Novas terapêuticas e soluções de diagnóstico inovadoras
A Zoetis, líder global em saúde animal, está na vanguarda da inovação no setor veterinário, com soluções que vão desde medicamentos até diagnósticos de última geração. Em entrevista, a Dr.ª Marta Sánchez de Lerin, General Manager da Zoetis, partilha a sua visão sobre os desafios e oportunidades no cuidado animal, a importância da tecnologia no setor e como a empresa está comprometida com o bem-estar e saúde animal.
Com mais de 70 anos de experiência, a Zoetis é a empresa líder mundial em saúde animal. Como avalia a trajetória da empresa e como descreve o seu posicionamento?
Efetivamente, a Zoetis tem tido um crescimento sustentado com a Investigação como linha mestra da nossa afirmação enquanto líderes e um posicionamento no mercado assente em três pilares: Inovação, Foco no cliente e Sustentabilidade.
Inovação que se traduz num robusto investimento para criar soluções avançadas que atendam às necessidades de saúde animal.
Foco nas pessoas e nos animais, mantendo um relacionamento próximo com os diferentes intervenientes do mercado da saúde animal, sejam médicos veterinários, tutores de animais de companhia ou detentores de animais de produção, com soluções para a melhoria da qualidade de vida dos animais.
Sustentabilidade, adotando práticas mais sustentáveis como o desenvolvimento de embalagens ecológicas, combate ao desperdício e implementação de processos de produção mais eficientes.
Que atividades e iniciativas são desenvolvidas pela Zoetis para promover a saúde, o bem-estar animal e a consciencialização sobre a importância dos cuidados veterinários?
Atuamos, fundamentalmente, em duas vertentes, a formação/informação dos médicos veterinários e a partilha de informação relevante junto dos tutores e detentores de animais.
A nossa investigação e desenvolvimento tem permitido avanços científicos em diferentes áreas, que estão na génese do lançamento de novas terapêuticas e soluções de diagnóstico, enquadrados numa abordagem global – prever, prevenir, diagnosticar e tratar. Se a nossa missão junto dos médicos veterinários é conhecida, temos vindo a tomar iniciativas junto dos tutores para a consciencialização da prevalência de diferentes doenças, alertar para sinais que possam estar presentes e quais as alterações que justificam a visita médico-veterinária. Procuramos soluções para proporcionar a melhor qualidade de vida aos animais mantendo-os saudáveis o maior tempo possível e através de ferramentas de rastreio poder chegar a uma avaliação precoce de forma a instituir um tratamento adequado se e quando necessário. Um exemplo recente do nosso trabalho é relacionado com a osteoartrite, uma doença degenerativa, crónica e que afeta a qualidade de vida, mas frequentemente subdiagnosticada. Existem dados que apontam para que afete 40% de toda a população canina e felina e não só os animais de idade adulta mais avançada, embora nestes a prevalência seja maior: 80% em cães acima de 8 anos e 60% em gatos acima dos 6 anos. Disponibilizamos materiais de apoio como flyers sobre a doença, checklist de diagnóstico e vídeos para a sala de espera. Também no digital, temos partilhado publicações nas redes sociais e, muito em breve, iremos lançar um site direcionado para a sensibilização desta doença, nomeadamente com um questionário a que o tutor poderá responder para perceber imediatamente se existe algum sinal de alerta, de forma a encaminhar o animal para uma consulta médico-veterinária.
Atualmente, as duas grandes áreas de foco da Zoetis, no que respeita aos animais de companhia, são a dermatologia e a osteoartrite. Pode falar um pouco sobre as mais recentes inovações ou lançamentos no mercado, nestas duas áreas?
A entrada da Zoetis na área da dermatologia teve um enorme impacto e podemos dizer que marcou um antes e um depois no tratamento da doença alérgica. A partir desse momento, passou a estar disponível um produto com um perfil diferenciador e que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de milhões de cães em todo o mundo. Atualmente, desenvolvemos uma formulação mastigável que torna a administração mais fácil, fator importante quando se trata de medicação crónica. Além disso, no âmbito da inovação nesta área, lançámos o primeiro anticorpo monoclonal em medicina veterinária, sendo uma solução diferenciada pela especificidade e por permitir ao médico veterinário o acompanhamento próximo dos pacientes pela administração mensal do fármaco no centro de atendimento médico veterinário.
Na área da osteoartrite, a Zoetis lançou no mercado recentemente produtos inovadores utilizados como primeira linha de tratamento, direcionados a um mediador chave no desenvolvimento da doença osteoarticular, de elevada especificidade, para cães e gatos e que têm demonstrado um grande impacto na melhoria da qualidade de vida destes pacientes.
A Zoetis orgulha-se de ter sido a empresa pioneira no lançamento de anticorpos monoclonais na medicina veterinária. Quais as maiores vantagens destas terapêuticas?
Na Zoetis acreditamos que, no futuro, teremos opções terapêuticas cada vez mais dirigidas, que atuem, especificamente, e tenham o menor impacto possível no restante organismo.
Os anticorpos monoclonais são moléculas de elevada especificidade, que atuam diretamente em mediadores chave da doença para a qual foram desenvolvidos. São caracterizados pela longa ação, já que uma única administração permite uma duração de ação de um mês. São proteínas, que são metabolizadas e eliminadas como qualquer outra proteína no organismo e, como tal, com um impacto renal, hepático e gastrointestinal residual.
O futuro da saúde e bem-estar animal vai passar, tal como a saúde humana, por um grande avanço tecnológico e será fortemente impactado pela inteligência artificial. Qual tem sido o papel da empresa e que objetivos pretendem alcançar a este nível?
Acreditamos que a inteligência artificial pode ter um papel muito importante para permitir a cada médico veterinário agilizar o seu trabalho diário e ganhar mais tempo para o contacto próximo com o tutor. Estamos a começar na área dos diagnósticos com o desenvolvimento de um equipamento que, com inteligência artificial de deep-learning, permite obter resultados de esfregaços sanguíneos, análise fecal, sedimento urinário e citologia cutânea compatíveis com os obtidos por especialistas diplomados em apenas 15 minutos, no centro de atendimento médico-veterinário. Nesta área, através de uma linha específica Vetscan Imagyst estamos comprometidos com o desenvolvimento de mais funcionalidades, que darão resposta à necessidade de resultados fidedignos, consistentes e rápidos, para fundamentar a decisão clínica e permitir a implementação de medidas terapêuticas adaptadas a cada caso clínico, de forma célere.