Mississippi – alumínios e serralharia civil: Qualidade, Rigor e Seriedade
Localizada em Maceira, concelho de Leiria, esta empresa dedica-se a trabalhos de serralharia civil e serralharia industrial, tendo como principais clientes empresas de diversos setores, nomeadamente metalomecânicas, vidreiras, moldes e plásticos. José Luís Cardoso, sócio-gerente da empresa, que fundou em 2003, revela que dá emprego a cinco pessoas e que tem como clientes algumas grandes empresas da região.
A Mississippi – Alumínios e Serralharia Civil é uma empresa vocacionada para a serralharia civil e serralharia industrial, com uma vasta experiência no setor, tendo desenvolvido o seu mercado, no sentido de satisfazer os mais elevados padrões de qualidade dos seus clientes, apresentando-lhes soluções capazes e inovadoras. Em entrevista à Revista Business Portugal, José Luís Cardoso, administrador da empresa, deu a conhecer a dinâmica e estrutura organizacional da Mississippi, evocando um passado rico em experiência, profissionalismo e know-how. Em entrevista, lembra que tudo começou em 2003, um pouco por brincadeira, com um sócio que queria fazer um portão. Esta necessidade levou-os a embarcar na ‘aventura’ de construir uma empresa. Um ano depois, José Luís Cardoso fica como sócio único e, a partir daí, tudo ficou com um carácter mais sério, até porque o empresário não imaginava o que era ter uma serralharia. Mas a verdade é que, esta mudança de percurso profissional fez nascer uma nova paixão que volvidos dois anos da fundação da empresa acabou por partilhar com o seu filho, David Cardoso. Hoje, passados 16 anos a empresa cresceu e tornou-se uma referência na região, através da gestão de José Luís Cardoso, com o apoio da sua equipa, e concretamente David Cardoso, responsável pela fabricação e pela área do desenho. E se quando registou a empresa com o nome Mississippi, este não era adequado a uma serralharia, hoje toda a gente já o decorou, sendo conhecida e reconhecida na região como uma serralharia de referência.
Numa primeira fase, a empresa estava mais direcionada para a serralharia civil vocacionada para a construção civil, mas em 2011 com a crise, o empresário teve que encontrar uma alternativa para “equilibrar o barco”, e decidiu vocacionar a empresa para a serralharia industrial, que envolve o fabrico de equipamentos industriais, nomeadamente na área dos automóveis, vidros e plásticos. De resto, os clientes da Mississippi são grandes empresas da região, concretamente da Marinha Grande. “A vertente de serralharia industrial veio dar uma lufada de ar fresco e fazer com que a empresa pudesse consolidar-se”, salienta José Luís Cardoso.
Procurando sempre apresentar soluções capazes e inovadoras, a Mississippi desenvolve um conjunto de produtos, dos quais destacamos um produto em lançamento, as placas de polietileno PE 500 e PE 1000, com diversas cores dimensões e espessuras. Esta solução é ideal para corte de carne e de peças plásticas e tampos de bancada, entre outras funcionalidades, esclarece o nosso entrevistado, realçando a atitude da empresa na prossecução da inovação e desenvolvimento. Grande parte das peças fabricadas pela empresa são entregues em bruto e os acabamentos preconizados pelos seus clientes, no entanto há três palavras-chave que são o segredo do sucesso da Mississippi – qualidade, seriedade e rigor técnico. Não é à toa que muitas das peças que nascem na Mississippi acabam por viajar para vários destinos nacionais e internacionais através dos seus clientes de referência.
Como objetivos estratégicos, José Luís Cardoso pretende apostar na criação de valor sustentável e na obtenção da qualidade, uma opção estratégica que tem ajudado a consolidar o crescimento e desenvolvimento da Mississippi.