BFood aposta na promoção de um estilo de vida saudável

A Revista Business Portugal esteve à conversa com Tiago Botelho, Administrador da BFood, que nos contou sobre a história da empresa, as características dos seus produtos, as preocupações com a sustentabilidade e as perspetivas para o futuro.

 

 

Tiago Botelho, Administrador

 

 

A BFood, S.A. é uma empresa do sector alimentar sediada em Palmela, estando presente no mercado há mais de 20 anos (embora durante alguns anos sob outra denominação). Num olhar sobre o seu percurso, destacamos em 2010, o início da construção de uma nova unidade produtiva em Palmela, em 2014, foi lançada para o mercado a gama de produtos BFood-ANA (atualmente BFood Bliss) para fins nutricionais específicos, uma gama inegavelmente inovadora de produtos técnico-científicos, alicerçados pela capacidade de investigação e desenvolvimento de novos produtos. Mais tarde, em 2021, com a aquisição da totalidade do capital social da empresa por um único acionista, a mesma entrou num processo de reestruturação interno onde foi delineada uma nova estratégia para o futuro. Assim, nesse período a empresa iniciou um processo de rebranding tendo em vista a alteração da sua identidade corporativa, tendo esse processo sido finalizado em novembro de 2021, data na qual a empresa se passou a chamar BFood, S.A. Ainda no seguimento do novo posicionamento da empresa, no decorrer do ano de 2021, iniciou-se todo o rebranding de gamas e linhas de produtos, embalagens, etc. que foram lançadas até final do ano de 2022. Ainda nesse período, foram sendo proporcionadas todas as condições para a BFood se candidatar a uma certificação internacional muito centrada na qualidade e segurança alimentar, fatores fundamentais para a empresa. Deste modo, já em 2022 a empresa é então certificada pela IFS Food, sendo desta forma mais um garante de qualidade eficiente e transparente no processamento dos alimentos. Entretanto, a empresa já foi auditada e certificada novamente em 2023 e 2024.

Com uma ampla experiência no desenvolvimento de produtos que economizam tempo de preparação e confeção, a BFood mantém um constante foco na inovação por forma a satisfazer continuamente as necessidades dos seus clientes e consumidores, apostando fortemente na qualidade e proporcionando a possibilidade de fornecer produtos personalizados, ou seja, criação de soluções de acordo com os desejos/necessidades dos clientes.

As pessoas são, sem dúvida, um dos ativos mais importantes de uma organização, uma vez que são elas que permitem que tudo aconteça e são elas que contribuem e representam a identidade da empresa, pelo que a qualidade destas será uma importante vantagem competitiva. Assim, a equipa BFood é neste momento composta por 31 colaboradores divididos pelos seguintes departamentos: qualidade, HSA e IDI, compras, comercial e marketing, financeiro e o departamento de produção que acaba por ser o coração da empresa. Todos estes departamentos estão sob a alçada do Conselho de Administração e de uma direção operacional que procuram dirigir e coordenar toda a dinâmica entre eles. “Desde a minha chegada à empresa, o foco foi sempre melhorar os processos internos por forma a permitir uma maior eficiência em todo o processo produtivo e procurar que a interligação entre departamentos fluísse de forma natural e eficaz. Para esse objetivo, procurámos reforçar a equipa com profissionais já com experiência, com passagens por empresas de referência, que pudessem trazer novas ideias e métodos no sentido de melhorarmos e nos desenvolvermos cada vez mais internamente. Precisamos estar sempre no nosso melhor, pretendemos manter os mais altos padrões por que nos regemos, mantendo o rigor e cumprindo com todas as normas regulamentares e estatutárias exigidas, somos uma empresa que está sujeita a apertado controlo e à possibilidade de inspeções que podem acontecer a qualquer momento e sem aviso prévio por diferentes entidades. Temos que estar sempre no auge”, evidencia o empresário.  Em suma, o crescimento e o desenvolvimento da BFood foi sendo sustentado por fatores de competitividade, dos quais se destacam desde logo a qualificação dos seus recursos humanos, a qualidade dos seus produtos, a propensão para uma constante inovação e capacidade de adaptação às tendências e necessidades do mercado tudo isto com elevados padrões de qualidade e segurança alimentar.

 

 

 

Gamas disponíveis na BFood

Dentro da sua estratégia, a BFood divide a sua oferta em duas grandes gamas: a BFood e a Bliss.

No que concerne à BFood esta encontra-se dividida fundamentalmente em três grandes linhas de produtos, “as sobremesas, como é o caso das gelatinas (origem animal, vegetal e light),os pudins, as mousses e os preparados para bolos; uma segunda linha onde poderemos incluir os preparados para pão; e uma terceira onde incluímos os produtos à base de batata como são os casos dos purés de batata, dos flocos de batata e da base para sopas.  A nossa segunda grande gama é dedicada a uma alimentação adaptada e destina-se essencialmente a pessoas com dificuldades de deglutição e doenças neurológicas.

As características comuns a todos os nossos produtos são que, em todos eles, estamos a falar de produtos desidratados e liofilizados em pó, que deverão ser mantidos à temperatura ambiente e que o modo de preparação seja apenas por via da mistura de água, ou seja, produtos de muito fácil preparação e sem grandes necessidades específicas para armazenamento. Estas características, na nossa opinião, vão ao encontro e pretendem corresponder às necessidades do estilo de vida atual, muito acelerado e com horários cada vez mais apertados”, sublinha o nosso entrevistado.

