TOMI: a transformação digital das cidades em Smart Cities
O TOMI é uma solução urbana interativa de informação, comunicação e serviços, disponibilizando informações e serviços relevantes, de forma oportuna, no local certo, à hora certa. O objetivo do TOMI é aproximar as cidades das pessoas que nelas residem, trabalham ou visitam.
O TOMI é uma solução urbana interativa de informação, comunicação e serviços, disponibilizando informações e serviços relevantes, de forma oportuna, no local certo, à hora certa. O objetivo do TOMI é aproximar as cidades das pessoas que nelas residem, trabalham ou visitam. O TOMI é um equipamento único com recursos incomparáveis que promove cidades de forma inclusiva, tornando as informações e os serviços acessíveis a todos no espaço público urbano, 24h por dia, multilingue, apelativo e simples de usar, com inovações e atualizações constantes. O TOMI conta com 11 anos de I&D e nove anos de experiência real nas ruas. O TOMI é resultado do objectivo traçado pela empresa TOMI WORLD para a criação de uma solução urbana única e inovadora. Seguindo um critério de proximidade, o TOMI disponibiliza os conteúdos mais relevantes, e próximos do local onde o utilizador se encontra. O TOMI disponibiliza quatro módulos principais: Notícias, Eventos, Diretório e Transportes, e ainda uma funcionalidade adicional de City Marketing: fotos e GIF’s. Todos os conteúdos do TOMI são objeto de curadoria, tornando a experiência única para o utilizador, nas diversas localizações das cidades. O TOMI regista e processa as métricas de interação, otimizando permanentemente o algoritmo de publicação e disponibilização preditiva de conteúdos e serviços, gerando relatórios de utilização, que permitem uma análise cuidada para compreender quais se ajustam melhor às necessidades dos utilizadores em cada localização. O TOMI, como solução de smart cities, é uma inovação que auxilia de forma muito significativa a transformação das cidades, permitindo uma melhoria na vida dos residentes e visitantes, disponibilizando as mais avançadas tecnologias, concebidas para se adaptarem a qualquer cidade e contexto. Assim, o TOMI promove uma comunidade mais informada, educada e participativa. O TOMI incorpora uma grande variedade de serviços, estando em constante inovação para responder às necessidades sentidas pelas pessoas e cidades. O TOMI, através de uma parceria com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), integrou todos os serviços públicos e governamentais, possibilitando a consulta dos vários serviços, incluindo marcação de atendimento presencial, de forma antecipada, evitando filas. O TOMI informa ainda o número de pessoas na fila de espera e o tempo médio de serviço. Para que uma cidade seja inteligente é importante que o tema da acessibilidade, para pessoas com limitações físicas e cognitivas, esteja presente. Para solucionar este problema, a funcionalidade TOMI for ALL, permite a interação de todas as pessoas com limitações físicas, visuais, auditivas e cognitivas com o TOMI, sendo assim uma inovação de enorme importância.
As smart cities devem estar preparadas para mudanças e adaptações rápidas durante emergências, como foi o caso da pandemia de Covid-19. No contexto de pandemia, a disseminação de dados e informações não fidedignas é elevada tornando-se fulcral disponibilizar apenas informações oficiais e de confiança, de forma ágil e eficaz. O TOMI desempenhou um papel fulcral durante a pandemia, através das tecnologias inovadoras desenvolvidas, proativamente, e que permitiu auxiliar na consciencialização e prevenção da Covid-19. As tecnologias foram implementadas no TOMI logo no início da pandemia, em 2020, sendo fruto de desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com divulgação oficial e fidedigna, disponibilizada pelas Autoridades de Saúde dos países onde o TOMI se encontra presente. Durante emergências, o TOMI desempenha um papel importante para ajudar na comunicação entre cidades e cidadãos, fornecendo informações baseadas em evidências e criando uma experiência positiva e, muitas vezes, determinante para todos.
Das várias tecnologias anti-Covid, como resultado de um dos projetos de investigação e desenvolvimento, destacamos algumas. Através do módulo de visão computacional, o TOMI consegue realizar a deteção de pedestres e despoletar um alerta específico para que seja assegurado o distanciamento social. Através deste módulo, o TOMI desenvolveu ainda uma tecnologia que permite a deteção de pessoas com, e sem máscara. Sempre que era detetada uma pessoa sem máscara em locais públicos, foi aconselhado o seu uso através de uma mensagem exibida no TOMI. Estas tecnologias são sempre utilizadas salvaguardando a identidade dos indivíduos, funcionando de forma anonimizada. O TOMI disponibilizou ainda o TOMI Mobile Remote Control, que permite a interação com os equipamentos de uma forma inovadora, não sendo necessário o toque. Esta tecnologia permite aos utilizadores do TOMI interagirem com os conteúdos através do seu smartphone, sem que seja necessário a instalação de qualquer aplicação. Para tal basta a leitura de um QR Code, exibido no ecrã do TOMI, e assim explorar todos os conteúdos, desde notícias, eventos, pontos de interesse, transportes, serviços públicos, e ainda tirar uma foto.
No contexto atual de retoma económica, o TOMI disponibiliza uma plataforma de acesso universal, o TOMI My Business. Esta plataforma permite aos comerciantes e negócios locais gerirem a sua presença nas redes TOMI, de forma completamente gratuita. O TOMI My Business, permite a cada entidade disponibilizar e promover o seu negócio no TOMI, no módulo Procurar, nas cidades e localidades onde o TOMI se encontra presente. Esta inovação é uma excelente ferramenta na reabertura do comércio e na recuperação da economia, dado que o TOMI auxilia na promoção dos espaços abertos ao público, e que respeitam as normas e guias de segurança.
Todas as novas tecnologias vieram destacar a importância, e valor, que o TOMI tem para as cidades, ajudando todos os cidadãos e turistas, no acesso a informação importante e fidedigna, no local certo à hora certa. O TOMI tem uma visão de futuro, e continua a desenvolver serviços para pós-pandemia e retoma económica. Ao longo dos anos, o TOMI foi sendo reconhecido, a nível nacional e, principalmente, internacional, nas mais variadas áreas, com prémios de elevado prestígio, desde a área das Smart Cities, Design de Produto, DOOH, Media, eGOV, Turismo, Mobilidade, User Interface e User Experience, Digital Marketing, Acessibilidade e Inclusividade, Engagement, Inovação e Tecnologia, entre outras áreas igualmente relevantes. Atualmente, o TOMI encontra-se presente em mais de 100 localidades em Portugal e em vários países e continentes, continuando no seu processo de expansão.