Uma ÓTICA para cada ESTILO DE VIDA

A nossa viagem pelo distrito de Setúbal levou-nos até Nelson Silva, CEO de duas óticas com estratégias completamente distintas. A sua rotina divide-se entre o centro de Setúbal, onde se localiza a Visual Click e a zona oeste do concelho, no Centro Óptico de Setúbal- local escolhido pelo CEO para receber a Revista Business Portugal. Nas próximas linhas damos-lhe a conhecer uma ótica clássica e outra vanguardista, duas apostas que mudaram o posicionamento desta empresa familiar no mercado setubalense.

O Centro Óptico de Setúbal foi constituído em 1984, na Rua Celestino Alves (Setúbal), local onde ainda hoje permanece. O negócio de cariz familiar nasceu com o avô de Nelson Silva, antigo sócio da fábrica de lentes Zeiss. O interesse pelo setor estendeu-se até Carlos Silva, pai do nosso interlocutor, que iniciou a sua atividade profissional numa ótica em Lisboa. É ele, que anos mais tarde regressa a Setúbal, no papel de empresário e abre o seu próprio negócio- o Centro Óptico de Setúbal.
Enquanto narra a história, Nelson Silva, afirma que o desejo do seu pai sempre foi fazer crescer a empresa e diferenciá-la das restantes. Para tal, contou com a ajuda da sua esposa, Maria Lezita, que aos nossos olhos realizou um excelente trabalho na decoração da loja uma das mais antiga do concelho. Assim que entramos saltam à vista as peças de arte; estatuetas e quadros que preenchem meticulosamente os espaços. As vitrines fechadas expõem as centenas de óculos, separando-os por gama, estilo e marca. Com esta aposta na decoração e exposição do produto, quiseram dar um ambiente familiar e acolhedor à loja. “Procuramos acima de tudo o bem-estar dos nossos clientes. Queremos que entrem e disfrutem de um serviço de qualidade, no espaço intimista que criamos para eles”, diz Nelson.

Atendimento técnico e personalizado
Entre, sente-se, diga o que pretende e a equipa tratará do resto. É mesmo assim o modelo de atendimento do Cetro Óptico de Setúbal. Neste estabelecimento operam cinco funcionários e dois médicos oftalmologistas (terças e quintas-feiras de tarde), disponíveis para encontrar a solução mais adequada para o seu caso.
Neste estabelecimento encontrará uma equipa de profissionais prestável e experiente, pronta para lhe apresentar as melhores marcas, tendências e aquilo que melhor condiz com o seu estilo e formato do rosto. Diz Nelson Silva, que “no final do dia são mais de duas centenas de óculos para voltar a colocar nas vitrines”, tudo isto porque o cliente recebe um atendimento de excelência. “Damos ao cliente a possibilidade de experimentar várias opções, propomos marcas mais alternativas que não são do conhecimento geral, para que saibam que existem marcas a fazer a diferença quer na qualidade quer no design do produto”, explica o CEO.
“A nossa estratégia passa por conciliar a qualidade com o preço. Conseguimos ter preços muito atrativos, principalmente nas marcas que os nossos clientes mais gostam de ter”.

Ao estilo self-service
O Visual Click abriu portas no ano de 2015, com uma localização privilegiada, bem no centro da cidade, próxima da Avenida Luísa Todi. Esta loja é o oposto da anterior e nasceu precisamente com essa intenção. “A abertura da Visual Click com um conceito completamente distinto do Centro Óptico permitiu-nos alcançar um outro tipo de público”, afirma Nelson Silva.
Paredes pintadas de branco, mobiliário com linhas simples e estantes com milhares de óculos em exposição prontos a serem experimentados são as características deste espaço. À disposição estão duas funcionárias e dois oftalmologistas (terças e quintas-feiras de manhã), mas segundo o jovem empresário, o público da Visual Click prefere fazer a sua compra de forma independente.
A franja da sociedade que visita este espaço são sobretudo os jovens, que preferem simplicidade e rapidez. Os preços estão bem visíveis e as marcas com mais saída são as de baixo custo. Nelson Silva acredita que este espaço se adequa ao tipo de cliente que prefere pagar menos e ter mais do que um par de óculos na gaveta. “Hoje os óculos, tanto os de sol como os de ver são entendidos por muitos como um acessório de moda. Por esse motivo preferem gastar menos e ter mais variedade. Na Visual Click temos o produto que este tipo de cliente procura”.

Inovação e desenvolvimento
A visão estratégica da família Silva permitiu a consolidação e crescimento da empresa ao longo de 33 anos. Primam pelo atendimento de excelência, num mercado que dominam e que se adequa aos diferentes públicos. Apesar do sucesso, a procura pela inovação e desenvolvimento são uma constante, no dia a dia do CEO Nelson Silva.
Entrou no negócio da família pelo gosto que tinha em realizar ensaios para lentes de contacto, “processos demoram cerca de um mês, onde é avaliado o estilo de vida, horas de utilização da lente em cada utente”-, atualmente é o principal responsável pela seleção dos produtos e de toda a tecnologia médica, de ambas as lojas. “Juntamente com as funcionárias seleciono o produto que quero ver nas lojas. Estamos atentos às tendências, mas o know-how que detemos, permite-nos saber os produtos que vão fazer sucesso junto dos nossos clientes”, refere Nelson.
Há modelos de óculos que são eternos, mas também há atualmente muita inovação no que toca ao design. Das armações em massa ou metal, às lentes coloridas ou espelhadas, a panóplia que hoje encontra numa destas óticas é de perder de vista. Qualquer que seja a sua escolha, o foco continua a ser o bem-estar do seu olhar.

You may also like...