Novo ASX: MITSUBISHI aposta em tecnologia híbrida, conectividade intuitiva, segurança e conforto

A Mitsubishi Motors Europe acaba de reforçar a sua presença no segmento dos B-SUV com o novo ASX, modelo que apresenta tecnologia de propulsão avançada, conectividade líder no seu segmento e os mais modernos sistemas de segurança e comodidade, aliados a um design moderno.

 

 

 

O ASX (acrónimo de “Active Sports X-over”) conseguiu já estabelecer alicerces muito sólidos, e a sua nova geração desenvolvida para a Europa surge como um novo passo para um futuro bem-sucedido, incluindo em Portugal, onde irá iniciar comercialização já no início do próximo mês de julho.

Tendo como base a plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o novo modelo beneficia de sinergias que lhe permitem continuar a disponibilizar um amplo leque de opções de motorização, aptas a responder a todo o tipo de exigências. A eletrificação descomplicada da versão HEV oferece uma elevada eficiência, aliada a uma maior autonomia de condução elétrica. Já a versão semi-híbrida (Mild Hybrid) conjuga a propulsão tradicional com a eletrificação, enquanto os motores de combustão, avançados e eficientes, asseguram a performance ideal. À gama de motorizações juntar-se-á ainda uma versão Bi-Fuel (Gasolina/GPL).

A tecnologia de infotainment de última geração e líder no segmento, com um ecrã central de 10,4”, trazem ao habitáculo do novo ASX uma forte componente de digitalização. Desenvolvida em conjunto com a Aliança, esta tecnologia melhora a experiência de utilização dentro e fora do veículo, solidificando uma posição de destaque entre os principais modelos do importante segmento B-SUV.

 

“A competitividade do novo ASX é reforçada por um design exterior ainda mais ousado, que reforça o carácter SUV e o faz sobressair em relação à concorrência. Este modelo oferece uma abordagem simplificada da eletrificação, que assegura uma enorme eficiência no mundo real, aliada a um conjunto de motorizações que satisfaz as necessidades de todo o tipo de clientes”, explica Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe. “O novo ASX representa também um grande avanço do ponto de vista da conectividade, dando início à implementação progressiva do nosso programa Connected Car Services, transversal a toda a marca. Através de uma simples aplicação móvel, o condutor terá acesso a diagnósticos em tempo real, operações remotas e funcionalidade de localização do veículo, entre outros benefícios.”

O design do novo ASX incorpora de forma mais aprofundada a assinatura “Dynamic Shield”, característica da Mitsubishi Motors, que sublinha o ADN visual da marca e reforça as suas características de SUV. A utilização da cor, as técnicas de design, a gama de opções de jantes e a tecnologia de iluminação LED contribuem igualmente para conferir uma personalidade marcante ao novo modelo.

Simultaneamente, um conjunto completo de tecnologias de segurança e conforto – que recorrem a dados ultrassónicos, de radar e de câmara – ajuda a proteger e apoiar o condutor e restantes ocupantes, a par com o elevado nível de segurança passiva.

A todos estes atributos junta-se a garantia de fábrica de 5 anos / 100 000 km, um elemento diferenciador na proposta de valor da marca e que oferece uma confiança acrescida à sua base de clientes.

O novo ASX é produzido na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha.

 

Design e níveis de equipamento

O exterior e o interior do novo ASX revelam detalhes que o fazem sobressair e lhe conferem um estilo distintivo, em qualquer dos níveis de equipamento disponíveis1. Destaque desde logo para o Dynamic Shield, a assinatura dianteira da Mitsubishi Motors, que reforça as características SUV do modelo e contribui para a uma aparência dinâmica, robusta e desportiva.

O novo ASX oferece uma sequência de boas-vindas e de despedida. Quando o condutor se aproxima com um cartão mãos-livres ou destranca as portas, é apresentada uma animação de boas-vindas através do sistema de luzes e, assim que a porta é aberta, o infotainment é acionado, saudando a chegada do condutor. Quando o condutor sai do veículo e o tranca, este exibe a sua sequência de despedida.

A dianteira apresenta agora uma face mais horizontal, combinada com iluminação LED, capô com linhas bem definidas e entradas de ar de baixa inclinação, que destacam uma forte personalidade. Este design prolonga-se pelas secções laterais, combinando uma silhueta fluída com ombros largos e altos, a par de uma mudança de cor entre a carroçaria e o conjunto cavas das rodas-saia lateral, para proporcionar uma postura mais desportiva.

