Com mais de 40 anos de experiência na produção de queijos, a Lacto Serra continua a aliar inovação e rigor na sua produção, conquistando a preferência dos consumidores, tanto no mercado nacional como internacional. Sebastião Gomes, Administrador e Fundador da Lacto Serra, vê no prémio Sabor do Ano 2025 uma prova do compromisso da empresa com a qualidade e a tradição.
A Lacto Serra viu vários dos seus produtos a serem distinguidos com o prémio Sabor do Ano 2025. Que fatores acredita que mais contribuíram para esse reconhecimento?
Qualidade dos produtos, é o fator principal e permissão da nossa empresa. O sabor apurado e a textura única dos nossos queijos são fatores que nos distinguem no mercado para os consumidores.
Todos na Lacto Serra sabem e trabalham com o objetivo de produzir com qualidade, só assim conseguimos ter sucesso no mercado, só assim os consumidores dão valor aos nossos produtos, só assim é que fidelizamos clientes e consumidores.

Num setor altamente competitivo como o dos lacticínios, como é que a Lacto Serra equilibra tradição e inovação para manter a qualidade?
A Lacto Serra é uma empresa especializada na produção de queijo prato, são 40 anos de experiência na produção. A empresa foi-se adaptando às novas tecnologias de fabrico e controlo de qualidade, conseguindo sempre manter as características do produto tradicional tal como era há 40 anos. A indústria alimentar tem evoluído muito nas exigências de segurança alimentar, e bem para todos, obrigando a que muitos processos tradicionais como o enchimento das formas à mão ou a utilização de tábuas de madeira na cura, hoje não sejam possíveis, no entanto conseguimos que as características do queijo produzido no início da empresa se mantenham com os processos atuais de segurança alimentar. Apesar de um processo cada vez mais mecanizado, e como referido, mais seguro, quem comia os nossos queijos há 40 anos continua a sentir o mesmo prazer e sabor ao degustá-los.
Que estratégias a Lacto Serra pretende adotar para aproveitar esta visibilidade e reforçar a sua presença no mercado nacional e internacional?
O Sabor do Ano é efetivamente o prémio em Portugal que é decidido pelos consumidores, que é quem mais importa para a Lacto Serra, demonstrando a satisfação e o reconhecimento por parte dos consumidores. Portanto, os consumidores ao saberem que são eles que fizeram essa escolha é uma garantia de satisfação para eles mesmos, e de reconhecimento da distinção.
Para os nossos clientes, que colocam à venda os nossos produtos aos consumidores, onde é visível a distinção Sabor do Ano, é também uma garantia do reconhecimento e preferência.
Nos clientes nacionais e internacionais a visibilidade que os prémios Sabor do Ano têm, permite-nos utilizá-los como uma bandeira de qualidade e eleição. O facto de, desde 2020, sermos premiados em vários artigos com a distinção Sabor do Ano, dá uma garantia de consistência de qualidade e reconhecimento, sendo refletida na escolha e fidelidade dos nossos clientes e consumidores.
Quais são os próximos passos da Lacto Serra em termos de inovação e desenvolvimento de novos produtos? Os consumidores podem esperar novidades em breve por parte da Lacto Serra?
Tal como, ao longo destes 40 anos, a Lacto Serra tem produtos em desenvolvimento, para irmos ao encontro das pretensões dos nossos consumidores, que em breve terão novidades, sempre com a garantia da qualidade que nos é reconhecida.
Queremos agradecer aos consumidores a escolha e distinção dos nossos produtos, só com eles é que é possível este sucesso de qualidade.