Como em todos os negócios existe sempre a dita ‘joia da coroa’, na BFood as sobremesas são, a delícia dos clientes, mas existe sempre uma mais procurada: “A gelatina de morango é, sem dúvida, o produto mais procurado. Honestamente, apesar de ser suspeito, considero que a nossa gelatina é um produto de qualidade com características muito próprias onde se destacam o sabor, a consistência e o facto de ter uma solidificação rápida”, revela, evidenciando que são formatos que estão essencialmente destinados ao canal de Food Service (catering).

 

Alimentação saudável e adaptada

Através das suas gamas de produtos (BFood e Bliss), a empresa procura promover uma alimentação saudável e equilibrada, apostando num futuro sustentável.

Para o Administrador, o foco na alimentação saudável é um dos grandes pilares da empresa: “Desenvolvemos uma gama diversificada de produtos alimentares, especialmente adaptados às necessidades e gostos dos nossos consumidores, procurando uma constante inovação e desenvolvimento destes com o melhor sabor e qualidade possíveis mantendo sempre o pressuposto da facilidade de preparação. As nossas gamas primam assim pela diferenciação com valores nutricionais que permitam promover a saúde e bem-estar. Foram as características únicas deste projeto e o potencial enorme que revejo no mesmo, que me fizeram aceitar este desafio de vir reestruturar a empresa e o seu negócio, por forma a permitir à mesma dar o salto que teimava em não acontecer”, confidencia. A BFood foca-se em vender produtos desidratados e liofilizados, mas o que são estes produtos?  “Os termos desidratação e liofilização referem-se ao modo como é retirada a água das matérias-primas ou do produto, permitindo a sua conservação e que, deste modo, tenham validades mais prolongadas. A desidratação é feita por secagem (com passagem da água no estado líquido ao estado gasoso) e a liofilização é por sublimação (os alimentos são congelados e depois a água passa do estado sólido ao estado gasoso). O processo de liofilização é substancialmente mais caro, contudo preserva as características organoléticas e nutricionais dos alimentos originais. No nosso processo, todas as matérias-primas que usamos, sofrem um destes tratamentos e depois são transformadas em pó”, esclarece Tiago Botelho, salientando que estas técnicas têm especial enfoque nos produtos mais sensíveis como, por exemplo, as frutas, que são alimentos mais suscetíveis a alterações provocadas por exemplo pelo calor. Todas estas e outras questões são controladas de muito perto pelo nosso departamento de qualidade que garante que todas as matérias-primas que entram no nosso armazém se encontram conformes e em condições de serem inseridas no nosso processo produtivo. Dentro deste departamento, temos também a vertente de investigação e desenvolvimento que como referi anteriormente, é uma vertente à qual damos extrema importância. Para além dos produtos que temos atualmente no mercado temos uma panóplia de outros produtos criados internamente em portefólio que podemos lançar a qualquer momento. Tudo isto apenas é possível pela capacidade e qualidade das pessoas que fazem parte do departamento”, destaca.

 

 

 

Aposta na sustentabilidade

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como agora. As empresas têm vindo a dar o primeiro passo e a BFood não é exceção. “Neste ou em qualquer negócio deverá existir cada vez mais o equilíbrio entre o sucesso económico e a responsabilidade social e ambiental. Internamente, temos vindo a dar cada vez mais importância a fatores relacionados como sejam: o bem-estar dos colaboradores e a redução dos impactos negativos para o meio ambiente. No que concerne ao meio ambiente, a BFood tem vindo a procurar uma utilização correta dos recursos naturais a que recorre por forma a utilizá-los de forma eficiente e responsável. Por outro lado, viemos ao longo do tempo a apostar em embalagens cada vez mais sustentáveis e temos colocado muito enfoque na redução dos resíduos gerados e na diminuição do desperdício.

No seguimento do referido anteriormente, a BFood investiu em uma unidade de autoconsumo com a colocação de painéis fotovoltaicos no topo da estrutura das instalações permitindo assim a utilização de um recurso natural para alimentar parte das suas necessidades energéticas”, esclarece o empresário.

 

Liderança e perspetivas de futuro

Para alcançar os objetivos é necessário termos os colaboradores motivados e alinhados com a estratégia da empresa, Tiago garante que na sua ótica essa é uma das ferramentas para o sucesso de qualquer negócio: “Se os colaboradores se identificarem com a estratégia da empresa e se sentirem que fazem parte integrante dessa mesma estratégia, considero que será crucial para se sentirem motivados na persecução dos objetivos propostos. Tenho sempre a porta do meu gabinete aberta para os ouvir, procuro sempre uma relação de proximidade com as pessoas. Quero que as pessoas sintam que podem contar comigo procurando proporcionar sempre um bom ambiente laboral. É importante que entendam que sou mais um deles, que estou aqui para os ajudar e para tentar definir o melhor caminho para a empresa e juntos alcançarmos o sucesso desejado. Todos são importantes. Portanto, faço mesmo questão de ter uma relação de proximidade com as pessoas. A empresa é só uma e todos temos que fazer por ela”. O Administrador defende, ainda, que para isso é necessário proporcionar as melhores condições de trabalho possíveis, demonstrando assim a consciência da importância que as pessoas têm para a empresa.

Com os olhos postos no futuro, a BFood no pós reestruturação, pretende crescer, deste modo o objetivo passará por se consolidar cada vez mais no mercado nacional: “Queremos, acima de tudo, manter a confiança dos nossos clientes, e conquistar a de novos”, salienta Tiago Botelho. Estando estabilizados no mercado nacional, o objetivo passará por voltar a atacar o mercado internacional. A empresa já demonstrou vocação e capacidade exportadora no passado, características essas que terá que voltar a recuperar.

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