Huawei na vanguarda da Tecnologia

A gigante tecnológica chinesa que tem conquistado a Europa e o Mundo, marca presença na nossa edição, com as mais recentes novidades da marca – através de uma entrevista exclusiva com Guoshi Tao, Head of Huawei Portugal Device Office.

Considerando a tendência dos consumidores em escolher marcas que ofereçam confiança e garantia, que estratégias a Huawei está a implementar para estabelecer a confiança dos consumidores portugueses e garantir a sua satisfação em relação à empresa?

Atualmente, o ecossistema de produtos e serviços da Huawei está a quebrar as fronteiras entre dispositivos, permitindo criar experiências inovadoras e interligadas, inteligentemente adaptadas para responder a cada momento, em tempo real.

Continuamos a atualizar a estratégia Seamless Life em todos os cenários, e sabemos que, mais do que nunca, a tecnologia apresenta-se essencial para os nossos utilizadores. Como os produtos tecnológicos estão mais interligados do que nunca com a vida dos consumidores, a Huawei continuará a impulsionar o avanço tecnológico, a melhorar os ecossistemas de software e hardware, assim como a inovar em produtos e serviços para trazer experiências mais inteligentes para os nossos consumidores.

Para a Huawei, os consumidores estão sempre em primeiro lugar e fazemos sempre o nosso melhor para responder de forma eficiente às suas necessidades. Acreditamos que à medida que estas necessidades evoluem e os hábitos de compra se tornam digitais, novos modelos e serviços premium devem ser explorados e desenvolvidos para otimizar a experiência dos consumidores.

Sendo uma marca conhecida em todo o mundo, qual é o diferencial que torna a Huawei uma marca de destaque para os consumidores? De que forma a empresa está a enfatizar funcionalidades, como a fotografia, o design e a autonomia da bateria, para competir no mercado?

Continuamos focados em criar e lançar no mercado dispositivos inovadores. Investimos ativamente em investigação, desenvolvimento e inovação. Contamos para isso com 20 centros de investigação na Europa, nomeadamente na Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Bélgica e Polónia. Além disso, somos o requerente de patentes mais significativo junto do Instituto Europeu de Patentes (IEP), com 4.505 patentes registadas, o que representa um aumento de mais de 27% em relação ao ano anterior (2022).

A Huawei é uma grande força na indústria global de tecnologia. No dia 9 de maio, fez o lançamento da nova série de smartphones P60. Fale-nos um pouco mais sobre este lançamento.

No passado dia 9 de maio, apresentámos em Munique, na Alemanha, uma série de novos dispositivos topo de gama, nomeadamente o Huawei P60 Pro e o Huawei Mate X3, novidades desenvolvidas a pensar nas tendências contemporâneas da era digital. Os novos lançamentos vêm reafirmar a liderança da Huawei no mercado da eletrónica de consumo e representam o nosso compromisso com a inovação contínua, de forma a levar o mundo digital aos consumidores em todo o mundo.

O Huawei P60 Pro apresenta características fotográficas incríveis. Foi criado para proporcionar uma experiência de utilização inovadora e é o primeiro da indústria a estar equipado com uma câmara teleobjetiva ultra luminosa com vários grupos de lentes. Este smartphone recebeu a pontuação máxima atribuída pela DXOMARK, tendo sido considerado como smartphone N.º 1 com uma pontuação recorde de 156 pontos. Destacou-se pelo seu desempenho geral e pelas suas características fotográficas, sendo atualmente o smartphone fotográfico mais avançado disponível no mercado.

Tendo em vista a crescente demanda por tecnologia e produtos “premium”, a Huawei tem planos para lançar mais produtos de alta qualidade este ano? Os smartphones dobráveis poderão ser uma oportunidade de crescimento no mercado da tecnologia?

No caso da Huawei, optámos por diferentes formatos e dobradiças. Desde que anunciámos o nosso primeiro Huawei Mate X dobrável em 2019, temos vindo a melhorar tanto a flexibilidade e durabilidade do ecrã, como o sistema de dobragem e as dobradiças, para garantir que quando o telemóvel está totalmente estendido, não fica nenhum vinco visível. A Huawei oferece atualmente três tipos de ecrãs flexíveis: abertura exterior de ambos os ecrãs (HUAWEI Mate XS), abertura tipo livro (HUAWEI Mate X2) e abertura tipo concha (HUAWEI P50 Pocket). No dia 9 de maio de 2023, lançámos nosso último dobrável em Munique, o HUAWEI Mate X3, um dispositivo em forma de livro com recursos premium e um design muito marcante devido à sua espessura e peso. Além disso, na parte da câmara, incorporámos a nova tecnologia XMage, com a qual é possível obter fotos incríveis. Outra parte do desenvolvimento é o resistente HUAWEI Kulun Glass, um vidro que é 10 vezes mais resistente do que o vidro convencional.

