Mercadona cria 5 mil novos postos de trabalho e fatura mais 5,5% em 2020
Num ano tão duro e complexo como o de 2020, a Mercadona conseguiu a melhor gestão da sua história, graças às 95 mil pessoas que formam o Projeto, as quais demonstraram com o seu esforço e capacidade de superação que é nos momentos excecionais que surgem as pessoas excecionais.
A Mercadona, empresa de supermercados físicos e de venda online, aumentou em 2020 as suas vendas consolidadas em superfície constante em 5,5 %, até aos 26.932 milhões de euros, dos quais 186 milhões correspondem às vendas das suas 20 lojas em Portugal. Além disso, a empresa obteve um lucro líquido de 727 milhões de euros, mais 17%, após ter partilhado com a equipa 409 milhões de euros a título de prémios por objetivos, e 364 milhões de euros, mais 29%, com a Sociedade a título de impostos. Estes resultados são um claro indicador da determinação com que a Mercadona está a levar a cabo a brutal transformação em que se encontra imersa para impulsionar um modelo de empresa mais digital, produtivo e sustentável.
Para isso, e com o objetivo de acelerar esta alteração decisiva, a Mercadona realizou um investimento de mais de 1.500 milhões de euros em 2020, um esforço de investimento suportado por recursos próprios, que se enquadra no seu plano estratégico 2018-2023.
Como resultado deste investimento, a Mercadona finalizou o ano com 1.641 supermercados, após abrir 70 supermercados, 10 deles em Portugal, e fechar 65 lojas que não se ajustavam ao seu novo modelo mais eficiente e sustentável. Manteve igualmente o processo de renovação da sua rede de supermercados e finalizou o ano com 1.000 supermercados adaptados ao Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), após remodelar 152 lojas. A empresa também continuou com a implantação da nova secção “Pronto a Comer”, o que lhe permitiu finalizar o exercício com 650 lojas com a nova secção, 20 delas em Portugal.
A Mercadona em Portugal
Com a abertura de mais 10 lojas em 2020, atingindo as 20 lojas no país, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 186 milhões de euros. Com o objetivo de contribuir para a criação de riqueza, a Mercadona pagou 32 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia, onde se situam os novos escritórios inaugurados em junho de 2020. Durante o mesmo período, criou 800 empregos – todos sem termo – finalizando o ano com uma equipa de 1.700 colaboradores e um investimento de 113 milhões de euros.
A previsão para 2021 é de abrir mais 9 lojas no país. Com a finalidade de dar continuidade ao seu projeto de expansão em Portugal, a empresa investirá 150 milhões de euros e recrutará 500 pessoas, sempre com contrato efetivo desde o primeiro dia.
5 mil novos postos de trabalho criados
O esforço de investimento realizado, além de gerar riqueza e atividade, materializou-se na criação de 5.000 postos de trabalho estáveis e de qualidade, 4.200 em Espanha e 800 em Portugal, até finalizar com uma equipa de 95.000 pessoas, 93.300 em Espanha e 1.700 em Portugal.
Com o objetivo de continuar a impulsionar com factos, iniciativas pioneiras em matéria de qualidade laboral e conciliação, a Mercadona continuou a avançar com a implantação de uma nova jornada laboral de cinco dias para o pessoal dos seus supermercados em Espanha (em Portugal foi implementado desde a abertura da primeira loja em 2019). Esta medida, conhecida internamente como Jornada 5+2, permite ao pessoal das lojas descansar dois dias completos por semana e desfrutar também de oito fins de semana prolongados (sábado, domingo e segunda) durante o ano. Neste sentido, a empresa deu mais um passo para avançar em matéria de conciliação e todos os colaboradores de loja contam com um calendário anual, com todos os seus dias livres planificados, uma ferramenta inovadora dentro do setor da distribuição.
Gestão da Covid-19: nos momentos excecionais surgem as pessoas excecionais
Consciente do impacto social que a COVID-19 está a gerar e das suas consequências sociais e económicas, a empresa reforçou o seu compromisso solidário em 2020 para oferecer uma resposta ágil e decidida às necessidades das pessoas mais desfavorecidas. E fê-lo com a maior doação de alimentos realizada pela Mercadona até à data, como corresponde a um momento excecional como o que estamos a viver: 17.000 toneladas de produtos durante estes doze meses a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade, das quais 15.800 foram distribuídas em Espanha e 1.200 em Portugal. Estas doações implicaram duplicar as realizadas em 2019 e foram distribuídas por 290 cantinas sociais, mais de 60 bancos alimentares e outras entidades sociais e instituições de solidariedade. Além disso, a empresa prestou outras ajudas especialmente relevantes, como as entregas de alimentos e produtos de limpeza levadas a cabo nos Centros de acolhimento Temporário para doentes COVID-19 no norte de Portugal.
Juan Roig, presidente da Mercadona, afirma que “2020 foi um ano duro, raro e difícil, que nos permitiu reafirmar que a verdadeira força da transformação da empresa são as pessoas que formam este projeto. Todos fomos capazes, apesar dos momentos de incerteza, de vencer os nossos medos, tomar decisões corajosas e trabalhar em equipa para abrir os mais de 1.600 supermercados da empresa todos os dias. É nos momentos excecionais que surgem as pessoas excecionais; o esforço pessoal e a capacidade de superação das 95.000 pessoas que formam a nossa equipa, dos 3.000 fornecedores e dos seus colaboradores são uma referência e um exemplo para a sociedade”.
Um investimento de 1.500 milhões em 2021 para ativar a economia
A Mercadona vai continuar a impulsionar o seu plano de transformação 2018-2023 e, para isso, tem previsto investir 1.500 milhões de euros em 2021 (150 milhões de euros em Portugal), que destinará, principalmente, à abertura de 97 novos supermercados, 88 em Espanha e 9 em Portugal; à remodelação de 88 supermercados para os adequar ao Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8); e à implantação da nova secção de Pronto a Comer em outros 200 supermercados. Além disso, continuará a otimizar a sua rede logística, com a remodelação e inauguração de novos blocos logísticos, e destinará importantes recursos à transformação digital, outro dos desafios da empresa, assim como a reforçar o modelo online. Para tudo isso, a empresa criará mais de 1.600 postos de trabalho estável e de qualidade em 2021, entre Espanha e Portugal (500 em Portugal).
O presidente da Mercadona, Juan Roig, afirmou que “2021 e 2022 vão ser anos muito difíceis e, embora existam muitas incertezas, existe mais vontade de continuar a superá-las. Por isso, o nosso compromisso, do qual me sinto orgulhoso, é continuar a dar o melhor de cada um de nós sem esperar que ninguém nos peça nada, convencido de que se os 95.000 remarmos como sabemos, alcançaremos aquilo a que nos propusermos. Porque, além do talento da equipa extraordinária que formamos e dos importantes avanços que estamos a fazer na digitalização, uma empresa precisa de uma liderança capaz de realizar todas as mudanças necessárias, se não, desaparecerá. Mudanças que passam por fazer o que for preciso para garantir uma qualidade efetiva a um preço imbatível e continuar a avançar na promoção de um ecossistema de valores e ações centrados em beneficiar as pessoas, a sociedade e o planeta”.