Internet lenta: causas e como solucionar

 

A internet lenta é um dos problemas informáticos mais comuns em casa e também nas empresas. Apesar de que na maioria das vezes exista uma solução relativamente simples, para conseguir resolver isto, primeiramente deve descobrir o motivo pelo qual a velocidade da sua internet está a diminuir.

 

No entanto, não devemos apenas estar a par das possíveis causas de uma velocidade lenta da Internet: também é importante que se saiba que velocidade da Internet é recomendada para saber se os nossos dispositivos eletrónicos estão a funcionar corretamente. Neste artigo desenvolvido numa parceria entre a Selectra e a Revista Business Portugal mostramos como solucionar a internet lenta na sua casa ou empresa e ajudaremos a descobrir qual velocidade de fibra que precisa.

 

Quais são as razões pelas quais a internet é lenta?

A conexão com a Internet requer o funcionamento correto de vários dispositivos. A falha de qualquer um deles pode ser um dos motivos que fazem com que a Internet fique mais lenta, mas não é o único motivo possível. Entre os problemas mais frequentes que explicam a lentidão do serviço Wifi, destacamos:

 

  1. Cobertura fraca: Se o seu smartphone ou computador não estiver conectado por cabo, é possível que a conexão falhe devido a interferência na cobertura da rede. é importante que averigue a cobertura do serviço de internet, já que o problema pode ocorrer se estivermos a usar os dados móveis ou se estivermos longe do router do serviço de Wi-Fi.

 

  1. Uso da rede Wi-Fi por terceiros: Fazer o download ou carregar arquivos na Internet consome uma grande porcentagem de largura de banda da sua rede Wi-Fi. Se ninguém em casa estiver a fazer isto, é possível que alguém tenha entrado na sua rede e a esteja a usá-la sem a sua permissão. É importante ter cuidado, pois a conexão partilhada também pode expô-lo a ser mais propício a ataques informáticos ao seu smartphone ou computador ligado à rede Wi-fi.

 

  1. Malware: Outro dos perigos comuns da internet são os malwares, ou seja, programas de informáticos maliciosos que pode ter instalado acidentalmente no computador da sua empresa ou casa, ao ter feito um download de um arquivo suspeito. O malware pode usar a sua rede em segundo plano sem que perceba.

 

  1. Problemas com o router: É possível que o seu router seja de baixa qualidade e acabe por falhar, devido a sua saturação ou sobreaquecendo após uma longa utilização da rede.

 

  1. Páginas da web lentas: Mesmo que a sua conexão seja boa, pode acontecer que a página que está a tentar aceder tenha um tempo de carregamento muito lento. Isto acontece quando estão hospedados num servidor geograficamente distante ou quando inclui arquivos muito grandes.

 

Como corrigir problemas de internet lenta?

Cada um dos problemas acima tem soluções diferentes. No entanto, é sempre aconselhável seguir estes primeiros passos antes de entrar em contato com o serviço de assistência:

 

  1. Reiniciar o router: desligar o router durante meio minuto e conectá-lo novamente pode melhorar os problemas do dispositivo ou da operadora de telecomunicações.

 

  1. Atualizar: Por vezes, um dos componentes não está na sua versão mais recente e é possível que seja isso que cause problemas de velocidade. Certifique-se de atualizar tudo (e remover malware com um antivírus) antes de investigar causas mais específicas.

 

  1. Contactar com a sua operadora: seja porque o seu pacote de dados móveis terminou ou se a operadora está com problemas técnicos, ligar para o serviço técnico pode ajudá-lo a descobrir as razões para a lentidão do serviço.

 

Qual velocidade de internet é recomendada?

Antes de saber se a nossa Internet é lenta, é necessário fazer o teste da velocidade de internet e saber qual a recomendada. É claro que tudo depende do tipo de atividade que vamos fazer, pois o uso da internet em casa, por exemplo, é diferente do das empresas. Dependendo dos arquivos que se vá gerir, estas são as velocidades mínimas recomendadas:

  • Streaming HD: 5Mbps
  • Navegação básica: 3 Mbps
  • Chamadas de vídeo HD: 2Mbps
  • Downloads: 40Mbps
  • Jogos online: 8Mbps

Apesar das velocidades acima serem mínimas, podem variar dependendo do número de dispositivos que usamos e da qualidade de áudio e vídeo que pretendemos. Em geral, uma velocidade de upload e download de 30 Mbps e 3 Mbps, respectivamente, é suficiente.

Se, apesar de tudo, a sua conexão com a internet continuar com problemas, é possível que o problema seja mais complexo.

You may also like...