Um trabalho contínuo em prol da comunidade

Ricardo Pinteus, Vice-Presidente do Município do Cadaval, em entrevista à Business Portugal, dá a conhecer os projetos que foram distinguidos, refletindo a proatividade das políticas implementadas.

 

 

Ricardo Pinteus, Vice – Presidente

 

 

O reconhecimento obtido com o Prémio Autarquia do Ano é um reflexo do trabalho contínuo do Município do Cadaval em prol da comunidade. Quais foram os principais desafios enfrentados durante a implementação dos projetos “Semana da Floresta” e “Atitude Positiva – Cadaval” e como é que foram superados?

Temos estado na vanguarda de projetos ambientais. A Semana da Floresta, por exemplo, tem mais de uma década de existência e tem sido um projeto de grande sucesso junto da comunidade escolar e um impulsionador da criação da consciência coletiva e cívica para a necessidade de proteger a floresta, assim como a sua flora e fauna. Quanto ao programa Atitude Positiva, surge da necessidade de promover o sucesso escolar e o desenvolvimento de competências socio emocionais, tendo sido muito bem acolhido desde o início da sua implementação.

O projeto “Semana da Floresta” tem sido realizado desde 2006, visando a sensibilização ambiental e a valorização do património da Serra de Montejunto. De que forma a evolução do projeto ao longo dos anos tem impactado as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, e que resultados concretos foram observados em termos de consciencialização e ações ambientais por parte dos alunos?

Este projeto anual tem sido um sucesso, quer pelo impacto na comunidade escolar com a sensibilização dos mais novos para a preservação do património natural que é a Serra de Montejunto, mas de todo o espaço florestal do concelho. Temos a sorte de ter profissionais dedicados, que se preparam e envolvem diretamente no projeto. Nesta iniciativa, cujo tema difere de ano para ano, os participantes são desafiados a percorrer diversas “estações” onde recebem informação de forma criativa. Este trabalho cénico é totalmente desenvolvido por pessoal da autarquia que durante vários dias “encarnam” personagens ligadas ao tema, como se de atores profissionais se tratassem, o que valoriza muito a interação com os alunos.

O programa “Atitude Positiva – Cadaval” tem como objetivo combater o insucesso e o abandono escolar, focando-se na melhoria das competências socio emocionais dos alunos. Como é que este programa foi adaptado às necessidades específicas dos estudantes do Cadaval e quais foram os principais indicadores de sucesso alcançados até agora?

Eu diria antes que tem como objetivo promover o sucesso escolar, começando aí o sucesso do projeto, isto é, promover a “atitude positiva” é o que se pretende com o projeto. Com vista a aferir a utilidade e avaliar adequadamente as ações implementadas no âmbito dos Projetos Atitude Positiva – Cadaval e Mais Atitude Positiva – E8G, são sempre realizadas avaliações das diversas atividades desenvolvidas no âmbito dos programas implementados no Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). A avaliação dos diferentes programas é realizada em dois momentos, avaliação inicial (no início da implementação dos programas) e avaliação final (aquando da conclusão da implementação dos mesmos) e consiste na aplicação de questionários de avaliação e provas psicométricas. A mesma é realizada pelos alunos (escalas de autorrelato), sendo que nos Programas de Aprendizagem Socio Emocional (4.º ano, 2.º e 3.º ciclos) também é efetuada pelos Diretores de Turma (escala de heterorrelato). No total, desenvolveram-se 134 sessões de aplicação de questionários de avaliação de programas, sendo que 38 dizem respeito à implementação dos programas das turmas ao abrigo do Projeto Mais Atitude Positiva – E8G. Participaram 415 alunos nestas avaliações (169, no âmbito do Projeto Mais Atitude Positiva – E8G).

A colaboração entre o Município do Cadaval, o AEC e outras entidades locais tem sido fundamental para o sucesso dos projetos premiados. Como é que essa parceria foi estruturada e quais são os planos futuros para fortalecer e expandir essas colaborações?

A transferência de competências do Estado para as autarquias levou o Município do Cadaval a delegar à direção do AEC essas competências, o que resultou numa gestão de maior proximidade que decerto terá contribuído para o sucesso dos projetos premiados.

A Câmara Municipal está totalmente disponível para continuar a desenvolver projetos que visem o sucesso escolar, esse é um dos objetivos primordiais da nossa aposta na educação.

You may also like...