Este visual assertivo é reforçado pelas já existentes jantes de aço de 17” ou pelas de 18” – de cor preta com corte de diamante, incorporando um design exclusivo para os níveis de equipamento mais elevados.

A estética traseira complementa o caráter desportivo do design do novo ASX. Os farolins oferecem um estilo distinto, apresentando uma forma de C alongado que atravessa o ombro traseiro e se estende pela porta da bagageira. Tal como acontece com os faróis, integram tecnologia totalmente LED. A porta da bagageira, por seu turno, ostenta a com designação ASX e letras esculpidas que compõem a palavra “Mitsubishi”.

O exterior surge ainda aprimorado por um conjunto de acabamentos injetados e polidos, em preto ou cromado brilhante, conforme os níveis de equipamento, incluindo o resguardo inferior dianteiro, os frisos das embaladeiras e a chapa de proteção traseira, que contribuem para um aspeto musculado.

O novo ASX apresenta-se com uma escolha de cinco cores, disponíveis em todos os níveis de equipamento: Crystal White metalizado, Sunrise Red, Onyx Black, Royal Blue e Steel Grey. Nos níveis de equipamento superiores, existe ainda a opção de tejadilho em Onyx Black metalizado em combinação com qualquer uma das opções de cor (exceto Onyx Black), obtendo-se assim uma estética de dois tons.

O habitáculo do ASX foi pensado para oferecer versatilidade e aptidão para viagens de aventura. As entradas e saídas são agora mais fáceis, graças ao “ponto H” mais elevado, e as opções de revestimento em tecido (em função do nível de equipamento escolhido) revelam- se extremamente práticas.

Estão disponíveis três opções de materiais para o habitáculo, cada uma das quais com uma conjugação de várias cores e pontilhados. Estas escolhas combinam também com um forro do tejadilho cinza escuro ou preto no nível de equipamento mais elevado.

Outra funcionalidade relevante tendo em vista o conforto e versatilidade é a possibilidade, incluída de série em todas as versões, de fazer deslizar o banco traseiro 16 cm, o que permite obter mais espaço e arrumação na bagageira ou mais comodidade para as pernas dos passageiros. Tal significa mais 69 litros (VDA) de capacidade de carga com o banco deslocado totalmente para a frente, a juntar aos 332 litros (VDA) que a bagageira oferece com o banco na sua posição normal. Para arrumação de pequenos objetos estão disponíveis diversos locais dispersos pelo habitáculo, nomeadamente no porta-luvas, apoio de braços central e compartimentos das portas que, no seu conjunto, totalizam mais de 22 litros de capacidade.

 

 

 

Grupos propulsores2

O novo ASX oferece uma eletrificação descomplicada, com grupos propulsores híbridos (HEV) e semi-híbridos (MHEV), além de motorizações de combustão interna avançadas e eficientes, permitindo escolher a tecnologia que melhor se adequa a cada estilo de vida.

Todos os grupos propulsores estão conjugados com as configurações de chassis ideais para facilitar a condução, a que se juntam ainda três modos de condução pré-definidos ou a possibilidade de personalização individual das características do SUV.

O sistema 100% híbrido, para já ainda não previsto para Portugal, que representa a opção topo de gama do ASX, destaca-se pela elevada eficiência e baixas emissões. Esta tecnologia combina uma unidade a gasolina de 1,6 litros com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades multimodo inteligente, que otimiza a eficiência e a capacidade de resposta.

A arquitetura híbrida combinada (série/paralela) permite um superior controlo dos diferentes componentes, não exigindo qualquer esforço na alternância entre motor de combustão, propulsão 100% elétrica, propulsão híbrida paralela ou propulsão híbrida em série, oferecendo o melhor equilíbrio entre aceleração, baixo regime do motor e binário adicional do motor elétrico.

Conjugada com a bateria de tração de iões de lítio de 1,2 kWh arrefecida a líquido, localizada sob o piso da bagageira, esta tecnologia pode proporcionar até 80% de condução em cidade com energia puramente elétrica e, graças à vantagem da recuperação de energia cinética, as perdas energéticas são minimizadas.

A motorização de 105 kW (143 cv)/205 Nm proporciona o equilíbrio perfeito entre performance e eficiência, graças à assistência elétrica. As emissões são de apenas 106-111g/km de CO2 e valores oficiais de consumo de combustível situam-se em 4,7-4,9 litros/100 km (com base no ciclo de testes oficial).

