CENTURY 21 Ramomi: “A nossa maior preocupação é a satisfação do cliente”
Fundada aproximadamente há 19 anos, a Century 21 Ramomi é atualmente uma empresa de referência no mercado da imobiliária e conta já com vários prémios e distinções. Tatiana Correia, consultora, dá-nos a conhecer mais sobre esta mediação imobiliária de sucesso.
Como se encontra o setor imobiliário na Nazaré?
Muita procura e pouca oferta. Os imóveis novos, que se encontram em fase de construção, estão direcionados para residências secundárias. O preço/metro também acabam por selecionar o investidor, afastando os residentes à sua compra de habitação permanente, criando um injusto afastamento dos mesmos. O maior desafio é a falta de imóveis e o desequilíbrio entre a procura e a oferta. Não há oferta suficiente.
O que é necessário para se ser um bom agente imobiliário?
Conhecimento do mercado, facilidade em criar empatia com os clientes, profissionalismo, credibilidade e ser uma pessoa íntegra e de confiança.
Como prevê o futuro no setor?
Alguns erros não se vão repetir porque, no mercado de hoje, existem novos comportamentos. Por exemplo, a compra está apenas acessível a quem tem capacidade financeira estabilizada, ao contrário do que aconteceu com as corridas ao crédito de habitação no passado. Regras impostas pelo banco de Portugal, vieram trazer reais condicionantes aos compradores, como por exemplo, a obrigação de entrada com capitais próprios no valor de 10 por cento do montante de aquisição do imóvel, entre outros. No entanto, muitos investidores arriscam, entrando em negociações mais arriscadas com a expectativa de que os preços irão aumentar ainda muito mais, estando assim a repetir os mesmos atos do passado.
O mercado imobiliário será seletivo e apenas trabalharão, nesta área, profissionais do imobiliário com experiência, integridade e confiança do mercado, aumentando assim o nível de exigência entre agentes, o que irá melhorar o serviço prestado aos clientes.
Os preços vão aumentar no próximo ano, no mercado da Nazaré, pela falta de produto no centro da vila.
Quais os principais desafios impostos, atualmente, ao setor imobiliário?
Os clientes irão cada vez mais entrar em contato com os imóveis através da internet, como tal é muito importante sermos inovadores com as nossas ferramentas tecnológicas. A Century 21 tem sido incansável a tentar estar mais próximo das escolhas e necessidades dos clientes. Acabou de criar uma inovadora – App 21 – sendo de grande importância darmos seguimento a estas ideias.