Um turismo sustentável e atrativo
Desde o Cante Alentejano às riquezas arqueológicas e paisagísticas, o Município de Serpa merecedor do Prémio Autarquia do Ano na categoria de Turismo Ecológico e de Aventura, tem muito a oferecer.
O Município de Serpa foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano, na categoria de Turismo, subcategoria de Turismo Ecológico e de Aventura. O que representa esta distinção?
Esta distinção representa o reconhecimento de um trabalho continuado desenvolvido pelo Município em parceria com o movimento associativo, a comunidade escolar, diversas entidades e associações e parceiros pontuais e institucionais. Constitui, paralelamente, um incentivo para que continuemos a fazer mais e melhor no que respeita à dinamização turística, cultural, desportiva e à promoção da qualidade de vida.
O projeto distinguido foi “Turismo de natureza na Serra de Serpa: salvaguardar, valorizar e dinamizar um território único”. Em que consiste o projeto? Este é mais um passo na afirmação e valorização do concelho como território de desenvolvimento turístico baseado na qualidade, orientado para a atração seletiva de nichos de mercado turístico?
O projeto resulta das várias dinâmicas criadas no quadro da política municipal de valorização e salvaguarda do património e dos recursos endógenos, que pretendem afirmar e distinguir o concelho de Serpa como um território de oportunidades, atrativo e no qual a qualidade de vida surge como um fator distintivo e capitalizável, onde sustentabilidade ambiental e biodiversidade se aliam às especificidades e unicidades, revelando um potencial imenso, capaz de alavancar várias dimensões. Reflete uma escolha direcionada para a valorização do território no quadro da promoção do turismo de natureza enquanto impulsionador de dinâmicas referentes ao turismo sustentável, à revitalização e diversificação económica.
Em Serpa descobrimos um território historicamente marcado pela relação direta com o Rio Guadiana e a posição geográfica de fronteira com Espanha. Qual a importância deste posicionamento e que outras potencialidades destaca para quem ainda não conhece o concelho?
O Guadiana é o grande rio do Sul, que ao longo de séculos permitiu uma ligação próxima a Espanha, na vertente económica, cultural e social. A proximidade geográfica e a história comum possibilitam as redes ibéricas de turismo e promoção cultural e as parcerias económico-empresariais, dinamizadoras do desenvolvimento e crescimento sustentável de ambos os lados da fronteira. O concelho de Serpa é reconhecido pelas produções agroalimentares de grande qualidade, pelo Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela riqueza do património histórico e arqueológico e beleza das paisagens. A estratégia que delineámos passa por ancorar a estes marcadores identitários, políticas que apoiem a instalação de projetos tecnologicamente inovadores, a preservação da biodiversidade e o turismo sustentável.
O Município de Serpa atribui grande importância ao desenvolvimento económico e à criação de condições para atrair investimentos e criar emprego, para um concelho globalmente mais desenvolvido. Que outros projetos e iniciativas fazem parte da identidade do concelho? Qual a estratégia desenhada para tornar o concelho, cada vez mais moderno e atrativo, e uma terra cada vez mais forte?
A tendência para o decréscimo expressivo da população aliada à desertificação torna centrais as políticas de desenvolvimento e coesão territorial que combatam as assimetrias regionais e promovam a fixação das populações, através da captação de investimento, da instalação de empresas e criação de empregos, da melhoria dos serviços públicos e das acessibilidades.
A dinamização económica, o turismo sustentável, a preservação do património existente, a potenciação das produções agroalimentares, a salvaguarda dos saberes tradicionais, a melhoria de infraestruturas, equipamentos de apoio e acessibilidades constituem-se como fundamentais na criação das sinergias necessárias para a valorização e atratividade do concelho.