A eletrificação é fundamental para o mercado europeu, e o novo ASX dá resposta a quem procura performance acompanhada por um pouco mais de eficiência no consumo, sem que tal implique a mudança para um veículo 100% híbrido. A tecnologia semi-híbrida deste modelo conjuga os benefícios da eletrificação com a continuidade da tecnologia de combustão.

Neste variante semi-híbrida, o novo ASX está disponível com um motor 1.3 DI-T turbo, a gasolina e com injeção direta. Incorporando um gerador de arranque por correia em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12 V, consegue recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de disponibilizar um sistema elétrico de assistência ao binário. Esta motorização pode ser acoplada a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7SST). O motor debita 103 kW (140 cv)/260 Nm com a caixa de velocidades manual, ou 116 kW (160 cv)/270 Nm com a caixa 7SST, o que se traduz num consumo de combustível e emissões de 5,9 ou 6,2 litros/100 km e 134 ou 139 g/km de CO2, respetivamente.

Para quem prefere optar pela propulsão totalmente a gasolina está disponível o inovador motor 1.0 MPI-T, de elevado desempenho e eficiência, com 67 kW (90 cv) de potência e 160 Nm de binário e que está acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. De acordo com a norma WLTP, o consumo situa-se em 5,9-6,0 litros/100 km e as emissões de CO2 em apenas 134-135 g/km.

A ampla gama de motorizações do novo ASX será mais tarde complementada com uma unidade de GPL3 para os mercados que dispõem deste combustível alternativo. O motor de três cilindros com turbocompressor fornece 74 kW (100 cv) de potência e 170 Nm de binário, enquanto a unidade com injeção multiponto consome 7,6-8,0 litros/100 km, emitindo apenas 119-125g/km de CO2 de acordo com os testes oficiais.

 

Digitalização e conectividade

O extenso ecossistema de aplicações e serviços da Mitsubishi Motors, alimentado por tecnologia líder, é um elemento central na relação da marca com os seus clientes. A inclusão de um ecrã de alta-definição para o sistema de infotainment, em conjunto com a aplicação My Mitsubishi Motors, oferece uma abordagem intuitiva à funcionalidade, melhorando a experiência do utilizador.

O novo ASX representa uma verdadeira expansão dos limites da conectividade, oferecendo ao condutor mais controlo do veículo e uma integração perfeita na sua vida quotidiana. O ponto de contacto central para o sistema de infotainment Smartphonelink Display Audio (SDA), com ecrã de 10,4” e elevada densidade de pixels. Fornecendo todas as informações necessárias e com uma excelente qualidade de imagem (graças aos seus 960 x 1280 pixels), este ecrã de

150 DPI permite aceder às aplicações preferidas do condutor através da replicação de smartphones, configurar os modos de condução ou a iluminação ambiente. Para facilitar o acesso a funções como o controlo do ar condicionado, está disponível um conjunto de botões físicos junto à zona inferior do ecrã.

A integração de um conjunto completo de serviços conectados é reforçada pela introdução da aplicação móvel My Mitsubishi Motors, que fornece informações relevantes e serviços remotos numa aplicação móvel fácil de usar, que se encontra disponível na App Store e no Google Play e que apoia o condutor, onde quer que este se encontre. E, no caso dos dispositivos trazidos para o habitáculo do novo ASX, o carregamento sem fios proporciona aos utilizadores uma comodidade acrescida.

A digitalização do habitáculo do novo ASX é ainda reforçada pelo ecrã do painel de instrumentos configurável de 7”, oferecendo um leque alargado de informações, colocando os dados mais importantes diretamente à frente do condutor.

O nível de interação e controlo do novo ASX permite também aos ocupantes a personalização da sua experiência de bordo, ao possibilitar a mudança da luz ambiente a partir de uma ampla palete de cores, que destacam o design do habitáculo e se adequam aos diferentes estados de espírito. Com o sistema Drive Mode da Mitsubishi Motors (comandado através do SDA), o condutor pode personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a distribuição da potência de tração, em complemento aos modos Comfort, Eco e Sport, já pré- definidos no sistema.

De modo a aceder a novas aplicações e funções, o novo ASX pode receber atualizações remotas de software OTA, que incluem updates e correções de erros (à semelhança do que ocorre nos smartphones), o que melhora continuamente a experiência de infotainment.

Destaque ainda para a função eCall, que permite, em caso de acidente e através de um simples toque num botão, emitir um aviso automático para os serviços de emergência, enviando a localização e as informações dos sensores, para que aqueles possam atuar mais rapidamente.

