutores, as soluções para salas limpas da Modula proporcionam condições em conformidade com as normas ISO 14644 e que cumprem os requisitos das classes 7 e 8.
A fim de manter a quantidade de partículas no ar tão baixa quanto possível, foi necessário trabalhar em dois aspetos principais: limitar a produção de pó pelo armazém durante o funcionamento e limitar os depósitos de pó existentes no interior da sala limpa na superfície do próprio armazém.
Modula Dry
Tal como há materiais sensíveis à temperatura e ao pó, também há materiais sensíveis à presença de humidade. Por isso, ao armazenar estes materiais, é necessário assegurar que a humidade relativa no ambiente se encontra abaixo de um determinado valor.
As indústrias eletrónica, automóvel e de semicondutores são exemplos típicos de sectores nos quais a utilização destas soluções específicas é generalizada. De um ponto de vista técnico, a fim de garantir um valor de humidade relativa inferior a 5%, são adotadas soluções semelhantes às utilizadas no controlo da temperatura.
“Estas três soluções diferentes”, explica Massimiliano Gigli, Diretor de Operações de Mercado, “expandem a nossa oferta tecnológica e representam uma solução eficiente e de última geração no armazenamento com condições controladas. Deste modo, o objetivo é responder à procura nos sectores em rápida evolução e proporcionar aos nossos clientes a flexibilidade ideal graças a sistemas escaláveis e modulares”.
UM ESTUDO DE CASO ESPECIAL DO MODULA CLIMATE CONTROL
Uma versão especial do Modula Climate Control é o Modula Farm: um armazém concebido para o cultivo vertical — uma torre que pode atingir até 16 metros, na qual é possível cultivar frutos ou culturas de alto valor em cada gaveta.
Trata-se de uma solução tecnológica de ponta que permite superar as restrições das estações, do tempo, da distância e do clima. Esta solução agrícola vertical totalmente automatizada, robusta porém sofisticada, foi concebida para ser instalada dentro dos limites da cidade, perto dos consumidores finais.
Na prática, são criadas gavetas especiais patenteadas dentro de um armazém vertical para armazenar plantas e permitir o seu crescimento, enquanto a humidade e a temperatura são controladas no interior da máquina. Até mesmo a fase de rega é automática e perfeitamente controlada, e a luz é distribuída apenas de acordo com as necessidades específicas.
Permite aos produtores concentrarem-se em variedades de culturas frutícolas cultivadas localmente e muito saborosas, que normalmente seriam rejeitadas pelos retalhistas devido à dificuldade de distribuição. As encomendas são recolhidas das torres de forma totalmente automatizada e os produtos são entregues frescos ao cliente
Se fossem embalados, empilhados em caixas de cartão e enviados a 2 °C para longas distâncias, a deterioração tanto do sabor como da aparência seria inevitável. O comércio retalhista rejeitaria estas variedades porque os consumidores não as comprariam.
O Modula FARM está perfeitamente alinhado com as novas tendências quando se trata de agricultura regenerativa uma vez que numa época em que a sustentabilidade foi colocada em primeiro plano, optar por poupar água e recursos enquanto se observa o controlo e a saúde do solo continua a ser a melhor aposta.
A gestão da água é há muito debatida na agricultura, levando-nos a conceber sistemas que otimizem a sua utilização: foi estabelecido que 60% da produção global de alimentos provém da agricultura de “green water”. No Modula, não é controlada apenas a quantidade, mas também são constantemente recolhidos dados sobre o consumo e o desempenho para uma melhoria constante da eficiência. Não é permitido qualquer desperdício.
A agricultura em ambientes controlados tem demonstrado a capacidade de melhorar o crescimento das plantas. Neste sentido, a agricultura vertical representa um método inovador, sustentável e natural de cultivo sem o uso de pesticidas. Esta disposição física comprovada, combinada com iluminação artificial, permite um maior volume de produção de alimentos e uma melhor qualidade das colheitas.
O Modula Farm não só permite aos agricultores acompanhar o aumento da procura, mas também significa que variáveis estranhas, tais como o clima e as doenças, não afetam o crescimento das culturas.
A produção pode ter múltiplos ciclos anuais de floração e pode ser cultivada em qualquer lugar, mesmo dentro das grandes cidades ou em áreas inacessíveis, permitindo uma fruição de zero quilómetros com enorme benefício para o consumidor final.
Em última análise, o Modula Farm derruba as barreiras do espaço e do tempo, projetando-nos para uma dimensão futurista de agricultura sustentável.