As apostas desportivas reforçam o envolvimento com os desportos: tudo o que as organizações desportivas sempre quiseram!
Nos últimos anos as apostas desportivas têm crescido bastante e tornaram-se num hobby popular para muitos fãs de desportos. Todas as casas de ApostasDesportivas registaram um aumento de procura, tanto em desportos tradicionais como eSports, que também estão a crescer fortemente.
O crescimento das apostas desportivas online são boas notícias para as casas de apostas de Portugal. Mas estas não são as únicas partes interessadas que são beneficiadas por o número das apostas desportivas aumentarem. Outras partes interessadas, como as organizações desportivas e os meios de comunicação, também são beneficiadas por este crescimento sem precedentes.
O principal factor que faz com que as apostas sejam tão boas para as organizações desportivas e para as partes interessadas é que elas fazem com que as pessoas se envolvam mais no desporto. E um maior envolvimento significa uma audiência mais receptiva, seguidores mais atentos e por isso mais receitas para todas as partes envolvidas: desde a transmissão de direitos de televisão a publicidade ou até a equipas que aumentam as suas vendas de bilhetes e de merchandise.
Os estudos sobre o impacto das apostas desportivas no envolvimento em desportos mostram que ao arriscar num dos melhores sites de apostas há uma maior disponibilidade para seguir o jogo. Quando se coloca uma aposta num determinado evento desportivo, há uma probabilidade maior de ver o mesmo em direto, escrever sobre o jogo nas redes sociais, interagir com outros em blogs e plataformas ou pesquisar conteúdos relacionados na internet.
Isto significa que, a par das apostas, o consumo relacionado com o desporto também aumenta e os apostadores envolvem-se, de uma forma mais ativa, em tudo o que envolve o evento desportivo em causa. Este aumento do envolvimento justifica que muitas casas de apostas façam a transmissão em direto dos eventos desportivos, partilhem as dicas de especialistas em apostas, como Ricardo Cunha, criem guias de apostas e permitam a interação dos seus utilizadores. Desta forma estão a estimular um maior envolvimento, que poderá fazer com que o número de apostas colocadas aumente.
Além disso, normalmente os fãs seguem aos eventos desportivos com maior frequência quando estão interessados num determinado resultado, por forma a vencer as suas apostas. Ao apostar no resultado final de um evento desportivo ou em qualquer outro mercado, aumentam consideravelmente o seu compromisso com a visualização do jogo e o tempo que dedicam a tal, quando comparados com seguidores sem apostas.
Curiosamente, vários estudos mostram que os “blowouts”, que são frequentes no mundo do desporto, aumentam o interesse e fazem com que esses eventos desportivos sejam mais atrativos para a audiência quando há apostas em curso. Parece que quando os apostadores colocam os seus palpites, dificilmente perdem o interesse nesse evento desportivo, mesmo que se trate de um “blowout”, onde a vitória de uma das partes é facilmente antecipada.
Pelo contrário, os “blowouts” tendem a fazer com que as taxas de visualizações baixem, e muitas vezes esses eventos são esquecidos ou ignorados pelos fãs do desporto, já que acreditam que não há um objetivo real ao seguir um jogo que tem um resultado esperado. No entanto, se tiverem colocado uma aposta a atitude muda bastante, resultando num aumento de 3 vezes da probabilidade de seguirem o jogo.
De uma forma geral, as apostas fazem com que as pessoas se aproximem mais dos desportos e se interessem mais, seja através de um maior envolvimento ou de um compromisso constante e crescente no desporto. Estudos mostram que as apostas desportivas aumentam o envolvimento e também atraem fãs novos para os desportos. Na verdade, as apostas desportivas potenciam tudo o que está relacionado com o seguimento e o envolvimento e acrescenta valor às organizações desportivas ao aumentar os seus rendimentos potenciais.