Uma jornada sustentável pela gestão de resíduos

A Seraical, empresa de gestão de resíduos, tem desempenhado um papel crucial na preservação ambiental desde 2006. Ao longo dos anos, a empresa não apenas se adaptou às crescentes necessidades de reciclagem, mas também liderou o caminho. Reconhecida como PME Líder consecutivamente, alcançou o estatuto de PME Excelência em 2022, destacando-se pelos padrões elevados de gestão.

Luís Pereira e Sérgio Pereira, Administradores

A gestão eficiente dos resíduos representa um desafio premente para a sociedade contemporânea. Todos temos o direito a um ambiente de vida humano, saudável e ecologicamente equilibrado e, para isso, carregamos a responsabilidade de preservá-lo. Assim, a Seraical desempenha um trabalho necessário e imprescindível ao planeta. Encontra-se sediada em Famalicão, apresentado uma unidade em Argoncilhe, Santa Maria da Feira. Sustentabilidade e responsabilidade ambiental são o principal foco da empresa, que trabalha arduamente para servir a comunidade.

Após vários anos consecutivos como PME Líder, a Seraical recebeu, em 2022, o estatuto de PME Excelência, evidenciando os seus elevados padrões de gestão, equilíbrio e rentabilidade. Com uma equipa de colaboradores experientes, a empresa procura incentivar o crescimento de maneira saudável e sustentável. Para que tudo isto aconteça, adota uma política equilibrada, com capital próprio, investindo sempre de uma forma ponderada. A distinção representa não apenas um reflexo do trabalho árduo da Seraical, mas também um motivo de orgulho para a empresa.

O começo …

Numa época em que a reciclagem ainda não era um tema predominante, Joaquim Ruas da Costa recolhia papel e plástico de uma forma muito artesanal. Os seus netos, Luís Pereira e Sérgio Pereira, começaram a encarar o trabalho do avô de uma forma mais séria e estratégica, chegando à conclusão de que poderiam vir a ter algum sucesso na área da reciclagem.  No ano de 2006, pela influência do avô, Luís Pereira e Sérgio Pereira, deram um passo sério na gestão de resíduos e iniciaram o próprio negócio, começando num armazém bastante pequeno. Ao longo do tempo, os negócios começaram a tomar o rumo desejado, especialmente por ser uma altura na qual, o Estado Português, declarava a obrigação da reciclagem.

A necessidade de reciclar fez-se sentir no sucesso imediato da empresa, que apenas com a publicidade “boca-a boca” ganhou inúmeros clientes. A demanda começou a ser cada vez maior, o que levou a Seraical a redobrar os seus camiões, motoristas, colaboradores e até mesmo a ampliar as instalações, abrindo uma unidade no concelho de Santa Maria da Feira para garantir o apoio logístico.

A Seraical sempre se foi destacando pela qualidade e pelos preços convidativos, que segundo Luís Pereira, CEO da empresa, acabou por ser “uma receita que permitiu a que as próprias empresas recomendassem a Seraical entre elas”. Este sucesso levou a que os volumes dos resíduos triplicassem em apenas dois/três anos. Neste momento, de lixo industrial, esta empresa apresenta valores de 1.300 toneladas por mês, e, por sua vez, de lixo reciclável (cartão, plástico e têxtil), os valores estão perto das 900 mil toneladas. Luís Pereira declara que “estamos com um bolo de 2.500 toneladas por mês”. Estas quantidades astronómicas, obrigaram a equipa a desenvolver uma especial organização e cooperação, que foi necessária para que o trabalho fosse realizado com a maior eficiência.

Tratamento do material

O maior volume de lixo acumulado é o industrial não perigoso, não obstante, desde o ano passado, a Seraical, alcançou uma licença para trabalhar com resíduos de construção. Apesar de não estarem a 100% dedicados a estes resíduos, têm vindo a preparar a empresa para arranjar as devidas soluções. A Seraical, além do cartão, do plástico e dos resíduos têxteis, encontra, na sua maioria, resíduos como a esferovite, o vidro de garrafa, as ráfias e as fitas. Apesar de estes não serem os resíduos pretendidos, o CEO, Luís Pereira, afirma que “quem fica com o bom, fica com o mau”.

Os resíduos na Seraical são tratados com distinção e cuidado, pois tudo o que seja valorizável tem obrigatoriamente de ser separado. Estes despojos merecem uma especial atenção, visto que, não podem estar contaminados com outros resíduos, para não perderem o seu valor e as condições mínimas de venda. Aqui, os diversos materiais dão o primeiro passo na cadeia da reciclagem. Depois da triagem, a empresa tem como objetivo reintegrar estes materiais no mercado e, consequentemente, às casas daqueles que originalmente os depositaram em contentores.

Responsabilidade ambiental e sustentabilidade

A responsabilidade ambiental e a sustentabilidade sempre caminharam lado a lado com os objetivos da empresa. A estratégia passa por comprar usado, adaptando as máquinas e os equipamentos, aproveitando e adaptando máquinas agrícolas que outrora eram rejeitadas. Mais recentemente, a Seraical, apostou num investimento com o objetivo de reforçar os seus painéis solares, chegando a adquirir a capacidade máxima permitida. Hoje, pensa em dar o passo seguinte, ambicionando criar viaturas elétricas para agilizar na parte administrativa. Ao adquirir estas viaturas, a Seraical pretende, não só ganhar mais autonomia, como também aproveitar o telhado da empresa para alimentar os seus carros e camiões.

Nos últimos anos, o aterro sanitário, tem ficado cada vez mais caro e o desperdício tem vindo a aumentar. Neste sentido, a empresa procura encontrar novas soluções no mercado que sejam mais acessíveis para dar uma nova vida aos materiais. Para ampliar ainda mais as suas opções e aprofundar o seu compromisso com a inovação, a empresa estabelece parcerias estratégicas e colabora de perto com universidades. Esta relação é considerada uma situação vantajosa para ambas as partes, pois a Seraical procura ativamente as ideias inovadoras das mentes jovens para desenvolver soluções sustentáveis. Uma das alternativas para estes resíduos, passa por encaminhar essa fração de material para ser transformada em CDR (Combustível Derivado de Resíduos). Dessa forma, permite-se a reutilização destes materiais, que, devido à sua natureza combustível e alto poder calorífico, representam um recurso valioso.

A Seraical visa tornar-se uma empresa mais verde e sustentável no futuro, comprometendo-se a aprimorar práticas ambientais e adotar tecnologias limpas. Além disso, a empresa reconhece a importância de educar a sociedade sobre a gestão sustentável de resíduos, promovendo a consciencialização pública e incentivando práticas sustentáveis. A visão a longo prazo inclui não apenas liderar na gestão de resíduos, mas também ser um agente de mudança positiva, contribuindo para uma comunidade informada na preservação do meio ambiente.

Mensagem de Luís Pereira

Luís Pereira deixa a mensagem para que, as pessoas e entidades que não conhecem a verdadeira Seraical, a venham visitar para conseguirem ver de perto o trabalho desenvolvido. Apela às entidades que podem fazer crescer a empresa, pois são estas que atribuem as licenças. Remata afirmando que, o trabalho na Seraical “é de serviço público”.

You may also like...