“Qualidade é prioridade”
O projeto foi iniciado pelo pai, mas hoje são os irmãos Loureiro que comandam os destinos da Engelou. Em entrevista, Gil Loureiro revela que, no futuro, o foco passará pela promoção imobiliária.
O Grupo Engelou está no mercado há mais de 30 anos e combina a vasta experiência com a inovação e irreverência da juventude. Como é que surgiu e como é que começou o projeto?
Na verdade surge exatamente conforme essa frase o descreve. Tudo começou pelas mãos do nosso Pai que iniciou a sua atividade na construção à sensivelmente 30 anos e que, ao longo da sua caminhada, foi deixando um rasto de credibilidade e diferença em todos os clientes e projetos que abraçou. Nos últimos anos, eu e o meu irmão decidimos tentar elevar a empresa para outro patamar. Após finalizarmos os estudos nas áreas da Engenharia e Gestão Financeira e, juntando a tal experiência que já vinha do nosso Pai, acrescentamos o nosso conhecimento académico, toda a nossa garra e juventude para conseguirmos ter este crescimento sustentado, que nos deixa bastantes orgulhosos e motivados para continuar esta caminhada.
Alguns dos vossos valores estruturantes são o engenho, a verdade e o compromisso, cumprindo a missão “qualidade é prioridade”. De que forma é que colocam estes valores em prática?
Sim, sem dúvida. Tudo isto está relacionado com a luta e a resiliência que é necessário ter no dia a dia para enfrentar todos os desafios e entraves que surgem diariamente e que nos obrigam a dar sempre o nosso melhor para garantir o tal “selo de qualidade” que ao longo dos anos foi sempre a nossa prioridade.
Em 2021, o Grupo Engelou recebeu as distinções “Top 5% Melhores PME de Portugal” e “Top 10+ Setores e Regiões 2021”. O que é que estes prémios significaram para o grupo?
Significaram bastante, pois tal como todos sabemos, os últimos anos foram muito desafiantes em todos os sentidos e conseguir estas distinções demonstra que efetivamente todo o esforço e planeamento resultou primeiramente na satisfação dos nossos clientes e depois em estabilidade e reconhecimento que cimentam cada vez mais a nossa posição no mercado.
Nos últimos anos, o grupo evoluiu substancialmente, o que permitiu estabelecer uma forte estabilidade empresarial. Quais é que são os planos para o futuro?
Em primeiro lugar, manter tudo aquilo que foi conseguido até hoje, que é a credibilidade e o respeito de todos aqueles que se cruzam connosco diariamente. Depois, vamos continuar toda a estratégia que foi traçada inicialmente por mim e pelo meu irmão que é continuar a crescer de forma sustentada na construção e nas exportações.
Por último, sem dúvida que a grande aposta para os próximos anos será a construção e venda dos nossos próprios projetos, por isso, podemos dizer que um dos nossos focos principais será a promoção imobiliária.