Mais do que sorrisos perfeitos, pessoas felizes
A Saber Dentária é uma clínica na área da saúde oral, mais concretamente com serviços de Ortodontia, Implantologia e Odontopediatria. Áreas tão particulares que, acima de tudo, exigem a paixão pelo que se faz como nos confidencia Sara Mendes, administradora da clínica.
A trabalhar na área há 16 anos, Sara Mendes é o rosto de uma equipa consistente e especializada. A administradora, especializada em Ortodontia e Odontopediatria, reconhece que o seu trabalho é facilitado com a colaboração dos colegas e de todas as pessoas que fazem parte da empresa, que trabalham todos com o mesmo alinhamento.
Dra. Sara Mendes, Administrativa
A Saber Dentária, criada em 2005, é composta por várias pessoas e todas elas têm o seu papel, “não são apenas recursos humanos, são pessoas que têm muito a aportar à empresa”, garante.
A paixão pela área é o motor para o restante trabalho, assegura, porque se trata de uma área em que se trabalha muito com crianças, na questão da pediatria e, por outro lado, a implantologia, que é um tratamento mais diferenciado e no qual se destacam os especialistas Núria Sobrinos e Pedro Mota. Ambas são áreas de especialidade que se aprendem fora da faculdade, ou seja, há uma formação à posteriori que exige uma atualização contínua. Sara Mendes assegura que todos os colegas têm currículo enriquecido com uma vasta e coerente experiência na área.
Um serviço com abrangência territorial
A atuar em quatro pontos distintos, a clínica tem uma equipa especializada e consistente que lhe permite criar uma relação, cada vez mais próxima, com os utentes. Como nos diz a administradora, não existem “empresas maravilha” e, portanto, existem alguns pontos que têm de ser fortalecidos. O facto de trabalhar com uma só equipa especializada, que abrange todas as clínicas do grupo, além de permitir conhecer melhor os utentes, facilita a comunicação entre todos os clínicos. “Já nos conhecemos há muito tempo e a comunicação torna-se fluida, assim como o intercâmbio de paciente entre clínicas”
Tendo em conta as disparidades regionais, a estratégia de negócios tem de ser adaptada a cada realidade. Uma questão que considera muito importante, porque “quem não se adapta não evolui”. Tem de haver uma adaptação consoante a localidade e a clínica em que se está a trabalhar, para que o negócio cresça. A médica dentista não vê os utentes apenas como números, importa também a perspetiva não financeira, nomeadamente apostando na qualidade dos tratamentos e proximidade com os nossos pacientes. Temos que ter em conta que, sem os pacientes as clínicas não subsistem e este é o foco da Saber em dentária e da Dra. sara Mendes.
A tecnologia na medicina dentária
A tecnologia em torno da medicina dentária está em constante mudança e evolução. No caso da Saber Dentária, em específico, e dada a complexidade de doentes que recebem diariamente, é um fator importante. Para haver qualidade são necessárias pessoas formadas, mas também material e tecnologia adequados, que só são possíveis se estiverem reunidas todas as condições e se houver um retorno que permita trabalhar dessa forma. Para Sara Mendes, é certo que “tudo exige um esforço pessoal, financeiro e abdicar de muito em prol deste objetivo.” Todo esse equipamento não é fácil de se adquirir, porque além do espaço que ocupa, exige burocracias, além da logística de espaço ainda tem os respetivos licenciamentos.
Uma complementaridade de serviços e parcerias relevantes num momento pandémico
O objetivo da Saber Dentária é ser reconhecida como um centro de referência na região do Algarve na área da Medicina Dentária, com especialidades diferenciadas, a partir do desenvolvimento de serviços eficientes e inovadores, com base numa gestão sustentada e alinhada com a satisfação dos colaboradores e utentes.
No caso da imagiologia, além do que é obrigatório, têm o equipamento necessário para a realização da TAC, que garante independência à clínica e evita deslocações a centros de radiologia; ao nível do apoio especializado em próteses, a clínica está equipa com a CAD CAM, a tecnologia mais avançada para o apoio da implantologia dentro da reabilitação protética; ao nível da formação a Saber Dentária, dada a dificuldade durante a pandemia porque se tornou tudo on-linee muito do trabalho realizado tem uma componente estritamente prática, optou por recorrer a técnicos externos para dar formação à equipa no laboratório dentário (Prodentelab). Neste sentido, há também uma parceria estratégica com o Hospital de Loulé, nomeadamente na clínica de Olhão e Almancil.
ProdenteLab – fabricação de material e instrumentos médico-cirúrgicos.
No sentido de desagregar a medicina dentária da parte protética, Sara Mendes decidiu criar o laboratório ProdenteLab, que, apesar de estar ligado à Saber Dentária, trabalha de forma independente e autónoma. O laboratório dentário fornece o material necessário, desde próteses até a aparelhos ortodônticos. Foi um passo importante para o crescimento da empresa, porque está na retaguarda e permite que os trabalhos sejam feitos dentro da empresa, garantindo assistência a todas as clínicas. Contudo, para além de fornecer a Saber Dentária, o laboratório também trabalha para outras clínicas dentárias e grupos privados. O laboratório, cada vez mais, impõe uma tecnologia computadorizada, que exige uma formação mais especializada ao profissional e, por isso, a formação tem sido constante.
A estratégia alterou-se com a situação pandémica, pelos custos e recursos que são necessários ter em vários pontos distintos.
Habitualmente, associa-se a falta de higiene oral à carência monetária, mas para Sara não é a questão da falta de higiene oral, porque essa já é educada nas escolas e qualquer pessoa tem acesso, trata-se mais de uma questão cultural e educacional. Porém, hoje em dia, a maior parte das clínicas e muitos centros de saúde têm já a vertente da medicina dentária, não com os tratamentos mais diferenciados, como a ortodontia e implantologia, mas têm os tratamentos generalistas.
A situação económica atual da população não é favorável para este tipo de tratamento mais diferenciado. E, nesse sentido, a Saber Dentária disponibiliza soluções de financiamento de crédito, porque Sara Mendes quer que todas as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde oral de forma mais facilitada. Muitas empresas crescem com as crises, mas a administradora considera que não é o momento certo para crescer a nível geográfico, mas sim de dentro para fora. “Consolidar certos aspetos internos, para depois ser mais fácil crescer para fora”, finaliza.