Clínica Veterinária do Castêlo: 15 anos a tratar da saúde animal
Situada na cidade da Maia, a Clínica Veterinária do Castêlo, nasceu em maio de 2000 com o objetivo de colmatar uma certa carência deste setor na região. Carlos Paulos, médico veterinário e fundador da clínica, começou a sua formação académica e profissional em virologia na área de investigação, no IIVA e Faculdade de Medicina Veterinária de Nova Lisboa da Universidade de Luanda.
Em Portugal, esteve ligado ao Laboratório Nacional de Investigação Veterinária durante cerca de cinco anos. Dedicou-se à avicultura industrial, concretamente em aviários de multiplicação e em nutrição animal (fábrica de rações para animais) por quase três décadas. Atualmente, possui a Clínica Veterinária do Castêlo com uma equipa constituída por quatro médicos veterinários e três auxiliares de veterinária onde, com meios de diagnóstico auxiliares como radiografia digital, análises clínicas, ecografia, ECG, endoscopia e dois internamentos, disponibiliza consultas de medicina geral e profilaxia, cirurgia geral e ortopédica, banhos e tosquias, entre muitos outros serviços veterinários, tendo desde sempre disponibilizado urgências 24 horas domiciliárias, com duas ambulâncias.
Columbofilia, o desporto com mais atletas federados a nível nacional
Carlos Paulos, pioneiro e uma referência na medicina e patologia aviárias, assegura outra vertente que a clínica dispõe desde sempre: a columbofilia. Disponibilizando um vasto conhecimento em clínica desportiva, como responsável técnico da Associação Columbófila do Distrito do Porto há 24 anos, fornece apoio técnico e clínico de excelência ligados ao pombo-correio. O que pouca gente sabe é que este é um desporto com mais de dois milhões de atletas federados, enquanto o futebol tem apenas 150 mil. Na perspetiva de Carlos Paulos, este tipo de atividades lúdicas deveria ser mais introduzido nas escolas, já que desenvolve o espírito competitivo, exige dedicação e contribui para alternativas a comportamentos desviantes.
Certificação Cat Friendly Clinic
Em maio de 2015 a clínica recebeu o certificado de ‘Cat Friendly Clinic’ pela International Society of Feline Medicine. Em Portugal existiam à data apenas 15 clínicas certificadas, três na região Norte. A aquisição deste certificado exige a realização de formações em bem-estar felino, tal como a alteração do ambiente da clínica de forma a torná-la o menos stressante possível. Assim, a clínica possui uma entrada, sala de espera e consultório exclusivos para gatos, bem como uma panóplia de equipamentos específicos, como máquinas de tosquia e balanças próprias para felinos. Mas ser ‘cat friendly’ não é só isto. Toda a equipa está sensibilizada para a natureza única do gato, proporcionando um atendimento especializado para tal. “Com a Cat Friendly o objetivo é que os animais, neste caso os felinos e seus tutores, venham à nossa clínica com o mínimo stress e possam receber de nós os melhores cuidados. Nestas condições, o diagnóstico e o tratamento serão mais fáceis, a recuperação melhor e a cura mais rápida e mais consistente”, explica Carlos Paulos.
Evolução da medicina veterinária ao longo dos tempos
Hoje, admite Carlos Paulos, as pessoas têm uma maior preocupação em tratar os seus animais nas mais diversas áreas, nomeadamente a do comportamento animal que tem tido crescente importância na Medicina Veterinária. Foi neste sentido que organizou em 2015 dois seminários, tendo sido o primeiro exclusivamente direcionado para o comportamento felino e conceito ‘Cat Friendly’. Dada a boa adesão por parte dos proprietários, o segundo também incluiu o comportamento canino e a vertente do ensino dos princípios de adestramento. Estes seminários, com entrada gratuita, tiveram o intuito de transmitir aos tutores conhecimentos que lhes permitam proporcionar às suas mascotes a melhor qualidade de vida, prevenindo simultaneamente patologias comportamentais, bem como comportamentos indesejados no seu dia-a-dia.
“Já em 2017, mais precisamente no dia em que a clínica comemorou o seu 17º aniversário, a 6 de maio 2017, demos a conhecer pelo seu III Seminário os resultados práticos conseguidos através da prática de dois anos de medicinas integrativas à nossa medicina tradicional alopata, nomeadamente a foto-bio-estimulação-acupuntura a laser, bem como, também, a aplicação de implantes de ouro já que, acredita, será uma mais-valia no tratamento de algumas doenças, com redução de riscos ou efeitos secundários”.
Projetos de futuro
“A pensar já no nosso IV Seminário no próximo ano, preparamo-nos para anunciar, mais duas valências, de que já fizemos formação profissional, a Ozonoterapia e a Regeneração de tecidos, como por exemplo tendões e cartilagens, através da aplicação de células estaminais do próprio animal”.
Um projeto que a clínica também acarinha e quer manter é a realização anual de seminários gratuitos para tutores. Carlos Paulos acrescenta ainda que “estes seminários tiveram boa recetividade e representam uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos e experiências”. Paralelamente, outro objetivo é manter a atualização constante do site da clínica, a manutenção de uma plataforma interativa com os tutores de animais para poderem seguir toda a sua anamnese, planos profilácticos e terapêuticos, bem como integrar redes sociais com conteúdos relevantes e conselhos práticos para os donos e seus animais de companhia, estando também em execução uma área dedicada à adoção de animais. Ainda, a adesão ao Cheque Veterinário, um projeto desenvolvido pela OMV que, em conjunto com os Municípios, vai ajudar a prestar assistência a animais abandonados, bem como auxiliar tutores carenciados.