Maxfinance Energia, potenciar vidas e iluminar futuros

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Descubra a trajetória singular de Mafalda Emília, Diretora da Maxfinance Energia, desde a sua origem como consultora financeira até à liderança da empresa. Conheça os desafios superados e as estratégias que fizeram da Maxfinance Energia, um ponto de referência do setor financeiro, especialmente no litoral alentejano, adaptando-se continuamente para atender às necessidades exclusivas dos clientes e promover a literacia financeira no país.

Mafalda Emília, Diretora

Pode-nos contar mais sobre a sua jornada pessoal e profissional até ser diretora da Maxfinance Energia? Quais foram os maiores desafios que enfrentou?

Iniciei numa altura, ainda antes da atual designação de “Intermediário de Crédito”. A designação era “Consultora Financeira”. Tinha experiência na parte administrativa e de recursos humanos, e sempre tive boa capacidade de lidar e ouvir as pessoas, tendo tido em anteriores funções uma relação indireta com a banca, decidi enveredar por este caminho completamente novo para mim na altura. O meu percurso inicial foi de muito trabalho, tanto na construção de uma relação com os players da banca, nas parcerias que, felizmente, se têm mantido sólidas ao longos dos anos, e também para estabelecer o meu nome como referência na minha região, e isso claro, conquistou-se com muita resiliência, persistência, insistência e trabalho. Após este caminho de anos, a Maxfinance desafiou-me a abrir a agência, e eu aceitei esse repto, como parte normal de uma evolução que tantos resultados positivos tem dado. O nome “Energia” foi o resultado de várias conversas com parceiros bancários e imobiliários, que consideram a “Energia” como uma das minhas principais características, e de bom grado, foi esse o nome que escolhi.

Com base na vasta experiência da Maxfinance Energia em intermediação de crédito, quais estratégias ou abordagens exclusivas a empresa adotou para se tornar líder no setor em Portugal?

Tenho na Maxfinance uma segunda família. Todo o apoio prestado ao longo destes anos, tem sido parte fundamental desta caminhada. Tenho tido gestores espetaculares, tenho aprendido com todos eles, que contribuíram para o meu crescimento. Fosse na parte da formação, no conhecimento de novos procedimentos e no conhecimento da parte jurídica devido à nova legislação que vai saindo, tenho tido um suporte total, e isso sem dúvida é derivado do enorme know-how e expertise que a Maxfinance tem, e justamente por isso, é líder do mercado neste setor, e acredito que o irá ser por muitos e bons anos. A estratégia e linha de raciocínio tem proporcionado resultados e visibilidade, acreditando firmemente nos propósitos da empresa em ajudar-nos a sermos cada vez melhores e mais preparados para os desafios do futuro. Mas lá está, é nos desafios que encontramos a energia para suplantar obstáculos e superar-nos a nós mesmos. Sou muito grata à Maxfinance por tudo.

A empresa oferece uma ampla gama de serviços, totalmente adequadas às necessidades dos portugueses. Como a empresa personaliza os seus serviços para atender às necessidades específicas dos clientes?

Não só proporciona serviços adequados, mas também está sempre atenta aos sinais do mercado e tenta sempre antecipar aquelas que vão ser as novas tendências. Numa altura em que vivemos uma crise inflacionista e taxas de juro altas, temos sempre o cuidado de melhorar a situação do cliente e não só. Temos o cuidado de analisar o perfil do cliente, e também preparar para outros desafios que poderão surgir no futuro imediato. A boa relação que possuímos com a banca, faz com que seja mais fácil ajudar. Cada caso é um caso, não há casos iguais, e cada um tem a sua solução. É preciso ter paciência e sapiência, para definir soluções cada vez mais específicas que surgem, e felizmente tenho conseguido levar a bom porto.

Com uma vasta rede de franchisados, como a Maxfinance Energia mantém a coesão e a qualidade dos serviços oferecidos em todas as regiões? Há algum exemplo notável de colaboração entre os franchisados que destaca o sucesso dessa abordagem?

Há uma coisa que digo sempre aos meus clientes: “Faço o acompanhamento do princípio ao fim”, literalmente. Recordo-me numa semana ter estado em três escrituras distintas, em Setúbal, Évora e no Algarve. Não somos imobiliários, mas temos uma quota-parte importante no desenvolver dos processos. Acredito plenamente nesta profissão, na necessidade da mesma e de como podemos contribuir para ajudar as pessoas nas suas vidas. Em relação aos colegas, possuo uma boa relação com os mesmos, porque é importante ter essas sinergias. Não os vejo como concorrentes, mas sim como colegas efetivos, cada um na sua zona, cada um com a sua visão e método, que respeito em absoluto e no qual também indiretamente absorvo um pouco. Existe uma cultura positiva e de boas práticas e isso é importantíssimo num mercado nada fácil.

A missão da Maxfinance Energia inclui a promoção da literacia financeira em Portugal. Como a empresa contribui para aumentar a compreensão financeira das famílias e indivíduos?

A questão tocou numa área que considero muito relevante. Os conhecimentos que compõem o entendimento da literacia financeira, deveriam ser parte do nosso sistema de ensino. Compreender a importância das finanças pessoais e até questões de impostos, por exemplo, é algo que deveria ser ensinado a todos os portugueses. Não só pela relevância do tema, mas igualmente no impacto direto que possui na qualidade de vida e na estabilidade financeira, que obviamente irá refletir-se no nosso bem-estar.

No meu caso profissional, dou sempre toda a informação e apoio total de modo que a tomada de decisão seja feita com toda a informação disponível e sem pressão. Se o caminho de facto, não é o melhor para o cliente, vou sempre desaconselhar, porque o meu objetivo é sempre melhorar a situação. Já tive clientes em que desaconselhei certas opções e, posteriormente, passado algum tempo, vieram com uma condição diferente e conseguiram os seus objetivos. Isso é reconfortante, porque não só reconheceram a honestidade e sinceridade, mas não se esqueceram de nós, na altura em que voltaram a precisar dos nossos serviços. Compreender a literacia financeira, iria evitar casos de endividamento excessivo. Como referi anteriormente, como não houve essa aprendizagem no sistema escolar, no desenvolver de uma cultura de poupança, os casos sucedem-se, e o meu conselho é sempre o mesmo, contactar quando esses sinais surgem para podermos atuar preventivamente. O nosso país, infelizmente, ainda tem uma visão de salários baixos, e isso ajuda a que haja situações difíceis, que nem sempre são fáceis de gerir. Contudo, independentemente do cenário do cliente, há um compromisso nosso de arranjar uma solução viável, de “insistir, resistir e persistir” em resolver a vida a uma pessoa, fazer uma família feliz, ou ajudar a atingir um objetivo de vida.

Considerando o cenário financeiro em constante evolução, como a Maxfinance Energia se mantém atualizada com as últimas tendências e regulamentações do mercado financeiro para garantir que os clientes recebam o melhor aconselhamento possível?

Conhecimento da legislação, cumprimento das regras estabelecidas pelo regulador e capacitarmo-nos, cada vez mais, de ferramentas e suporte para desempenharmos a nossa importante função é um imperativo. Ultimamente, também derivado da situação atual, andamos sempre atentos às novas medidas, que tem sempre impacto na vida das pessoas, e tentarmos ver se até poderemos ajudar de alguma forma, as pessoas a orientarem-se neste período complicado. É importante estarmos bem informados, não só a nível de legislação nacional, mas igualmente da europeia, pois há cada vez mais a visão de que o setor financeiro tem de estar cada vez mais bem preparado, até para termos cada vez melhores profissionais na área, para proporcionar excelência no nosso serviço.

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