As novas tendências de trabalho sob o olhar de Isabel Reis

Isabel Reis, General Manager Dell Technologies Portugal, partilhou o seu ponto de vista sobre a adaptação das empresas às novas tendências de trabalho, nomeadamente, o homeworking. 

A sua empresa está pronta para inovar?

As formas pelas quais uma empresa cria e mantém a sua identidade estão a mudar. Antigamente, a cultura de uma empresa centrava-se no escritório, mas, na economia atual, onde podemos fazer tudo a partir de qualquer lugar, essa abordagem já não é a mais adequada. Atualmente, a identidade já não se centraliza na localização, mas sim no reforço de um conjunto de valores e padrões partilhados, que colocam as pessoas e o desempenho no centro das atenções.

O sucesso do negócio depende disso.

A oportunidade que sua empresa não pode ignorar

Esta abordagem baseada em valor, e que prioriza as pessoas, deve ser transversal a todas as áreas da empresa – desde os lideres empáticos que delegam e gerem dando o exemplo, até ao desenho de tecnologias fiáveis e efetivas que colocam a experiência do colaborador em 1º lugar.

De acordo com o estudo ‘Breakthrough’, elaborado recentemente pela Dell Technologies, cerca de 72% dos colaboradores esperam que o empregador forneça as ferramentas e a infraestrutura que permitam maior flexibilidade e sejam acessíveis a todos.

Como se cria, então, uma experiência mais segura e consistente, sem atritos, independentemente do local onde os seus colaboradores desenvolvam o trabalho? E, mais importante, de que forma é que se constrói, mantém e desenvolve os valores e a cultura da sua empresa?

Desenvolver uma cultura empática sustentada pela inteligência

A resposta está na construção de um local de trabalho inteligente e acolhedor que permita que os colaboradores possam trabalhar melhor e não mais, e poderem prosperar quer a nível profissional, quer pessoal. Os líderes de negócio devem estar conscientes das alterações emocionais que ocorrem com as diferenças de trabalhar de casa ou no escritório de forma a responder às necessidades individuais dos seus colaboradores. Obviamente, a tecnologia tem um papel fundamental a desempenhar, permitindo um ambiente de trabalho inteligente e consistente, independentemente da localização.

Na Dell, temos trabalhado em diversas soluções tecnológicas que contribuam para esse desenvolvimento, incluindo o Concept Pari – uma experiência de reunião híbrida melhorada, que se foca na criação de interações humanas mais intuitivas – e o Concept Stanza – que ajuda a aumentar a eficiência nas ações mais simples, como as anotações.

Adotar uma abordagem individual também pode criar uma força de trabalho mais equitativa e diversificada, ajudando os talentos existentes a trabalhar no local e ambiente que melhor lhes convier. E é, também, uma oportunidade para as empresas recrutarem novos talentos e criarem uma cultura que traga novas perspetivas e habilidades – graças à flexibilidade de não ter que focar a busca por talentos em critérios rígidos, como um local específico e permanente.

Uma cultura impulsionada pela transformação digital

Para muitas empresas, essa mudança para uma cultura centrada nas pessoas está ligada a projetos de transformação realizados nos últimos anos, quando era imperativo adaptar-se para sobreviver. Este período de transformação destacou o papel crítico dos colaboradores, determinados na condução de mudanças bem-sucedidas. A pesquisa ‘Breakthrough’ mostra que enquanto 85% dos líderes empresariais veem os seus colaboradores como o ativo mais importante da empresa, cerca de dois terços (67%) dos colaboradores sentem que o seu papel ativo no desenvolvimento de projetos de transformação é subestimado pelas empresas.

Esta é uma lacuna que necessita de resolução, já que uma cultura empresarial positiva depende do sentimento de integração por parte de pessoas que são ouvidas e valorizadas. Com isto, cria-se um ambiente que não apenas melhora a produtividade, mas também estimula a criatividade, ajudando a atrair e a reter talentos.

Sabemos que criar um ambiente de trabalho remoto bem-sucedido exige mais do que apenas a tecnologia certa. Mais uma vez, trata-se de investir nas pessoas. Por exemplo, a iniciativa ‘Connected Workplace’ dá aos nossos funcionários o poder de escolher o estilo de trabalho que melhor se adapta às suas necessidades profissionais e estilo de vida.

O escritório ainda tem um papel importante na construção da cultura da empresa e sempre haverá momentos nos quais a colaboração presencial é a melhor opção.

Embora os benefícios desta modalidade sejam inegáveis, e o contacto entre pessoas insubstituível, as culturas do futuro serão construídas num mundo híbrido, no qual a tecnologia e a inovação desempenharão papéis fundamentais.

O que sempre foi verdadeiro permanece: uma cultura de sucesso é construída sobre um conjunto coletivo de valores e comportamentos. A diferença no mundo de hoje é que a tecnologia dá a todos uma oportunidade igual de aparecer e atingir todo o seu potencial – uma vitória para os indivíduos e seus empregadores.

O desafio para os líderes empresariais é garantir que a tecnologia facilite a cultura, mas não a impulsione. Isso ainda depende das pessoas.

 

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