Restaurante Raízes: Tradição e modernidade com vista para o Barrocal algarvio

Em pleno Barrocal algarvio, instalado entre o mar e a serra e fazendo fronteira direta com os concelhos de Faro, Loulé e São Brás de Alportel, encontramos o restaurante Raízes. Situado na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, este espaço acolhedor e descontraído leva-nos numa viagem de sabores, através da gastronomia tradicional portuguesa, com pitadas de modernidade e uma apresentação sofisticada de cada prato.

Quem deixa para trás a cidade de Faro e sobe a serra entra em Santa Bárbara de Nexe. Uns quilómetros depois, seguindo em frente, fica o restaurante Raízes, uma aposta de Nuno Pinheiro, chef de cozinha, e de António Carmo, especialista em cocktails e responsável pela sala deste espaço icónico.

A paixão pela cozinha e pela restauração

Nuno Pinheiro e António Carmo têm muitos anos de experiência no setor da restauração e ambos passaram por casas de referência. Nuno Pinheiro é natural de Cascais, embora as suas raízes estejam no norte do país e desde sempre foi um apaixonado pela arte de cozinhar. Aos 12 anos já sabia que queria ser cozinheiro e, quatro anos depois, inscreveu-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, de onde saiu formado com distinção no curso de Cozinha e Pastelaria, em 2003. A partir daí, trabalhou no conceituado Porto de Santa Maria, um restaurante na altura galardoado com uma estrela Michelin, para de seguida ingressar no  Silva Carvalho Catering (Grupo Ibersol). O restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia, o hotel Aqua Luz Troia e o restaurante Eleven, em regime de estágio, também fazem parte do currículo de Nuno Pinheiro. Em 2010 começou a trabalhar no Catering Companhia dos Paladares, enquanto chefe de cozinha. “Fiz um bom trabalho e esse desempenho de qualidade garantiu-me a entrada na Quinta Os Agostos, em Santa Bárbara de Nexe, através do Catering Hortelã da Ribeira, onde ainda sou responsável pela Chefia”. No ano seguinte, Nuno Pinheiro viu-se confrontado com um convite especial – que aceitou – e foi ocupar o lugar de sub-chefe de Catering no Grupo José Avillez. Em 2012, passou a chefe de Catering. Apesar de ter deixado o Grupo José Avillez em 2015, durante o tempo em que integrou a empresa teve a possibilidade de integrar vários projetos, como o Peixe em Lisboa e o ‘Jantar a seis mãos` com os chefes José Avillez, Leonel Pereira e Miguel Castro e Silva. Esteve ainda presente no SISAB, com o chefe José Bengaló dois anos consecutivos.

António Carmo é também um homem experiente neste setor e já conta com 20 anos de profissão. Natural de Faro, tirou o curso de restaurante e bar na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde também concluiu Técnica de Gestão Hoteleira. Logo após terminar a escola, iniciou a fase de estágios, onde passou por espaços tão importantes como os hotéis Vila Vita Park e Le Meridien Dona Filipa. Trabalhou em espaços únicos como o Clube Casa do Castelo, hotel Real Santa Eulália, The Lake Resort, fez chefia de bar no Hotel Mónaco e participou em vários concursos de cocktails.

 

O nascimento do Raízes

Ter um projeto próprio é o sonho de qualquer chef de cozinha e Nuno Pinheiro não é exceção. Quando lhe surgiu a oportunidade de ter um restaurante à sua imagem, agarrou-a.

Com um espaço reconstruído à medida do desafio, o Raízes abriu em junho de 2017. A sala, composta por várias mesas e cadeiras de tamanhos e cores distintos, e o espaço exterior, onde o mobiliário feito de paletes reina, num ambiente marcado pelas cores azul e branco garantem a quem chega uma reação de bem-estar e uma vontade de sentar à mesa para saborear uma refeição, enquanto também desfruta da companhia da família ou dos amigos.

Uma gastronomia que recorda as origens

O restaurante Raízes apresenta a gastronomia tradicional portuguesa de um ponto de vista único. A modernidade está presente nas técnicas de cozinha utilizadas pelo chef e o seu braço direito David Loureiro, bem como na apresentação cuidada de cada prato, mas a ‘comida de conforto’, que junta a família à mesa é a base desse trabalho. Propostas como cachaço de porco Ibérico confitado ou costeletas de borrego cozinhadas em sous vide estão presentes na carta do restaurante. “Também temos opções de peixe, nomeadamente o carapau marinado, cataplana de peixe, caldeirada de peixe… e pratos vegetarianos, como o risoto de griséus, feito com puré de ervilhas e leite de coco e o  tofú com batata doce e legumes grelhados”.

Quem quiser tem também a possibilidade de optar pelo ‘prato do dia’ servido ao almoço, que é criado por Nuno Pinheiro diariamente.

Ao Domingo, o Raízes disponibiliza um brunch, entre as 12 e as 15 horas. “Cada pessoa tem direito a uma degustação de cinco ou seis pratos, todos eles saídos diretamente da cozinha. Estivemos seis meses sem repetir um único prato e quem nos visita dá um excelente feedback desta iniciativa”.

Os cocktails são também uma especialidade da casa, desta feita pela mão de António Carmo. “Temos cerca de 20 opções na carta, mas vamos aumentar a lista e o cliente pode sempre sugerir um da sua preferência”. Criados para satisfazer aqueles que gostam de consumir um aperitivo ou um digestivo, os cocktails são também uma aposta para o futuro do restaurante.”Podem beber o seu cocktail na nossa excelente esplanada com vista para serra e mar”.

Com um público maioritariamente constituído por estrangeiros residentes na região, e turistas recomendados pelos alojamentos locais, o restaurante Raízes assume-se como uma casa distinta, que pretende oferecer aos seus clientes uma verdadeira degustação de cada refeição. “O primeiro ano já passou, e mesmo com alguma dificuldade, conseguimos crescer. De três elementos passámos a cinco, “mas não ficaremos por aqui, agradecendo de coração  a quem nos acompanha” e já conseguimos figurar entre os 20 restaurantes de Faro distinguidos com a categoria de Excelência na Restauração. O futuro avizinha-se promissor, mas não podemos esquecer a nossa origem”. O Algarve não é só mar. O restaurante Raízes proporciona, a par de uma excelente refeição, uma vista deslumbrante sobre a serra algarvia. Venha conhecê-lo!

 

You may also like...