SACL: A trabalhar no seu conforto há três décadas

A SACL é uma das empresas, do ramo do ambiente doméstico, mais antigas no Algarve e prima por ter um serviço pós-venda sublime. Em entrevista à Revista Business Portugal, Vivaldo Bernardo deu-nos a conhecer a empresa onde é hoje sócio-gerente.

O nosso entrevistado, que começou por ser um aprendiz quando a SACL tinha cerca de um ano de mercado, explicou-nos que a empresa foi fundada há 31 anos por um técnico australiano, John Woodhams, que estava a viajar pelo mundo e acabou por atracar no Algarve. Com conhecimentos na área da refrigeração e ar condicionado, abriu o atual escritório, com oficina sediada em Lagoa e, apesar das dificuldades iniciais, a empresa foi crescendo. A refrigeração e ar condicionado sempre fizeram parte da realidade da empresa, mas para haver um acompanhamento do mercado, foram introduzidos novos serviços e, ao dia de hoje, a SACL trabalha com energia solar, bombas de calor, tratamento de água e coberturas para piscinas e spas. Todos os produtos utilizados são cuidadosamente selecionados nos melhores fornecedores do mercado, sendo da responsabilidade do cliente a escolha da marca: “Temos uma diferença da gama baixa para a de topo. A gama baixa também tem garantia de dois anos e tudo funciona de igual forma. Não vou dizer que a qualidade do produto é muito inferior, mas há diferenças. Daikin é o topo do ar condicionado, mas o cliente é quem decide”, refere Vivaldo.
Para assegurar um serviço competente, a equipa da SACL é profissional, certificada e qualificada. Um dos fatores que a diferencia é o cuidado ao pormenor, uma vez que, tendo a noção de que se inserem numa região habitada maioritariamente por estrangeiros, há a preocupação de terem uma equipa bilingue, de forma a dar resposta e satisfazer da melhor forma o cliente.

Assistência técnica como prioridade

Vivaldo Bernardo lidera uma empresa que sobressai pelo serviço pós-venda pois, para o nosso entrevistado, é na manutenção que está o segredo para um produto perfeito: “Eu dou sempre grande prioridade à assistência, ao abrigo da garantia e mesmo fora dela. O nosso produto está feito, nós somos responsáveis pela execução, instalação, manutenção e pelo apoio do mesmo. Quem é que nos dá o apoio no produto? O nosso fornecedor. Quem é que apoia e tem de ter sempre um bom serviço perante o cliente? Somos nós”.
Os clientes da SACL têm oferta da manutenção no primeiro ano, passando a pagar um preço simbólico a partir do segundo ano, sempre com a garantia de ter um acompanhamento sublime, até porque é esse o interesse de ambas as partes: “Se satisfizermos o nosso cliente, daqui a sete ou oito anos, quando a máquina lhe der algum problema, conseguimos fazer update do equipamento”, explica Vivaldo Bernardo, acrescentando que “ao longo dos anos, aquilo que nos vai distinguindo é o facto de sermos fieis, transparentes e profissionais. O que nos faz prevalecer é a prontidão, o respeitar o cliente e não lhe voltar as costas”.

 

PME Excelência – A recompensa pelo esforço

2013 foi um ano duro, em que a empresa passou por uma fase difícil, tendo chegado a dispensar alguns colaboradores. Apesar de tudo, conseguiram ultrapassar esse momento de crise e hoje estão cheios de força e dinamismo. Vivaldo Bernardo confessa que a rotina da SACL é bastante exigente, mas o esforço de toda a equipa tem levado a um crescimento muito estável e saudável. Resultado disso, foi a mais recente distinção de PME Excelência atribuída a esta empresa. Com os pés bem assentes na terra, Vivaldo Bernardo quer crescer ainda mais, mas com calma, assegurando que irá continuar a colocar o mesmo espírito de sacrifício no negócio, para levar a SACL a bom porto, sem perder a humildade que a caracteriza.

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