Outro ponto importante é a experiência do utilizador, onde a partir do EMUI 11, contemplamos um ecrã estendido como um passo além da usabilidade e, portanto, adaptámos aplicações e serviços a um ecrã maior, podendo abrir 2 aplicações ao mesmo tempo sem ter que fechar a que estamos a usar, como abrir a galeria enquanto lemos um e-mail ou sobrepor um vídeo enquanto lemos um artigo no navegador da web. Este é um dos pontos fortes do novo HUAWEI P50 Pocket, que com a nova EMUI 12 oferece a possibilidade de ver e utilizar duas aplicações ao mesmo tempo. Além disso, incorporámos um pequeno ecrã na parte exterior do telemóvel para que qualquer utilizador possa ver as suas notificações, receber chamadas e tirar fotografias e vídeos sem ter de estender o ecrã, o que era uma das principais queixas de outros utilizadores a este tipo de formato de concha.

Qual é o equipamento Huawei mais popular no mercado português e os principais pontos fortes que contribuem para o seu sucesso no país?

Os wearables e o áudio estão a registar um forte crescimento nos últimos tempos. No segmento dos wearables, oferecemos várias gamas de smartwatches HUAWEI Watch ou a nossa série HUAWEI Band de rastreadores de atividade, que se aproximam cada vez mais de um smartwatch. Mas esperamos um desempenho especial do nosso wearable emblemático de 2023, o HUAWEI Watch 4, um dispositivo premium que se destaca pelo seu design, funcionalidades desportivas e de saúde, bem como pela sua autonomia de bateria, que permite esquecer o carregamento durante duas semanas. Em termos de áudio, cobrimos todos os tipos de auscultadores TWS, tanto de design intra-auricular como de design aberto, conhecido como open fit, o que nos permite oferecer alternativas para todos os públicos, não só em termos de design, mas também em termos de gama, abrangendo desde a gama de entrada com o HUAWEI FreeBuds SE até aos dispositivos premium, como o HUAWEI FreeBuds Pro 2 e o HUAWEI FreeBuds 5.

Em que categorias de produtos a empresa está focada para crescer e fazer a diferença nos próximos anos?

A Huawei está empenhada em oferecer um ecossistema de produtos integrado aos seus clientes, e todos os segmentos de produtos são importantes para atingir este objectivo. A Huawei sempre colocou o smartphone no centro do seu ecossistema, mas graças à inovação tecnológica, assistimos cada vez mais a situações de integração entre outros tipos de produtos, quer se trate de um portátil e de uns auscultadores ou de um smartwatch e de um altifalante, por exemplo.

Há vários anos que a Huawei oferece soluções tecnológicas em todos os tipos de segmentos com o objectivo de satisfazer as necessidades dos seus clientes em qualquer cenário através da colaboração entre dispositivos: Smart Office, Fitness e Saúde, Smart Home, Easy Travel e Entretenimento. Isto permitiu à Huawei não só continuar a liderar a inovação em smartphones, mas também continuar a inovar e a oferecer a mais alta qualidade em segmentos como wearables, computadores e áudio, uma vez que todos eles são fundamentais para formar um ecossistema destinado a facilitar a vida quotidiana dos seus clientes.

Por fim, gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a postura da Huawei face a assuntos sociais. São temas cada vez mais importantes para a marca?

A Huawei é, na sua essência, uma entidade tecnológica que zela permanentemente pela ideia de não deixar ninguém para trás no mundo digital. A conectividade é um direito humano básico, a base do progresso humano e do crescimento económico. As ligações tornar-se-ão, em breve, um recurso natural e omnipresente que detetará proativamente as mudanças e as necessidades dos utilizadores. As tecnologias digitais e de IA estão a ajudar todos os governos e empresas a tornarem-se mais ágeis, eficientes e dinâmicos. As plataformas digitais abertas, seguras, flexíveis e fáceis de utilizar estão a facilitar a inovação e a transformação em todos os sectores. Serão a base e o terreno fértil para a nossa sociedade continuar a avançar no seu objetivo de aproximar todos os seres humanos do planeta.

A nossa missão na Huawei é concentrarmo-nos nos desafios e nas necessidades dos nossos clientes, fornecendo as soluções e os serviços mais avançados em termos de dispositivos, de modo a oferecer o máximo valor a cada um dos nossos clientes. E tudo isto não seria possível sem a visão que temos da sociedade e da cultura empresarial, que é enriquecer a vida dos utilizadores através da comunicação e das possibilidades que esta oferece num mundo globalizado e em constante evolução.

You may also like...