“As pessoas fazem as empresas”

Maria João Figueiredo, Managing Partner

Maria João Figueiredo, Managing Partner da IN2ACTION, esteve à conversa com a Business Portugal e revelou os fatores que têm sido essenciais para o êxito da empresa e o impacto que esta tem tido junto dos clientes bem como das suas organizações.

Movida pela paixão de fazer mais e melhor, Maria João Figueiredo desafiou-se a si própria a abrir uma empresa na qual acredita a 200 por cento. Que balanço faz do percurso da IN2ACTION e que valores têm norteado o seu crescimento?
O balanço é bastante positivo. Tem sido um caminho gradual de consolidação, junto dos clientes e do mercado, do valor que conseguimos acrescentar às organizações. Os princípios que nos têm norteado neste desenvolvimento são, acima de tudo, o profissionalismo e uma paixão muito grande pelo desenvolvimento humano, pelas pessoas e uma crença forte de que estas fazem a diferença nas organizações.
E a IN2ACTION acaba por conseguir fazer, também, a diferença junto dos nossos clientes. Isto acaba por nos dar a confiança necessária para seguir em frente e continuar a desenvolver projetos e novas abordagens ao mercado.

A IN2ACTION é uma boutique de consultoria estratégica, especializada nas áreas de Consultoria de RH, Formação e Desenvolvimento, Coaching, Comunicação e Produção de Eventos Corporativos. Concretamente, quais os serviços que disponibilizam e qual a importância das soluções à medida na vossa estratégia?
A nomenclatura de “boutique” é utilizada porque, apesar de termos processos replicáveis, não temos dois projetos iguais, isto é, o nível de personalização que fazemos garante aos nossos clientes que, por exemplo, com um desenho de um programa de formação e desenvolvimento para lideranças, vamos dar resposta específica às ‘dores’ que cada um está a sentir com as suas lideranças e vamos personalizar e customizar todo o treino, toda a parte da edification e de fact learning. Acabam por ser utilizadas diferentes metodologias que vão permitir, não só aprender mais rápido e, de forma mais sustentável, como também aplicar à realidade prática do dia a dia de cada cliente.

“Engaging People and Business” é o grande lema da empresa, pode assim dizer-se que a IN2ACTION pretende assegurar a transformação empresarial através das suas pessoas? Conhecer o negócio do cliente, compreender o setor de atividade, os desafios atuais e as tendências de mercado são vetores essenciais para alcançar resultados sustentáveis em todos os projetos?
A nossa assinatura “Engaging People & Business” é um reflexo daquilo em que acreditamos. Pessoas & Negócios, neste contexto corporativo, são complementares e tendem a adotar comportamentos em linha com a forma como se “tratam”, “respeitam” e “valorizam” mutuamente. Acreditamos que as Pessoas fazem as organizações, que contribuem diretamente (positivamente ou não) para o reconhecimento da marca, para o impacto nos resultados e para o seu crescimento.
Por outro lado, também acreditamos que a forma como as empresas investem nas suas Pessoas, as respeitam e valorizam, faz toda a diferença na captação e retenção do talento, bem como no engagement e cultura da empresa. Por estas razões, apostamos no desenho e entrega de programas de formação, coaching e desenvolvimento para a alta performance.
Os nossos projetos começam todos com uma fase de set up & diagnóstico juntos dos nossos clientes/stakeholders, onde um dos primeiros passos é, sem dúvida, compreender especificamente a sua realidade, as suas “dores” e o impacto que estas têm na performance atual ou no tema especifico do projeto. A questão da linguagem utilizada, a forma, também é essencial, pois não basta conhecer bem a necessidade do cliente.
È fundamental conseguir adaptar a nossa mensagem, o nosso conhecimento e metodologias numa linguagem reconhecida pelos participantes e que permita alcançar resultados sustentáveis, eficazes e de valor. É neste sentido que a comunicação ganha um papel determinante em todos os projetos. Clareza, eficácia e valorização dos nossos interlocutores.

Quais os principais fatores que distinguem a empresa num mercado cada vez mais global e competitivo? De que forma o estabelecimento de parcerias e a seleção dos melhores parceiros contribuem para o sucesso da IN2ACTION?
Os fatores diferenciadores são as pessoas e é a paixão que colocamos em tudo o que fazemos. Eu sou suspeita, porque sou uma apaixonada por pessoas e pelo desenvolvimento humano, entrego tudo o que tenho em cada projeto e acho que isso tem sido muito reconhecido pelos nossos clientes, fazendo com que a palavra passe e que nos cheguem ainda mais clientes. A avaliação dos projetos que temos desenvolvido, em particular o indicador NPS, fala por si. Temos conseguido um NPS próximo de 100, o que é motivo de grande orgulho.
Quanto aos parceiros, estes contribuem muito. O pós-pandemia reforçou o quão importante é termos uma estrutura leve, mas termos os parceiros certos para podermos dar a melhor resposta aos nossos clientes. Não nos esqueçamos que é o nome IN2ACTION que está no mercado, mas associado está o nome Maria João Figueiredo, portanto, eu não arrisco em parceiros que não tenham níveis de exigência e de qualidade que imponho a mim própria e a todas as pessoas que trabalham diretamente comigo.

O contexto de pandemia trouxe mudanças, novos desafios para as empresas e acelerou a transformação digital. Qual a sua visão sobre esta temática e de que forma a IN2ACTION se adaptou a esta nova realidade?
Ajudar as lideranças a passarem para este contexto híbrido, o on-line, dar-lhes as ferramentas para poderem exercer a liderança, de forma eficaz e recorrente, neste novo contexto foi um dos grandes desafios. A preparação das lideranças, o apoio aos nossos clientes, no sentido de lhes dar a segurança que, apesar de não sabermos como vai ser o dia de amanhã, temos a capacidade de adaptação e a flexibilidade para dar resposta a qualquer necessidade, tem sido o nosso posicionamento junto dos clientes e tem-nos permitido trabalhar com empresas nacionais e internacionais de renome, acrescentando valor e estando ao lado dos nossos clientes.

Em termos de futuro, quais são os objetivos estratégicos e ambições para 2022?
Queremos continuar a crescer no desenvolvimento, na formação, no coaching, em projetos de consultoria e desenvolvimento que nos permitam, junto dos nossos clientes, ajudar a preparar um futuro melhor e ter lideranças mais fortes, comunicativas e acrescentando mais valor às organizações dando uma melhor versão de si. Os eventos corporativos acabam por ser um complemento a estes serviços, pois muitas vezes utilizamo-los como um momento privilegiado de comunicação junto das pessoas.

You may also like...