Num setor em plena transformação digital, a Softwhere tem-se destacado como parceira estratégica dos gabinetes de contabilidade portugueses. Filipe Branquinho, CEO, explica como a aproximação direta aos clientes, a personalização de soluções e a aposta em tecnologia inovadora, como robots e Inteligência Artificial, têm permitido à Softwhere não só acompanhar a evolução do mercado, mas também redefinir a forma como os contabilistas gerem clientes, tarefas e obrigações.
Como nasceu a ideia de criar a Softwhere e quais foram os principais desafios no arranque da empresa?
A Softwhere nasceu da identificação de uma lacuna no mercado: a necessidade de aproximar empresas de tecnologia a organizações com necessidades muito específicas. A génese da empresa esteve, desde o início, ligada ao desenvolvimento de software à medida, projetando soluções que respondessem de forma personalizada a cada cliente.
Em 2013 surgiu a oportunidade que viria a redefinir o rumo da Softwhere. Partindo do desafio lançado por um contabilista, desenvolvemos o CRMCONTAB – Software de Gestão de Gabinetes, a nossa solução de referência. No arranque, enfrentámos os desafios naturais de qualquer novo projeto: validar o conceito, criar uma plataforma tecnológica intuitiva e escalável, e sobretudo, conquistar a confiança do mercado, para que a Softwhere fosse reconhecida como uma opção credível e diferenciadora.

O que distingue a Softwhere das restantes empresas de desenvolvimento de software no mercado português?
O que distingue a Softwhere é a proximidade com os seus clientes. Mais do que uma empresa de desenvolvimento, somos um parceiro tecnológico. Na Softwhere o cliente fala diretamente com a equipa de desenvolvimento o que nos permite ter a visão de onde o cliente está, onde quer chegar e quais as soluções para que isso seja possível. Evitamos linguagem técnica para que a comunicação com o cliente seja clara e acessível. Os nossos softwares são personalizáveis e ajustáveis às reais necessidades dos nossos clientes. Esta perspetiva faz com que as nossas empresas se identifiquem com a aplicação, revendo-se na mesma.
De que forma o CRMCONTAB acrescenta valor ao setor da contabilidade, num contexto em que a área tem vindo a registar uma evolução tecnológica tão significativa?
O CRMCONTAB é um software de Gestão de Gabinetes de Contabilidade, assente em três pilares: centralização de clientes, tarefas e obrigações; registo de tempos e análise de rentabilidade; e automatização de rotinas através de robots, eliminando ilhas de informação (como ficheiros Excel dispersos), reduzindo os erros por intervenção humana e oferecendo uma visão 360º do gabinete.
No que diz respeito à centralização, o CRMCONTAB permite gerir, de forma rápida toda a informação dos clientes, senhas, comunicação (Email, SMS e WhatsApp), tarefas, obrigações fiscais, mapas de apoio e acessos diretos aos portais. Assim, garante-se que a informação crítica está sempre acessível, organizada e disponível para toda a equipa. Outra das funcionalidades do CRMCONTAB é o registo e análise de tempos que permite aferir a rentabilidade por cliente, comparando as avenças com o tempo alocado a cada cliente e tarefa. Permite ainda construir um mapa orçamental com a descrição dos serviços contratualizados, sugestão de avença e a comparação entre custos planeados e consumos reais, oferecendo uma visão clara para a tomada de decisões estratégicas.
Por fim, destacam-se os robots e a incorporação da Inteligência Artificial, que surgem como uma necessidade premente no setor. Tudo o que possa reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas, aumentar a confiança no cumprimento de processos e obrigações, e otimizar a execução do trabalho contabilístico é, para nós, uma prioridade. Apostando em robots para envio de declarações, validação e extração de informação, com vista à redução de erros por intervenção humana.
Como é que a Softwhere acompanha as constantes mudanças tecnológicas e garante que as soluções se mantêm atuais e competitivas?
Na Softwhere encaramos cada cliente como um verdadeiro parceiro estratégico. Essa relação próxima dá-nos a capacidade de antecipar desafios e de ajustar soluções antes mesmo de serem solicitadas. Combinamos investimento em formação, tecnologia e ferramentas de desenvolvimento para assegurar respostas rápidas, eficazes e adaptadas à realidade de cada gabinete.


Quais são os principais objetivos da Softwhere para os próximos anos e em que áreas pretendem investir mais?
Os principais objetivos da Softwhere para os próximos anos passam por consolidar a nossa posição no setor da contabilidade, através do reforço e evolução contínua do software CRMCONTAB, sempre em estreita colaboração com os nossos clientes.
Pretendemos continuar a investir sobretudo em três eixos estratégicos:
- Inovação tecnológica, com destaque para o reforço dos robots e da Inteligência Artificial aplicada à contabilidade. Bem como a continuação da aposta em aplicativos mobile que permitam aproximar os contabilistas dos seus empresários.
- Experiência do utilizador, tornando as nossas soluções ainda mais intuitivas, acessíveis e centradas nas necessidades reais dos gabinetes de contabilidade, contribuindo assim para que os contabilistas cumpram as boas práticas da profissão.
- Formação e proximidade, apostando na capacitação das equipas e no acompanhamento próximo dos clientes, para garantir que a tecnologia é usada como verdadeiro motor de crescimento.
A Softwhere conta com mais de 900 gabinetes e milhares de profissionais de contabilidade que confiam diariamente no nosso software. A médio prazo, a nossa ambição é continuar a ser reconhecidos não apenas como fornecedores de software, mas como parceiros estratégicos, capazes de antecipar tendências e de desenvolver as ferramentas certas no momento certo.





