Empresa reforça a sua equipa com a integração de três novas contratações: Ana Marreiros, Carla Reis Costa e Leonor Barreiros Cardoso

A Tabaqueira reforçou sua equipa de Relações Externas com três novas contratações que vêm consolidar a capacidade da empresa em áreas estratégicas complementares.

Ana Marreiros junta-se à equipa como Diretora de Sustentabilidade da Tabaqueira trazendo uma vasta experiência em sustentabilidade e comunicação corporativa. Ao longo do seu percurso, acumulou experiência em contextos de transformação organizacional e em estratégias de comunicação integradas. Integrou a agência de comunicação Atrevia, seguida do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, ONG onde se dedicou à gestão de projetos de sustentabilidade de diferentes setores e onde coliderou o projeto europeu SINCERE Forests – Spurring INnovations for forest eCosystem sERvices in Europe. Ultimamente, desempenhou o cargo de Head of Communication na Zurich Portugal, onde liderava a comunicação externa e interna e os eventos corporativos da seguradora.

Carla Reis Costa, é a nova Diretora de Comunicação da Tabaqueira. Será responsável pela definição e implementação da estratégia de comunicação da empresa, incluindo canais digitais, em alinhamento com a Philip Morris International e será também responsável pela gestão da imagem externa da Tabaqueira e pela relação com a comunicação social e outros stakeholders. Carla Reis Costa iniciou o seu percurso profissional como jornalista na TSF, onde foi editora de economia. Trabalhou depois nas consultoras BACN e JLMCA, entre outras, com clientes de várias áreas como saúde, finanças e consumo. Mais recentemente, integrou a Brisa, de onde transita para liderar a comunicação da Tabaqueira.

Leonor Barreiros Cardoso, com um percurso sólido na área fiscal, integra a Tabaqueira como Manager Fiscal Affairs. Proveniente da Semapa, onde fazia parte da equipa de Tax, traz uma visão estratégica e multidisciplinar, resultante da sua experiência em contextos empresariais complexos e em matérias de fiscalidade e compliance. Passou também pela equipa de Tax da Deloitte Portugal.
Estas novas contratações refletem o compromisso da Tabaqueira em reforçar a sua presença em Portugal e em dar voz aos mais de 1500 colaboradores que diariamente constroem o futuro da empresa. Num momento de profunda transformação do setor, da organização e da própria sociedade, a equipa de Relações Externas assume um papel central, promovendo o diálogo aberto e responsável com a comunidade e impulsionando a visão de um futuro sem fumo. Através da colaboração e complementaridade entre as áreas de Comunicação, Sustentabilidade e Fiscal Affairs, a Tabaqueira consolida um modelo de atuação único, que pretende inspirar outras empresas a trilhar o mesmo caminho de transparência, inovação e propósito.
Philip Morris International: Um futuro sem fumo
A Philip Morris International é uma empresa líder mundial de bens de consumo, que trabalha ativamente para proporcionar um futuro sem fumo e desenvolver o seu portfólio para incluir produtos fora do setor do tabaco e da nicotina. O atual portfólio de produtos consiste, principalmente, em cigarros e produtos sem fumo, incluindo produtos sem combustão, bolsas de nicotina e produtos de vaporização eletrónica. Os nossos produtos sem fumo estão disponíveis para venda em 100 mercados e a estimativa da PMI é que estes produtos são usados por mais de 41 milhões de consumidores maiores de idade em todo o mundo, muitos dos quais abandonaram os cigarros ou reduziram significativamente o seu consumo. O segmento de produtos sem fumo representou 41% da receita líquida total da PMI nos primeiros nove meses de 2025. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 14 mil milhões para desenvolver, comprovar cientificamente e comercializar produtos inovadores sem fumo para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar, com o objetivo de acabar completamente com a venda de cigarros. Esta jornada inclui a criação de recursos de avaliação científica de nível internacional, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínicos, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós- comercialização. Após uma revisão científica robusta, a FDA – Food and Drug Administration dos EUA autorizou a comercialização de snus e de bolsas de nicotina ZYN da Swedish Match e versões dos dispositivos e consumíveis IQOS da PMI — as primeiras autorizações deste tipo nas respetivas categorias. As versões dos dispositivos e consumíveis IQOS e do snus também obtiveram as primeiras autorizações de Produtos de Tabaco de Risco Modificado da FDA. Com uma base sólida e experiência significativa em ciências da vida, a PMI tem a ambição de longo prazo de expandir a sua atividade para as áreas de bem-estar e cuidados de saúde, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas através da oferta de experiências de saúde integradas.




