Apneia do Sono: cuidado e inovação ao serviço dos pacientes

SABE QUE…
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório que se caracteriza por pausas e/ou redução na respiração, de curta duração mas repetidas, e consequente diminuição nos níveis de oxigénio no sangue.
Estima-se que, em Portugal, a SAOS tenha uma prevalência entre 12,5% e 17% para a população adulta com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos. (“Estimation of the global prevalence and burden of obstructive sleep apnoea: a literature-based analysis”, Lancet Respiratory Medicine, 2019).
Em geral, o paciente não tem consciência dos episódios de apneia e são os familiares que se apercebem dos sintomas, especialmente durante a noite. Assim, o casal ou a família do paciente, têm um papel fundamental na deteção dos sintomas desta patologia, pois são quem verifica a existência de um ressonar de alto nível sonoro, sono agitado e paragens respiratórias.
De notar que nem todas as pessoas que ressonam ou têm sintomas semelhantes aos descritos sofrem de SAOS, pois existem outros distúrbios e doenças que podem causar sonolência diurna e sono de má qualidade. Deverá ser sempre o médico especialista a diagnosticar esta patologia.
O tratamento mais comum para pacientes com diagnóstico de SAOS moderada ou grave é o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) – um equipamento médico que funciona através da manutenção de uma pressão positiva contínua nas vias aéreas de forma a mantê-las abertas e evitar o seu colapso e, por consequência, episódios de apneia.
O médico especialista indicará qual o tratamento mais adequado e a respetiva forma de utilização – deve ser utilizado conforme prescrição médica, todas as noites, sem interrupções, no domicílio.

 

Dia 18 de Março celebra-se o Dia Mundial do Sono, um dia dedicado à consciencialização para as perturbações do sono e o impacto que estas têm no indivíduo e na sociedade.

Em Portugal, há mais de 35 anos, a VitalAire, empresa do Grupo Air Liquide, líder europeu nos cuidados de saúde ao domicílio, presta assistência a pacientes com SAOS, trabalhando diariamente, em parceria com médicos e outros profissionais de saúde, para proporcionar um serviço de qualidade e inovador a pensar nas necessidades específicas dos pacientes, para que possam melhorar os seus resultados em saúde e a sua qualidade de vida.
Para a VitalAire, os pacientes estão no centro de toda a atividade. A empresa orgulha-se de ter sido a primeira em Portugal a prestar serviços de cuidados respiratórios domiciliários (CRD), iniciando um trabalho dedicado, atento e permanente aos pacientes respiratórios crónicos e aos seus cuidadores. Atualmente, a VitalAire é a única empresa do setor presente em 100% do território continental e ilhas, constituindo um importante “braço” do Sistema Nacional de Saúde (SNS). É nesse sentido que continua a levar os CRD – Tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Oxigenoterapia, Ventilação Não Invasiva, Aerossolterapia – a todos os que deles necessitem, 100% comparticipado, mediante prescrição médica eletrónica CRD válida.
Desde a década de 80, tem existido um esforço constante da empresa em adaptar os serviços e consolidar as suas competências para melhor responder às necessidades dos cuidados respiratórios domiciliários, do ponto de vista clínico, técnico e humano, enriquecendo as suas equipas multidisciplinares com profissionais especializados, particularmente Farmacêuticos, Cardiopneumologistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros, entre outros.
Para compreender e melhorar o que realmente interessa ao doente, materializando a ambição de ser reconhecida como um parceiro-chave no desenvolvimento de um ecossistema de saúde mais sustentável, a VitalAire está a implementar – começando pelos pacientes com SAOS – uma abordagem Value-Based Healthcare, sempre com o paciente no centro da sua atividade e dando relevo aos resultados que ele mais valoriza, potenciadores da melhoria da sua qualidade de vida, que representa o verdadeiro valor criado para o paciente no âmbito dos CRD.
Como parte da sua permanente estratégia de personalização e proximidade para com pacientes e cuidadores, a VitalAire criou, em 2016, o primeiro de quatro EspaçoVital – um conceito inovador e complementar aos serviços domiciliários, que conta com um elevado nível de satisfação por parte dos pacientes.
Nos EspaçoVital, a equipa de Profissionais de Saúde está disponível para apoiar o paciente na terapia prescrita, investindo na sua formação e capacitação para melhor gerir o tratamento. Estes espaços estão abertos em dias úteis e localizados junto ao Hospital de referência nas cidades do Porto, Viseu, Santa Maria da Feira e Santarém.

2022: A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TRATAMENTO DA APNEIA DO SONO
Preservando sempre o acompanhamento presencial e personalizado enquanto pilar da sua atuação, a VitalAire, continua a investir em ferramentas para acompanhamento dos pacientes – a começar pelos de SAOS –, desenvolvendo canais digitais complementares de apoio ao paciente, por um lado, e ao médico, por outro, disponibilizando informação relevante para cada caso. Neste contexto, coincidindo com a data que este mês se comemora, a VitalAire lança uma nova App para telemóvel denominada kairin (que significa o cuidado e a proteção dos pacientes, no momento certo), uma aplicação inovadora e exclusiva VitalAire e a primeira lançada por uma empresa de CRD, que visa contribuir para a melhoria da adesão, da qualidade de vida e da experiência do paciente com SAOS ao longo da sua jornada na terapia.
Esta App disponibiliza programas de acompanhamento, mais de 45 conteúdos como vídeos educativos e artigos, gráficos e tendências de utilização e questionários para ajudar a compreender as necessidades individuais de cada paciente, constituindo também uma forma de contacto direto com a empresa.
É um importante passo na transformação digital que vem complementar as ferramentas digitais já existentes, permitindo seguir e apoiar remotamente o tratamento do paciente (ex. telemonitorização), e consubstancia a aposta constante da VitalAire na procura de soluções inovadoras centradas no paciente, visando a sua capacitação para uma melhor gestão da sua terapia, promovendo a melhoria da sua qualidade de vida.

O PRÉMIO CINCO ESTRELAS
Fruto deste esforço e dedicação, sem nunca perder de vista as necessidades específicas dos seus pacientes, a VitalAire candidatou-se pela primeira vez e conquistou o Prémio Cinco Estrelas 2022 na categoria “Cuidados de Saúde ao Domicílio”.
O Prémio Cinco Estrelas tem como base um sistema de avaliação independente, que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas, em várias categorias, conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação variáveis como a Satisfação, Intenção de Recomendação, Confiança na Marca e Inovação, que influenciam a decisão de compra dos consumidores.
Por tudo isto, a assinatura da marca “Juntos por uma vida melhor” espelha bem o compromisso da VitalAire: trabalhar todos os dias por e para os seus pacientes, dando o seu melhor contributo para uma melhor qualidade de vida.

* Testemunho obtido no âmbito de um inquérito sobre Outcomes e QoL aos doentes de SAOS da VitalAire, em 2020.

You may also like...