30 Anos de pioneirismo e compromisso com o futuro
Sob a liderança de Vítor Guisado, a Amorlux tem vindo a afirmar-se como um nome de referência no panorama empresarial em Portugal. Em entrevista, o CEO falou sobre os desafios do setor e sobre o compromisso com a sustentabilidade. Com uma abordagem que alia visão de futuro e tecnologia, Vitor partilhou como a Amorlux está a posicionar-se para responder às necessidades de um mundo em constante mudança.

Vitor Guisado, CEO
Fundada em 1994 por Vítor Guisado, a Amorlux, Projetos e Instalações Elétricas, Lda é uma empresa sediada no Seixal que tem crescido de forma sustentada e que desenvolve uma relação próxima com a comunidade. Quando há 30 anos decidiu criar o negócio, Vítor precisava de um nome para registar. Como «amorense de gema», acabou por escolher Amorlux, um nome reconhecido nacionalmente e sinónimo de competência e excelência comprovados pelos diversos prémios PME Líder e PME Excelência que lhe foram atribuídos.
A atividade da Amorlux compreende o desenvolvimento, engenharia, instalação e assistência técnica de instalações especiais em empreendimentos habitacionais, escritórios, unidades industriais, unidades hoteleiras e infraestruturas públicas e construção.
A empresa tem cinco áreas específicas de atuação: segurança, eletricidade, redes estruturadas, energias alternativas e gestão técnica. Desenvolve sistemas de controlo de acessos, fabrica e instala quadros elétricos, desenvolve e implementa instalações elétricas de baixa tensão, instala e certifica redes estruturadas ou implementa sistemas de controlo específicos para aplicações de climatização, iluminação e racionalização de energia em edifícios.
Da carteira de clientes fazem parte o Metro Transportes do Sul, vários hotéis de norte a sul do país, empreendimentos, empresas e ministérios.
Após 30 anos, a preocupação com o cliente mantém-se em cada trabalho executado e é essa marca que melhor vende a Amorlux, uma empresa que se destaca pelo compromisso com a qualidade, inovação e satisfação do cliente.
A Amorlux celebra 30 anos de sucesso em 2024. Quais foram os maiores desafios enfrentados pela Amorlux ao longo dessas três décadas e como é que a empresa os superou? Quais foram os momentos decisivos que ajudaram a moldar a identidade e o sucesso da Amorlux?
Começámos em áreas inovadoras como Gestão Técnica Centralizada de Edificios (GTC) e Segurança Eletrónica (Deteção e Extinção de Incêndios) como determinava o mercado nos anos 90 com a construção de novos hospitais (Cova da Beira e Portimão) e grandes parques de escritórios empresariais na região de Lisboa como 17 edifícios na Quinta da Fonte em Porto Salvo. Daí, alargámos para complexos habitacionais como condomínios e edifícios e moradias de gama alta nos anos 2000, bem como energias renováveis, nomeadamente fotovoltaicos.
Mais tarde e, a partir da década de 2010, seguindo a tendência de Portugal estar na moda, enveredámos pelo setor da Hotelaria onde fizemos até hoje diversos hotéis.
Como vê a evolução do setor em que a Amorlux atua? Quais são as principais mudanças que marcaram o mercado e como é que a empresa se adaptou? O que acredita que diferencia a Amorlux de outras empresas do setor e contribuiu para o seu sucesso duradouro?
A Amorlux, no momento, tem uma abrangência muito grande no setor onde atua, pois fazemos sinergias de todas as valências na nossa atividade e isso diferencia-nos das outras empresas, uma vez que estamos constantemente em inovação, como por exemplo no setor da Domótica (vulgo casas inteligentes), ou no setor das energias renováveis.
A evolução da tecnologia tem impactado profundamente os negócios. Como a Amorlux tem integrado novas tecnologias e inovação nos seus processos para se manter competitiva?
Neste momento, a maioria das nossas instalações já são controladas remotamente através de aplicações a partir dos telemóveis a partir de qualquer parte do mundo. Outra vertente passa pelas ferramentas, ou seja, só usamos máquinas e ferramentas a bateria sem fios e em plano de leasing, em que temos sempre máquinas topo de gama e que já dispõem de rastreio por GPS.
Como é que a Amorlux tem investido no desenvolvimento e na capacitação da sua equipa ao longo dos anos? Qual a importância do fator humano no sucesso da empresa?
Através de formações e de uma política de transparência total do conhecimento e em que todos os colaboradores podem executar todas as atividades, não havendo setores especiais ou atividades dentro da organização. O fator humano é, hoje, de importância capital devido à falta de mão de obra especializada.
A empresa recebeu recentemente a Medalha de Mérito Empresarial da Câmara Municipal do Seixal. O que esta distinção representa para a Amorlux e para a sua equipa? Como acredita que a comunidade empresarial e local tem visto o impacto da Amorlux na região?
Representa o reconhecimento da comunidade ao nosso empenho. A Amorlux é muito mais do que isto. A empresa tem uma forte ligação à freguesia de Amora e é um dos principais patrocinadores do Amora Futebol Clube, apoio esse que foi reconhecido já este ano com o troféu de patrocinador da década.
Quais são os planos da Amorlux para 2025? Que objetivos a empresa tem para continuar a crescer e destacar-se no mercado?
Para 2025, os objetivos da Amorlux passam por continuar nos setores onde já atua e estar atentos às tendências da economia.
Como CEO, como define o papel da liderança na trajetória da Amorlux? Quais foram os valores que procurou promover ao longo da sua gestão?
A liderança foi sempre o motor, estando presente, participando das decisões e dando o exemplo diariamente a todos os colaboradores. Transparência, honestidade, mente aberta e boa vontade são os valores que tento incutir e promover dentro da organização. Cumprimento de prazos e pagamentos são sagrados nesta empresa. Nunca falhámos um pagamento em 30 anos.
Com 30 anos de experiência, que conselhos daria a outras empresas ou empreendedores que estão a começar agora?
Dar o seu melhor a cada dia.