 

 

 

 

Segurança, comodidade e conforto

O novo ASX revela a determinação da Mitsubishi em fazer da segurança um pilar dos seus produtos. Com efeito, este B-SUV, um dos mais seguros do respetivo segmento, integra – em todas as versões – um conjunto completo de equipamentos de segurança passiva e ativa que contribuem para que os ocupantes e os outros utilizadores da via pública fiquem menos expostos a eventuais perigos.

Os pilares da segurança do novo ASX são os seus sistemas passivos. A estrutura do veículo é constituída por uma conjugação de aços de alta resistência, que ajudam a absorver o impacto em caso de colisão. O habitáculo está equipado com airbags dianteiros e laterais para o condutor e o passageiro, dois airbags de cortina de cada lado, cintos de segurança com pré- tensores e limitadores de esforço, encostos de cabeça anti-efeito de chicote e fixações para cadeiras de criança ISOFIX.

O novo ASX foi igualmente concebido para evitar lesões nos utilizadores da via pública mais vulneráveis, como é o caso dos peões e dos ciclistas. O capô, o para-choques dianteiro, faróis e a zona inferior do para-brisas foram especificamente projetados para diminuir a probabilidade de ferimentos.

A segurança é reforçada com uma gama de sistemas ativos, que emitem alertas e atenuam a possibilidade de ocorrência de acidentes, A deteção de peões foi melhorada com o sistema de Mitigação de Colisões Frontais (FCM), fornecido de série. Trata-se de um sistema de travagem de emergência autónomo baseado em radar, que “lê” a estrada à frente para aumentar a segurança.

O conjunto de 16 sistemas de segurança ativa e de conforto do novo ASX maximiza a segurança e a paz de espírito, ajudando a tornar a experiência de condução mais descontraída. Estas tecnologias recorrem a uma combinação entre sensores ultrassónicos e tecnologia de radar e de câmaras para construir uma imagem da zona em redor do veículo (ajudando-o assim a evitar obstáculos), avisar o condutor para os perigos ou realizar manobras evasivas para mitigar ou evitar acidentes.

No novo ASX estão incorporados de série: Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões, Luzes de Máximos Automáticas, Cruise Control com Limitador de Velocidade, Monitorização da Atenção do Condutor, Assistente de Velocidade Inteligente, Aviso de Distância, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira. Estes sistemas são ainda reforçados por um conjunto de novas tecnologias, que aumentam ainda mais a segurança: Assistência ao Estacionamento, Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Saída dos Ocupantes e Alerta de Tráfego Traseiro. Embora sejam simples para o condutor, estes sistemas utilizam a captação avançada de dados para garantir que fornecem as informações corretas.

A função de Monitorização da Atenção do Condutor analisa os movimentos da direção para monitorizar e avaliar permanentemente o comportamento do condutor, ajudando a determinar se este está a ficar desatento. Em caso afirmativo, emite prontamente um aviso, desde que os alertas visuais e sonoros estejam ativados.

Nos níveis de equipamento mais elevados com caixa de velocidades automática, o novo ASX inclui o sistema MI-PILOT (do inglês “Mitsubishi Intelligent Pilot”), que combina o Cruise Control Adaptativo (ACC) com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem (LCA).

Recorrendo a câmaras, a um radar e a uma ECU dedicada, o MI-PILOT controla a aceleração, os travões e a direção para aumentar a comodidade e a descontração do condutor, quer seja em viagens de longa distância, na circulação em autoestrada ou em engarrafamentos. A tecnologia beneficia de três definições do utilizador (Manual, Automático – com funções de Contexto de Estrada e Automático – e Velocidade Legal), para que o condutor possa interferir na velocidade do veículo. Este sistema não é intrusivo, exigindo que o condutor assuma o comando total do automóvel sempre que necessário.

 

Compromisso de Serviço Mitsubishi

Tal como ocorre com toda a restante gama de modelos da Mitsubishi Motors vendidos na Europa, o novo ASX é fornecido com o Compromisso de Serviço Mitsubishi, que inclui:

  • Garantia de série: 5 anos/100 000 km
  • Garantia anticorrosão: 12 anos
  • Garantia da bateria de propulsão: 8 anos/160 000 km
  • Assistência em viagem: 5 anos (Pacote de Assistência Mitsubishi)

 

1 As especificações e os níveis de equipamento poderão variar em função do mercado

2 As especificações podem variar consoante o mercado e o nível de equipamento.

3 Disponível apenas em mercados selecionados: Portugal / França / Itália / Países Baixos / Polónia.

 

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