HeartGenetics: Utilizar a genética para o seu bem-estar
Quando o primeiro genoma humano foi sequenciado em 2001, foi anunciado ao mundo o início de uma nova era: a informação genética estaria acessível a todos. A promessa incluía o diagnóstico de numerosas doenças e uma grande aposta na prevenção. A revolução, no entanto, foi mais lenta do que o previsto. Partindo de uma realidade restrita a cientistas, os testes genéticos foram entrando aos poucos na prática clínica, para apoio ao diagnóstico. No entanto, o valor que reside nos dados genéticos é muito mais vasto, uma vez ultrapassada a complexidade da sua interpretação e o custo da sua obtenção.
Os avanços tecnológicos da última década vieram permitir que o custo de aquisição de dados sobre o genoma tenha diminuído significativamente, ao ponto de ser possível a realização de estudos com centenas de milhar de indivíduos para perceber a associação entre os dados genéticos e características individuais. Esta imensidão de dados acelerou o desenvolvimento de ferramentas computacionais com a capacidade de obter novos conhecimentos, com um enorme impacto na área da saúde e em muitas outras áreas, como é o caso da área do bem-estar.
Na área do bem-estar, os objetivos não são os mesmos que na clínica. Nesta área pretende-se conhecer a predisposição genética de cada indivíduo para um conjunto de características físicas e comportamentos, com o propósito de ajudá-lo a conhecer-se melhor e a interagir com o ambiente de forma a aumentar o seu estado geral de bem-estar. Descobrir o nosso caminho, o nosso verdadeiro potencial, foi sempre um grande desejo da humanidade. Ter acesso a mais conhecimento sobre nós próprios é determinante para a realização desse desejo.
A HeartGenetics é uma empresa portuguesa que tem como objetivo utilizar a informação genética para melhorar a saúde e o bem-estar de todos. Detentora de uma rara combinação de competências, com reconhecimento internacional, em biologia molecular, genética, informática e inteligência artificial, a HeartGenetics consegue extrair dados genéticos de uma simples amostra de saliva e gerar um relatório com informações muito úteis e de fácil interpretação. Na HeartGenetics, adiciona-se inteligência aos dados da genética por forma a que estes possam ser usados na promoção da saúde e bem-estar. Desta forma, a genética deixa de ser um destino, passando a ser uma ferramenta de apoio ao desenho do nosso destino.
Após vários anos a desenvolver atividade na área da genética cardiovascular, a empresa decidiu inovar na área do bem-estar, como é exemplo a área da genética do desporto e da genética da nutrição. Utilizando uma estratégia de análise de dados sofisticada e alinhada com as conclusões de vários projetos internacionais de renome, a HeartGenetics desenvolveu soluções baseadas em evidência científica por forma a garantir a maior transparência e a entrega de recomendações cientificamente sólidas aos seus clientes. Em parceria com profissionais de saúde altamente qualificados, a HeartGenetics desenvolveu o programa DNACoach, um programa inovador, único e personalizado, que revela como as características genéticas de cada indivíduo podem ser usadas para melhorar as suas rotinas de exercícios físicos e planos nutricionais.
Não há melhor treinador do que o nosso corpo, e não há melhor plano alimentar do que aquele que responde às necessidades específicas das nossas células. A HeartGenetics já ajudou milhares de pessoas a escutar os seus genes e assim encontrar uma renovada motivação para viver de forma saudável.