RAM: Mudar os paradigmas para criar eficiência empresarial
Fornecer soluções de gestão empresarial personalizadas para prevenir, identificar e remediar problemas. É este o objetivo do RAM, uma solução ERP (Enterprise Resource Planning) adequada às necessidades das empresas e dos seus trabalhadores, criada por profissionais de diferentes áreas para ajudar as organizações a crescer.
Imagine que tem uma empresa que conta com vários sistemas, um para lidar com contas a pagar, um para folhas de pagamento, um para controlo de vendas, um para gerir impostos, um para analisar metas e desempenho, e assim por diante. Em vez de usar vários softwares isolados, um para cada departamento da organização, não seria mais eficiente contar com uma integração entre eles, de forma a que todos façam parte de um sistema unificado? É justamente isso que uma solução customizada de ERP oferece, em particular o RAM (Revenue Assurance Maximization).
Elevada experiência nos setores primário, secundário e terciário
A parceria de empresas – Creator SI e Mérito Misson SI – que concebeu o RAM iniciou a sua atividade em maio de 2001, no seio de um grupo empresarial da área da indústria alimentar, e está direcionada para a prestação de serviços de consultoria, desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em diferentes setores de atividade.
“A Sonae foi o nosso cliente inicial de referência. Os nossos primeiros grandes projetos foram com eles. Essa relação inicial acabou por vincar o caminho que já tínhamos traçado e que estávamos a seguir internamente, caminho esse que nos levou a conquistar novos clientes. Isto porque já tínhamos uma solução validada por uma entidade que é de referência”, explicou Jorge Figueiredo, CEO.
Atualmente, para além da Sonae, o RAM já faz parte de empresas como a GL, INSCO ou Equanto. “Não temos área comercial na empresa, ao contrário do que acontece com a nossa concorrência. Todos os projetos em que participámos até agora foram por convite. Os clientes que optaram pelas nossas soluções fizeram um processo de procura muito longo e não encontraram no mercado, a nível mundial, algo que respondesse a todos os requisitos de forma integrada como nós o fazemos. E isso quer dizer que somos diferenciadores em relação aos demais”, acrescenta o responsável.
Equipa como fator de diferenciação
A diferenciação só pode também acontecer quando existe uma equipa de profissionais de excelência. “A nossa equipa de profissionais tem uma vasta experiência no planeamento e implementação de projetos integrados, tendo como política de fundo o esforço continuado de permanente atualização e investigação de soluções de suporte aos desafios dos clientes e respetivas áreas de negócio. A experiência acumulada ao longo do tempo permite-nos apresentar soluções atualizadas, coesas, eficientes e integradoras”, sublinha o nosso entrevistado. Assim, com Jorge Figueiredo, formam a equipa técnica David Bispo (CIO) e Ivo Gonçalves (CTO), com Pedro Melro (CFO) na gestão.
Futuro de grandes metas
“O futuro reserva-nos grandes desafios e grandes metas. Podemos adiantar que teremos um novo produto absolutamente diferenciador e que contribuirá imenso para resolver a atual problemática do desperdício alimentar e da segurança alimentar. Estamos também a desenvolver uma solução inovadora para a área dos transportes, assim como um algoritmo IA de predições que irá auxiliar os gestores a tomarem decisões comerciais e operacionais. Iremos em breve apresentar protótipos aos nossos clientes diretos. Tal como até aqui, o futuro passa por prevenir, identificar e remediar problemas, acrescentando valor às empresas. É esse o nosso objetivo”, conclui.