“O imobiliário é um porto seguro para os investimentos e poupanças”

Venâncio Fernandes, CEO da Arcobarca, em entrevista exclusiva à Revista Business Portugal, destaca a importância do foco no cliente, a transparência e o rigor como princípios fundamentais, ao mesmo tempo que se mostrou orgulhoso com a distinção, pela quarta vez consecutiva, como “Top 5% Melhores PME de Portugal”.

 

Venâncio Fernandes, CEO

 

A Arcobarca é uma empresa que tem como foco a satisfação do cliente. Quais são os métodos utilizados para alcançar este objetivo?

O nosso princípio é o de que o foco é o cliente. Procuramos começar na qualidade e simpatia do atendimento, na transparência e rigor da informação transmitida e no regular acompanhamento até e após concretização do negócio e, mesmo que este não se concretize, a nossa postura não deve mudar, até porque a cordialidade e simpatia não têm custos.

Para além da empresa construir a sua atividade através da mediação imobiliária, também apresenta serviços de mediação de seguros e é intermediária de créditos autorizados pelo Banco de Portugal. Julga que dar apoio a outras áreas interligadas a este setor é uma mais valia no ramo?

Se o fizermos bem feito, contribui para fortalecer a fidelização, disponibilizamos três serviços em três áreas que se complementam totalmente. Serviços para os quais temos qualificação e experiência que transmitem confiança ao consumidor final. Temos competência e experiência na mediação, vários anos de experiência na intermediação de crédito e mais de 20 anos na área da mediação de seguros.

O mundo digital está a evoluir cada vez mais, e a empresa tem partilhado dicas e informações úteis nas redes sociais da “Arcobarca”. Crê que a presença da empresa na internet impacta positivamente a satisfação do vosso cliente-alvo? E que, de certa forma, acresce a possibilidade de gerar novos clientes?

Hoje, é impensável a não utilização das ferramentas que são colocadas à nossa disposição na área digital, mas nunca perder de vista a importância do toque de um aperto de mão, especialmente em transações que a esmagadora maioria faz poucas vezes na vida. Sim, estamos atentos na atualização dos nossos procedimentos e equipamentos, mas mantemos a nossa originalidade na relação de proximidade.

A Arcobarca foi, em 2023, pela quarta vez consecutiva, premiada com o “Top 5 PME”. O que distingue a sua empresa de todas as outras no campo do Imobiliário?

A resposta está lavrada no relatório da análise efetuada pelo emitente: rigor na gestão e sustentabilidade financeira. Esta distinção consecutiva, acompanhada de outras menções e convites de participação, são a vitamina que nos estimula para continuar, sem oscilações, ou cedências de facilidades. Este resultado é de todos os que, ao longo destes anos, têm dedicado o seu empenho à empresa.

Tendo já experiência na gestão de uma empresa consistente no que toca à consolidação financeira e a um bom desempenho, o que considera ser necessário para atingir este padrão de excelência?

A não acomodação, a consciência da necessidade de crescer como forma de sustentabilidade, mas com rigor e bom senso. Investir na notoriedade da marca, mas sobretudo índices de satisfação dos clientes.

O setor imobiliário em Portugal tem ultrapassado um período menos favorável. Que orientações gostaria de transmitir a futuros investidores da área?

A experiência profissional ensinou-me que o risco do investimento sustentável no imobiliário não depende tanto dos períodos bons ou maus, mas sim do produto, da sua localização e da necessidade de quem investe. A diferença está no destino, no tempo ou retorno que cada um define. O imobiliário é um porto seguro para os investimentos e poupanças. Desengane-se quem pensa que é suficiente investir bem e depois deitar-se à sombra da bananeira, é necessário continuar atento como qualquer outro produto. Os ativos necessitam de manutenção e é importante procurar o momento crucial para desinvestir. Como em todas as áreas, também aqui recorrer a profissionais pode fazer a diferença. A ideia de uma casa para o resto da vida, já lá vai: Mesmo quem compra hoje para HP, tem de interiorizar que amanhã pode querer ou ter de vender.

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