HC Caixilharia: Seriedade e Respeito pelo Cliente
Hélder Carvalho sempre esteve ligado à área da caixilharia. Em 2013 decidiu arriscar e abrir a sua própria empresa. Em entrevista à Business Portugal, o diretor-geral da HC Caixilharia, reconhece a importância do “passa a palavra” para o crescimento do seu negócio.
Explique em que momento e porque razão surge a empresa HC Caixilharia. Sempre esteve ligado a esta área?
Eu já trabalhava na área da caixilharia desde 2002, no entanto, era por conta de outrem. Em 2007 registei a empresa em nome individual. Não iniciei como fabricante de caixilharia, mas sim como revendedor uma vez que, naquela altura, não tinha capacidade económica para comprar máquinas e armazéns. Os anos foram passando e a empresa onde eu tinha trabalhado foi à falência e consegui adquirir as máquinas da mesma. Comprei-as e guardei-as num armazém e quando pude iniciei a produção por conta própria, ainda em nome individual. Em 2013, a empresa passou a designar-se HC Caixilharia. Já tínhamos a carteira de clientes criada, foi só iniciar a produção e, na altura já contávamos com quatro colaboradores. Com o tempo fomos crescendo e, atualmente, a equipa é composta por 15 pessoas.
Quais os principais serviços disponibilizados ao cliente? Que caraterísticas fazem da HC Caixilharia uma empresa distinta no mercado?
O nosso serviço distingue-se pelo fornecimento de caixilharia de qualidade e serviço pós venda. Para nós, cada cliente é único e merece um tratamento personalizado. Eu diria mesmo que a seriedade e o respeito pelo cliente são as principais caraterísticas que nos distinguem no mercado. O que nos tem levado ao sucesso é o facto da nossa prioridade ser a satisfação do cliente, pois este é o nosso melhor vendedor. Na HC Caixilharia não temos comerciais e isso deve-se ao facto dos clientes se aconselharem uns aos outros, existe o chamado “passa a palavra” que tem sido fundamental para o crescimento do nosso negócio. Sabemos da importância das redes sociais, mas quando uma empresa é aconselhada por um amigo, por exemplo, à par- tida já temos a confiança de que vamos ser bem servidos.
Qual o sentimento de estarem entre as “Empresas Gazela 2021”? Este reconhecimento é o resultado do trabalho e da dedicação da sua equipa ao longo do ano?
Evidentemente. É sinal de que toda a equipa fez um bom trabalho, devidamente planeado e estruturado. Não importa se fazemos muito, é preciso fazer bem, de forma a obter resultados sólidos e é isso que a minha empresa tem conseguido ao longo dos anos.
Qual a análise faz destes oito anos de atividade e que planos tem em mente para o futuro da empresa?
O balanço que eu faço é muito positivo, superámos todos os objetivos estipulados. Em relação ao futuro, perante a conjetura atual, é difícil fazer previsões. No entanto, eu penso que temos que dar o nosso melhor no dia a dia de forma a conseguirmos responder a eventuais obstáculos que possam surgir. Identifico grandes desafios ao nível da captação e retenção de mão de obra qualificada assim como na flutuação dos preços das matérias-primas.