Amorim Cork Flooring convida ex-astronauta da NASA a pisar o chão de Marte
A Unidade de Pavimentos e Revestimentos da Corticeira Amorim, recorrendo quer a imagens de satélite, quer a imagens capturadas pelo Perseverance Mars Rover, replicou em cortiça numa escalada de 1 para 1 uma área de cerca de 600 metros quadrados da superfície do planeta vermelho.
Presente na web, pontos de venda e ações de ativação de marca, a campanha publicitária «Walk on Amazing», que será veiculada em 17 diferentes países como Portugal, Estados Unidos da América, Alemanha, Reino Unido ou França à procura de impactar cerca de 100 milhões de pessoas, pretende demonstrar os benefícios associados aos pavimentos de cortiça.
A Amorim Cork Flooring, Unidade de Pavimentos e Revestimentos da Corticeira Amorim, acaba de lançar a campanha «Walk on Amazing». Recorrendo quer a imagens de satélite, quer a imagens captadas pelo Perseverance Mars Rover, a empresa replicou minuciosamente em cortiça numa escala de 1 para 1 uma área de cerca de 600 metros quadrados da superfície de Marte, tendo convidado o ex-astronauta Scott Kelly para caminhar pela primeira vez no planeta vermelho. Presente em web, pontos de venda e ações de ativação de marca, a campanha «Walk on Amazing» pretende demonstrar os benefícios associados aos pavimentos de cortiça, um material também naturalmente evoluído.
Partindo da criatividade da Stream and Tough Guy, agência de publicidade sediada em Lisboa, a campanha «Walk on Amazing» perfila a certeza de que caminhar sobre um pavimento de cortiça é caminhar sobre um infindável conjunto de atributos ímpares. Os pavimentos em cortiça propiciam conforto térmico, isolamento acústico e melhor qualidade do ar, oferecem redução do ruído, bem-estar ao andar e resistência ao impacto, e são quer hipoalergénicos, quer inodoros. Leveza e elasticidade elegem-se como outras das prerrogativas do «flooring» produzido em cortiça.
Além do mais, sublinha Gonçalo Marques, diretor de Marketing e Vendas da Amorim Cork Flooring, «e tendo em atenção que trabalhamos uma matéria-prima 100% natural, reciclável e renovável, os pavimentos em cortiça são produtos sustentáveis, ecológicos, verdes. De resto, a sustentabilidade desempenha invariavelmente um papel fundamental na procura de novas soluções, sendo o fio condutor que delineou muitas das estratégias da empresa ao nível de lançamento de pavimentos. Somando-lhe a inovação, o design e a marca, facilmente caminhamos no fantástico», conclui Gonçalo Marques.
Superfície quase extraterrestre
Essa mesma superfície quase extraterrestre que o ex-astronauta da NASA Scott Kelly teve oportunidade de pisar, num trabalho estendido ao longo de dois anos, envolvendo disciplinas como digital printing, vídeo maping ou film, 56 horas de renderings para uma única imagem e um número incalculável de dados resultante de aturada pesquisa. Surgia assim um vídeo com a duração de dois minutos à volta do qual desdobrar-se-á a campanha «Walk on Amazing». Alguns filmes mais curtos (agência Stream and Tough Guy), um ambicioso plano de meios (agência Arena Media) e a iniciativa «Dream on Amazing» (Loyal Agency) complementam a campanha «Walk on Amazing», ação publicitária à procura de impactar cerca de 100 milhões de pessoas em 17 diferentes países que incluem, e para além de Portugal, os Estados Unidos da América, a Alemanha, a França, o Reino Unido, a Suécia ou a Finlândia.
A campanha «Walk on Amazing», que acrescenta o visual Marte ao extenso cardápio de oferta de pavimentos da Amorim Cork Flooring, tem como principal protagonista, então, Scott Kelly. Veterano de quatro missões espaciais, o ex-astronauta integrou a «One Year Mission» em 2015/16, uma missão de 340 dias consecutivos no espaço na Estação Espacial Internacional. O objetivo da «One Year Mission» era tanto um teste para avaliar as reações do corpo humano a longos períodos no espaço, como preparar missões a Marte. Apesar de contabilizar 500 dias no espaço ao longo da carreira, Scott Kelly nunca caminhou numa superfície extraterrestre. Isso até «vestir o fato» para a missão «Walk on Amazing».
A iniciativa «Dream on Amazing» é uma competição global com o intuito de promover a consciencialização sobre a temática da sustentabilidade entre os jovens estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos. Apoiada pelas principais agências espaciais mundiais, a iniciativa desenhada pela Loyal Agency envolverá equipas de 12 países (de quatro alunos cada) que serão desafiadas a construir as salas de aula do futuro à base de soluções sustentáveis (sob a supervisão de um estudante universitário de arquitetura). As três equipas vencedoras, escolhidas pelo júri de 16 membros (um representante de cada uma das entidades espaciais globais ao qual juntar-se-ão 13 arquitetos/designers), serão contempladas com um piso visual Marte para equipar a sua «Dream on Amazing Classroom». Adicionalmente, serão oferecidas viagens para visitar a Amorim Cork Flooring (três grupos de cinco pessoas). Os nomes dos vencedores da iniciativa «Dream on Amazing» serão divulgados no próximo dia 22 de março.