Credibilidade e confiança

Nassrin Majid, Diretora-Geral da Consumer Choice, salienta o contributo para a evolução das marcas e para informação do consumidor.

 

Nassrin Majid, Diretora-Geral da Consumer Choice

 

 

O Prémio Escolha do Consumidor é reconhecido como um selo de confiança pelas marcas que o recebem. Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam para alcançar este reconhecimento?

A Escolha do Consumidor é um marco de credibilidade e confiança para as marcas. Um dos principais desafios que as empresas enfrentam para alcançar este reconhecimento está na adaptação às tendências do consumidor e na constante inovação. Isto implica adaptar-se dinamicamente às tendências emergentes e às expectativas dos consumidores. A Escolha do Consumidor é um sistema de avaliação e economia colaborativa entre marcas e consumidores, fornecendo informações valiosas para as marcas, quer em termos de melhoria de produtos e serviços, quer na sua relação com os consumidores. Realizamos uma avaliação rigorosa que considera a opinião direta do consumidor, permitindo assim que as marcas obtenham feedback real e construtivo. É fundamental que as marcas escutem o seu consumidor, através da informação que partilhamos, mas que acima de tudo, trabalhem as métricas e as adaptem em função do que o seu público-alvo expecta, criando assim, uma vantagem competitiva no mercado.

A Escolha dos Profissionais tem um posicionamento diferente da Escolha do Consumidor. Como é que essas duas abordagens se diferenciam e como as marcas o reconhecem?

A Escolha do Consumidor e a Escolha dos Profissionais, regem-se pela mesma metodologia, ambos comparativos e centrados na opinião do consumidor ou profissional da área. Se por um lado, na Escolha do Consumidor, o foco é na avaliação direta dos consumidores finais, que experimentam os produtos e serviços no seu dia a dia, e em ambiente real de consumo, na Escolha do Profissionais, a base é numa vertente mais especializada e técnica dos profissionais da área que usaram os produtos durante um período de tempo. As marcas reconhecem a necessidade em certificar e reconhecer os seus produtos e serviços através de profissionais especializados, identificando o que mais valorizam na categoria. E através de uma avaliação qualitativa estes profissionais vão definir o grau de satisfação com a marca e o que os faz escolher uma marca em detrimento de outra. Quando uma marca é reconhecida Escolha do Consumidor ou Escolha dos Profissionais, significa que é a melhor na sua categoria, e por isso eleva os seus padrões de qualidade, inovação e compromisso.

Qual o conceito do “Quality Award” e como as marcas podem evoluir para serem reconhecidas de forma consistente?

O Quality Award surge da procura e da necessidade de apoiar e certificar as pequenas e médias empresas em Portugal. O grande foco deste projeto é reconhecer as organizações que demonstram um compromisso com a qualidade e excelência nos seus produtos e serviços, através de uma avaliação criteriosa e rigorosa, e tendo em conta a especificidade de cada negócio através de dez critérios de análise, procurando corresponder às expectativas dos consumidores com experiência de consumo corrente. As marcas através do estudo que partilhamos são incentivadas a evoluir e inovar constantemente os seus produtos e serviços para satisfazer um consumidor cada vez mais exigente. O interesse das empresas em receber este reconhecimento, demonstra uma maior conscienlização em certificar os seus produtos e serviços.

A Escolha Sustentável reconhece as empresas que se dedicam à sustentabilidade nas vertentes social, ambiental e económica. O que pode ser feito para garantir que estas premiações estejam alinhadas com os desafios globais atuais?

A Escolha Sustentável surge exatamente com as tendências atuais de consumo responsáveis e conscientes. Os nossos estudos indicam que a geração mais jovem, tem uma maior consciência dos impactos sociais e ambientais de consumo e por isso, há um consumidor mais atento para marcas que apostam e incentivam a sustentabilidade como uma prática corrente. É também uma forma de criarem um vínculo de confiança e diferenciador com os seus consumidores, com uma visão no futuro. Esta certificação tem uma metodologia criteriosa que visa avaliar os produtos, serviços ou medidas através de um painel de expertises abrangendo várias áreas de especialização e paralelamente, pelos consumidores que avaliam com base na percepção.

O objetivo da qualificação é envolver especialistas e consumidores, conseguindo destacar as empresas que se comprometem com a sustentabilidade e estão a desenvolver esforços, por vezes não reconhecidos publicamente, incentivando outras a seguir o mesmo caminho.

You may also like...

This will close in 10 seconds