A importância da análise de dados na tomada de decisão

Num mundo onde as decisões exigem cada vez mais diligência e rigor daqueles que as tomam, a Análise de Dados surge como uma bússola que é capaz de guiar jovens, empresas e júnior empresas no caminho para o sucesso. Apesar de necessitar, de forma indubitável, de um enorme Sistema de Gestão de Risco, esta ferramenta tem auxiliado as grandes organizações contemporâneas a enfrentar cenários cada vez mais incertos e imprevisíveis, comprovando a célebre expressão: “data is the new oil”.

 

 

A Análise de Dados permite, atualmente, atuar perante realidades pautadas pela competitividade, envolvendo a recolha, o tratamento, a limpeza, a visualização e a interpretação dos dados. Cada etapa é interdependente e crucial como engrenagens de um complexo mecanismo. A negligência ou a inversão destes procedimentos podem criar enviesamentos, comprometendo assim a fiabilidade das conclusões obtidas. Deste modo, é vital que todo o processo seja, do início ao fim, transparente, imparcial e livre de juízos de valor, bem como ausente de alterações ou omissões que possam comprometer a integridade da informação.

Se analisarmos a teoria à luz do contexto organizacional atual, verifica-se um ritmo significativamente acelerado, por parte das empresas, no que diz respeito à transformação digital, ao crescimento exponencial de plataformas de inteligência artificial e ainda à importância da automação e otimização dos processos. A rápida evolução tecnológica, aliada à globalização, relembra constantemente as organizações da pertinência de possuir ferramentas que permitam monitorizar KPI’s relevantes para se adaptarem ao mercado. Neste sentido, a Análise de Dados cumpre um papel vital e diferenciador ao conseguir avaliar a robustez e a operacionalidade de uma estrutura organizacional, orientando-a a tomar decisões mais informadas e conscientes em áreas como os Recursos Humanos, através da análise de métricas inerentes ao processo de recrutamento; Marketing, por via da análise das redes sociais ou Finanças, monitorizando os gastos efetuados.

Deste modo, conjugando as necessidades do tecido empresarial, o brilhantismo e a ambição dos jovens empresários, surge a Iscte Junior Consulting (IJC). O acompanhamento das tendências crescentes no domínio de Analytics impulsionou a criação estratégica do departamento homónimo em 2021, responsável pela análise das métricas internas da estrutura. Atualmente, a IJC oferece serviços certificados em Big Data e Inquiry Based Learning com o selo de qualidade ISO 9001. Neste sentido, as análises efetuadas podem incidir sobre diferentes temáticas como a liderança de género na atualidade, a eficiência dos processos ou mesmo a otimização do armazenamento da informação.

A Iscte Junior Consulting reconhece o seu papel de se desafiar, enquanto incubadora de talento dos futuros responsáveis pelas tomadas de decisão. É indissociável os dados com que as organizações, de qualquer natureza, trabalham e a inovação que destes resulta. Cada organização deve traçar o seu caminho com base na mais valiosa ferramenta tecnológica da atualidade: a análise crítica e minuciosa da informação. Alcançar este expoente é criar vantagens competitivas sustentáveis e tornar o processo de tomada de decisão mais eficiente.

 

Iscte Junior Consulting

You may also like...