Vértice Atelier: encontro multidisciplinar

No âmbito da entrevista com os proprietários da Vértice Atelier, fica claro que a empresa procura criar proximidade com os clientes, para garantir que cada projeto atenda às necessidades e desejos específicos de cada um. Além disso, incorporam elementos da arquitetura local, preservando a herança arquitetónica açoriana e para sejam criados projetos inovadores e integrados.

Nelson Simas, Tiago Borges e Nuno Simas

 

A definição da Vértice Atelier afirma uma abordagem interdisciplinar e transversal à arquitetura. Como é que o nome se traduz na prática e nos resultados dos projetos? Como é que a relação de várias metodologias contribui para a elaboração de projetos de arquitetura desenvolvidos pela Vértice Atelier?

A Vértice Atelier teve como ponto de partida a elaboração de projetos de arquitetura de espaços de restauração e de espaços relacionados com a produção/manipulação géneros alimentícios. A sinergia surge no âmbito em dar respostas a exigências programáticas, funcionais e legais de clientes que desejavam a concretização dos respetivos espaços.

Corolário da estratégia win-win, “O que se junta na diagonal”, vem da vontade de intercalar e interpolar os conhecimentos da área alimentar promovidos pelo Grupo Protection, com o conhecimento obtido pelo Arquiteto Nuno Simas em colaborações em gabinetes de arquitetura em Barcelona, Lisboa e Ponta Delgada, com a colaboração em projetos de moradia, espaços museológicos, espaços industriais e espaço público. Defendemos uma lógica colaborativa e multi-disciplinar.

Refúgio do Mirante, reabilitação, 202

Frutaçor, indústria, 2022

Quinta da Jardinete, reabilitação, 2022

 

Os Açores têm uma enorme herança arquitetónica. Como é que a Vértice Atelier incorpora elementos da arquitetura local e, ao mesmo tempo, integra elementos inovadores e não convencionais na conceção dos seus projetos?

A arquitetura submete-se ao poder da paisagem e revela-se como uma manifestação humana num determinado território. Nos Açores, existe uma enorme preocupação na conservação de construções existentes tradicionais e por parte dos arquitetos, há um interesse em promover a continuidade e a integração de novas construções face ao edificado e à paisagem. A Vértice Atelier assume essa premissa em todos os projetos que elabora e que intervém, quer do ponto de vista planimétrico em tratar tipologias tradicionais, ou até mesmo reinventá-las, quer no sentido volumétrico em integrar ou contextualizar a nova construção com o existente.

A pedra de basalto ou a madeira de criptoméria sugerem-se como elo claro de ligação entre as intervenções e o lugar, aplicados como materiais de revestimentos/acabamento ou de importância estrutural, sendo que possuem um enorme valor histórico na evolução do habitat e das construções açorianas.

O surgimento de novas materialidades, e consequentemente de novos sistemas construtivos, é uma constante no mundo da construção e, existe da nossa parte, a preocupação em acompanhar essa evolução de forma a dar resposta a programas específicos, como em espaços de produção alimentar, onde a racionalidade espacial e construtiva é adotada logo de início com a escolha de materiais mais acessíveis, de durabilidade considerável e de rápida aplicação.

A Vértice Atelier destaca uma relação próxima com os clientes e profissionais da área da construção para atingir um elevado nível de satisfação e reconhecimento pela qualidade do serviço prestado. Como é que essa colaboração se reflete na procura pela arquitetura indisciplinar e na adaptação às necessidades e desejos específicos de cada cliente?

A Vértice Atelier fomenta a proximidade com o cliente desde logo o primeiro contacto. Assumimos o dever em escutá-lo para que sejam consideradas todas as suas pretensões e que o projeto seja concluído de forma a responder às premissas definidas – o cliente é o elemento-chave e, de certa forma o condutor, e por esse motivo a prestação de serviço inclui a interação de transparência contínua com o cliente na abordagem dos diversos tópicos inerentes ao projeto.

 

You may also like...