Vantagens dos sistemas de controlo elétrico na indústria

Os sistemas de controlo elétrico desempenham um papel cada vez mais essencial em muitas indústrias, desde o fabrico de alimentos e bebidas até ao petróleo e gás, engenharia, construção, automotivo e processamento industrial, entre outros. De facto, nas instalações de produção mais modernas, é possível encontrar sistemas de controlo elétrico que direcionam a operação de vários equipamentos e processos para garantir que alcancem os seus objetivos mecânicos.

 

O controlo elétrico está no centro de qualquer sistema automatizado para fazê-lo funcionar da maneira que uma empresa pretende. Maior produtividade, maior segurança e maior eficiência são três dos importantes benefícios que podem oferecer. No entanto, os sistemas de controlo elétrico oferecem muito mais.

 

A Selectra, em parceria com a Revista Business Portugal, reuniu algumas das vantagens dos sistemas de controlo elétrico e como podem ajudar os processos de produção a serem mais inteligentes, seguros e sustentáveis. Saiba quais são.

 

O que é um sistema de controlo elétrico?

 

O controlo automatizado de processos tornou-se um elemento integral da área do fabrico e engenharia modernas. É compatível com uma ampla variedade de aplicações industriais, e permite que os operadores minimizem os erros durante o processo de produção, melhorem a eficiência e, por sua vez, aumentem a qualidade do resultado final.

 

No entanto, para aproveitar todos os benefícios da automação, os processos industriais devem funcionar de maneira previsível, precisa e repetível. Os sistemas de controlo elétrico são necessários para monitorizar e ajustar toda a gama das variáveis ​​do processo para garantir que o mesmo seja executado da maneira mais eficiente e eficaz. São constituídos por uma rede de componentes elétricos e eletromecânicos que utilizam “loops de controlo” para regular o comportamento dos sistemas de processos dinâmicos.

 

O controlo é formado pelo hardware, incluindo PLCs e atuadores, que interpretam os sinais dos sensores, válvulas de controlo, chaves, motores e outros dispositivos semelhantes e transmitem-nos para um controlador lógico de programa (PLC). O CLP processa os dados, em tempo real, comparando-os com o “set point” – a condição ideal de cada variável que faz parte do processo – antes de aplicar a ação apropriada para devolver o valor do processo ao seu set point ideal.

 

Quais são as vantagens de um sistema de controlo elétrico?

 

Como mencionamos anteriormente, a melhoria da segurança, produtividade e eficiência são três dos principais benefícios dos sistemas de controlo elétrico. No entanto existem várias outras vantagens que levam ao investimento nestes sistemas:

 

  1. Poupança de energia

O uso de energia é um grande desafio em quase todas as instalações de produção, e os operadores estão sempre à procura de baixar custos das contas de energia, tanto através de preços de energia mais baixos, como através de medidas para reduzir o seu consumo de luz para aumentar a eficiência e minimizar o impacto ambiental. Atualmente, o mercado de energia já oferece um grande leque de empresas que disponibilizam vários tipos de tarifas elétricas para redução de custos e que se adequam às necessidades de cada empresa ou casa. Como especialista no mercado livre, a Selectra pode ajudar a encontrar a melhor solução para o seu contrato de energia.

 

A maioria dos equipamentos existentes nas instalações industriais já utilizam instrumentos e dispositivos elétricos para controlar e regular todos os aspectos de um processo de produção. Com a ajuda destes componentes, as operações podem ser mais precisas, levando a um menor consumo de energia.

 

  1. Redução de riscos contra a segurança

 

A segurança é sempre um ponto chave em qualquer processo industrial ou operação da unidade industrial. Quando existe maquinaria pesada, o risco de perigo contra a segurança humana aumenta, principalmente se a equipa tiver que interagir com os equipamentos de manipulação manual, limpeza e manutenção. Os processos automatizados e controlados eletronicamente são muito mais seguros, representam menos riscos para os operadores e ajudam-nos a cumprir todas as regulamentações de segurança relevantes no seu setor.

 

  1. Qualidade consistente

 

Os sistemas automatizados com controlo elétrico reduzem a necessidade de interação humana, ajudando a eliminar erros humanos simples. E como se controlam com um maior grau de precisão, pode-se conseguir uma qualidade de produção mais consistente e melhorada. Os sistemas também podem funcionar no mesmo nível de desempenho as 24 horas por dia, sem alteração na qualidade do produto.

 

  1. Custos mais baixos

 

Como os sistemas automatizados processam grandes quantidades de dados em tempo real, permite que se antecipem potenciais problemas e resolvidos antes que se compliquem. O controlo elétrico prevê e corrige variáveis ​​para manter os equipamentos e processos a funcionar sem problemas e identificam erros de desempenho causados ​​pelos componentes defeituosos ou deteriorados. Isto ajuda a reduzir o tempo de inatividade ao mínimo possível, já que a manutenção se pode prever e ter em conta as horas de menor atividade. Além disso, podem-se arquivar grandes quantidades de dados para análise futura do desempenho.

 

  1. Desempenho ambiental

Além de controlar os componentes individuais de um processo, um sistema de controlo elétrico pode monitorizar uma série de variáveis ​​de desempenho, desde o uso de energia e produção de calor até emissões de gás ou pó, para ajudar a mitigar o seu impacto no meio ambiente. A maioria destes itens também pode resultar numa poupança de custos, garantindo maior eficiência.

 

  1. Maior flexibilidade

 

Os sistemas de controlo elétrico oferecem um maior grau de flexibilidade e adaptabilidade à maioria dos processos de produção. Podem ser reprogramados de forma rápida e fácil com novas tarefas de produção para ajudar a acelerar as trocas ou a entrega de novos produtos.

You may also like...