Casa das Rendufas: Um doce único e incomparável
A Casa das Rendufas é uma casa de família, tradições e sucessos. Manuel Vieira e Maria do Carmelo deixaram aos seus cinco filhos (João Vieira, Manuel Vieira, Ana Isabel, Maria do Carmelo e Maria Carmelinda) a herança que se veio a tornar numa empresa com futuro.
Entre as maravilhosas paisagens Ribatejanas chegamos à Casa das Rendufas, localizada, precisamente, nas Rendunfas, em Torres Novas. É uma casa no seio familiar há gerações, mas foi com os cinco irmãos que se transformou num negócio. Na origem deste empreendimento está produção e venda dos figos em calda, um produto único e com uma grande aceitação no mercado. “Fizemos a renovação completa do figueiral para vendermos figos, mas depois chegamos à conclusão que era melhor vender o figo em calda que ficou conhecido como: figo em calda Casa das Rendufas”, explicou João Vieira.
A colheita do figo é feita, normalmente, em agosto, mas o ano de 2018 foi atípico. As condições climatéricas obrigaram a uma colheita tardia, mas que apesar de tudo se revelou favorável e surpreendente. É na casa das Rendufas que ocorre todo o processo de transformação dos figos até ao produto final para o consumidor. “Nessa altura da colheita temos uma equipa a apanhar os figos e temos ao mesmo tempo, uma equipa no fogão. O nosso fogão tem oito bicos e são cerca de 80 panelas que asseguram toda a produção”. Para além dos figos da sua própria produção compra ainda figos aos vizinhos que querem vender a sua produção. É no figo Pingo de Mel que encontram a receita perfeita para os figos em calda “porque tem a textura ideal para ir à panela” e confessa, João Vieira, que estão numa localidade em que abundam estes tipos de figo que são sempre de qualidade garantida.
Dezembro é o mês com maior número de vendas devido à época festiva.“Os nossos figos são frequentemente oferecidos como prenda no natal”, explicam. Durante o restante ano é nos restaurantes ao nível nacional que vem os seus maiores clientes. Para além deste dizem ainda que “os nossos clientes principais são os que já provaram porque quem prova gosta e volta para comprar”.
Para os interessados em adoçar a boca os figos em calda da Casa das Rendufas estão disponíveis nos restaurantes, nas lojas gourmet do El Corte Inglês (disponível em todas as lojas a nível nacional), em algumas lojas nos centros cosmopolitas e ainda no estrangeiro onde chegam através dos emigrantes e de uma pequena transportadora da própria empresa.
A relação qualidade/preço tem vindo a proporcionar um esgotamento anual dos produtos. “Todos os anos vendemos toda a produção que fazemos e, se fosse maior a produção, com um pouco mais de esforço também se venderia mais”, elucidou. O ano de 2018 não foi diferente. A produção de 2017 já foi toda vendida e a nova colheita já está pronta a ser vendida no mercado nacional.
Turismo Rural
Este negócio de sucesso permite aos herdeiros pensar mais à frente e criarem na casa um novo negócio relacionado com o turismo rural. “Depois da consolidação dos figos apostamos no turismo rural. A casa, como é uma casa relativamente grande tem 10 quartos, todos com casa de banho, e nós pensamos em transformar num segundo negócio. Nos anexos a renovação foi quase total, só aproveitamos as paredes. Dentro da casa foi renovação básica para termos melhores condições”. O espaço caracteriza-se pelo toque leve da tradição combinada com leves toques contemporâneos.
A localização é favorável, entre Fátima e Tomar, o que torna o turismo rural apetecível. Para quem visita é uma experiência diferente. Existe uma ligação dos dois negócios proporcionando aos turistas que visitam uma viagem não só rural, mas também gastronómica. “Damos logo de manhã um figo com requeijão e eles provam, um pouco desconfiados no início, e no fim compram porque gostaram”.