O Casinhoto: (De) coração para Portugal e para o mundo

Uma casa de decoração que vende produtos de cerâmica portuguesa, decorativa e utilitária. Cada peça tem uma história e em cada cliente está um amigo. O Casinhoto torna-se uma visita obrigatória de todos os que passam por Torres Vedras e pela Ericeira.

Situado no centro histórico da cidade de Torres Vedras, distrito de Lisboa, O Casinhoto é uma casa de venda a retalho de cerâmica portuguesa, vendida ao quilo é à Unidade. Um espaço recente, mas que começa a dar cartas nesta área de negócio. Um negócio de família criado por duas irmãs que pretendiam “mudar de vida” e “vender Portugal”, conforme conta Lurdes Lemos Rocha, uma das irmãs proprietárias do espaço. Contou à Revista Business Portugal a história da criação d’O Casinhoto. Uma história de amor à vida, de amor à arte da decoração, de amor à tradição, de amor a Portugal. Uma história que continua a ser escrita e que pretende gerar cada vez mais frutos.

O Casinhoto em história

Foi a 26 de abril de 2016 que O Casinhoto ganhou um espaço físico, em Torres Vedras. As proprietárias já tinham a empresa criada, pois já trabalhavam nesta área desde 2007. Mas como em qualquer história, importa conhecer o seu início. Em 2006 a vida deu uma grande reviravolta. Lurdes deixou o seu trabalho como bancária e lançou um desafio à sua irmã de começarem o seu próprio negócio. Juntas iniciaram uma viagem pela arte da decoração e da tradição portuguesa. No início, o projeto tinha como objetivo estabelecer a ligação de compra entre o produtor/ fornecedor e os espaços de venda: “comprávamos para vender para as lojas”, explica Lurdes Rocha. Em geral, vendiam para o Norte e Centro do país, candeeiros da Bélgica, produzidos artesanalmente, e a importação de peças decorativas em inox, vindas da Índia. Entretanto, perceberam que necessitavam de expandir o negócio e conquistar novos mercados. Depois de efetuarem um estudo de mercado, entenderam que a Zona Oeste era a região ideal para estabelecer a loja física, visto que no centro de Lisboa já existia este conceito de negócio. Foi em Torres Vedras, bem no centro, que fixaram O Casinhoto, uma casa criada por portuguesas, com nome português, que vende produtos portugueses, recuperando a tradição e a memória portuguesas – uma casa portuguesa, com certeza.

Um negócio (de) coração

Loiças, cerâmicas, azulejos, candeeiros, peças e inox são os artigos que podem ser encontrados n’O Casinhoto. No que diz respeito à cerâmica, trabalham com três tipos distintos: o grés, a faiança e a terra cota. Atualmente contam com a presença de peças de autor, com a assinatura de ceramistas portugueses, sendo a alavanca que coloca Portugal no mundo: “a nossa cerâmica portuguesa é conhecida mundialmente”, afirma Lurdes. Os turistas estrangeiros que passam pel’O Casinhoto levam a nossa história para os seus países. Os turistas portugueses não deixam de levar uma peça característica da sua região, como por exemplo o galo de Barcelos. Já os emigrantes portugueses, que normalmente vêm de férias e vêm de carro, levam muitos artigos para os seus países de acolhimento, nomeadamente para Luxemburgo e França. Deste modo, os artigos chegam a todo o Portugal e também além-fronteiras. Por sentirem que os turistas estrangeiros não adquiriam mais artigos devido a limitação de bagagem de avião, decidiram estabelecer uma parceria com a empresa de distribuição Chronopost, que leva os artigos, por encomenda, a qualquer parte do país e também ao estrangeiro. O Casinhoto destaca-se ainda pelo trabalho efetuado para a decoração de restaurantes e hotéis, portugueses e estrangeiros: “recentemente, recebemos uma encomenda de um restaurante espanhol, o proprietário tinha vindo cá para conhecer os artigos e depois fez uma encomenda”, reportou Lurdes. Além da loja física, contam ainda com uma página online onde o consumidor pode efetuar as suas encomendas comodamente em sua casa. A verdade é que O Casinhoto é uma visita obrigatória na cidade de Torres Vedras e quem entra dificilmente sai sem adquirir uma das peças, é “que uma peça destas é amor, é história e torna a nossa casa ainda mais única e especial”, confirmam as proprietárias.

O Casinhoto na Ericeira

Sempre atentas ao mercado, as proprietárias aperceberam-se que poderiam expandir o negócio. Deste modo, nasce a nova loja, a 21 de abril de 2019, na Ericeira, em Lisboa. Numa zona de Lisboa dedicada ao mar, lugar que admiram e que as inspira, decidiram abrir uma nova loja com os mesmos moldes, mas ainda mais próxima do turismo. A loja O Casinhoto na Ericeira é “um bebé que começa a dar agora os primeiros passos”, afirmam as proprietárias. Por agora, pretendem conquistar terreno e alargar a carteira de clientes da nova loja. Numa zona onde o turismo é forte, as duas irmãs têm vindo a conquistar o mercado nacional e também o internacional. Destacam os jovens proprietários que se fixam tanto na Ericeira, como em Torres Vedras e que fazem a reabilitação de casas e edifícios e, por isso, procuram O Casinhoto e os conselhos das proprietárias, sempre a par das novidades no que toca à decoração.

O futuro

Costuma dizer-se que o futuro só a Deus pertence. Outros dirão que o futuro está escrito nas estrelas e no destino. No entanto, as proprietárias d’O Casinhoto sabem bem de onde vêm, o que são e para onde gostariam de ir. De momento, pretendem solidificar ambos os espaços já conquistados e quem sabe, posteriormente, lançarem-se em voos mais altos e abrirem um espaço no centro da capital. De pés bem assentes, estão conscientes de que o mercado está em constante mudança e que o negócio vive das tecnologias. Por isso, estão também voltadas para o futuro através das redes sociais, nomeadamente com a página de facebook, e, obviamente, através da loja online acessível a todos e para todos.
A história de duas empreendedoras que deram vida a um sonho. Um exemplo de trabalho, dedicação, profissionalismo e, acima de tudo, de um trabalho desenvolvido “com bom senso e com sensibilidade”, pilares que consideram essenciais para o crescimento do negócio. Dois espaços que vale a pena conhecer. Não deixe de investir na sua casa e de transformar o seu espaço num lugar aprazível com as loiças, os candeeiros ou os azulejos disponíveis n’O Casinhoto.

You may also like...

This will close in 0 seconds