Stadler e Salvador Caetano aliam-se para criar fábrica de comboios em Portugal

O grupo industrial português Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário, Stadler, assinaram hoje um acordo estratégico para o desenvolvimento de um projeto industrial conjunto em Ovar. O projeto irá contribuir para a criação de emprego qualificado nesta região.

A Salvador Caetano e a Stadler assinaram hoje no Porto uma aliança estratégica para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários na cidade de Ovar, localizada no distrito de Aveiro, que pretende revolucionar a área da mobilidade em Portugal. O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021. Este investimento vai ser complementado com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.

A Stadler e a Salvador Caetano têm interesses mútuos no sector da mobilidade e estão unidos por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade, o que facilitou a materialização desta aliança estratégica.

O Grupo Salvador Caetano, com um volume de negócios de 2,9 mil milhões de euros em 2022, presente em 41 países e 3 continentes, conseguirá através desta parceria uma maior diversificação das suas linhas de negócio, entrando no setor da produção de veículos ferroviários. Desta forma, junta agora o setor ferroviário à sua longa atividade industrial nas áreas de produção automóvel, autocarros e aeronáutica; distribuição automóvel; serviços de mobilidade flexível; bem como o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, incluindo o hidrogénio. A indústria ferroviária é uma das indústrias com melhor perspetiva a longo prazo face à importância dos caminhos-de-ferro na mobilidade futura, contribuindo de forma sustentada para que sejam atingidos os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, que visam a neutralidade climática até 2050.

O acordo vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros sectores industriais.

A Stadler, que alcançou um volume de negócios de 3,8 mil milhões de francos suíços em 2022, irá acrescentar esta fábrica à Divisão responsável da Península Ibérica consolidando, assim, a sua presença em Portugal.

Recorde-se que em novembro de 2020, a CP e a Stadler assinaram um contrato para projetar e construir 22 comboios regionais do modelo FLIRT. O acordo inclui 10 carruagens elétricas, 12 unidades bimodais, serviço de manutenção por um mínimo de 4 anos, assim como a prestação de serviços de formação. O contrato pressupõe a renovação da frota ferroviária regional e integrou parte do plano de renovação do material circulante do operador português.

Em maio de 2021, o Metropolitano de Lisboa adquiriu 14 Metros de 3 carruagens à Stadler, uma encomenda que incluía também a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos do projeto, bem como o fornecimento de peças sobressalentes e de peças para a frota por mais dois anos. No mesmo ano, em novembro, a Stadler assinou um contrato com o operador ferroviário de carga Medway, para a compra de 16 locomotivas elétricas e de dupla voltagem interoperáveis EURO6000, com a maior capacidade de tração disponível no mercado.

O presidente da Stadler, Peter Spuhler, afirmou após a assinatura do acordo: “Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP. A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objetivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”.

Para Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano, “este acordo estratégico é uma oportunidade para o Grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler, fabricante líder no setor ferroviário e reconhecida pela qualidade e excelência, irá permitir expandir o nosso portfolio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios atuais”.

 

Sobre a Salvador Caetano

Fundado em 1946, a Salvador Caetano é um grupo internacional com sede em Portugal, dedicado à indústria e setor automóvel. Atualmente, emprega mais de 7300 colaboradores em 41 países e 3 continentes (Europa, África e América Latina). Tem na inovação a principal aposta para dar continuidade a diversas áreas de negócio: produção automóvel, de autocarros e indústria aeronáutica; distribuição automóvel; serviços de mobilidade flexível; e equipamentos industriais e oficinais. O Grupo Salvador Caetano sustenta a sua presença no mercado enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. E é assim que pretende continuar, assente numa missão que é de todos. Porque juntos, ajudamos as pessoas a moverem-se.  

 

Sobre a Stadler

A Stadler constrói comboios há 80 anos. O fornecedor de soluções de mobilidade no sector ferroviário tem a sua sede em Bussnang, Suíça. Emprega mais de 13.000 pessoas em vários locais de produção e engenharia, assim como mais de 70 centros de serviços. A empresa está consciente da sua responsabilidade social pela mobilidade sustentável, apresentando produtos de qualidade inovadores, sustentáveis e duradouros. A gama de produtos no campo dos transportes ferroviários e urbanos inclui comboios de alta velocidade, comboios interurbanos, regionais, pendulares, metropolitanos e elétricos. A Stadler também fabrica locomotivas de linha, locomotivas de manobra e carruagens de passageiros. É o fabricante líder mundial de veículos ferroviários de cremalheira.

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