Alpine A390_β – um concentrado de inovação francesa
A apresentação de um concept car como o A390_β, um puro concentrado de desempenho e tecnologia, é um momento particularmente importante para a Alpine. É uma prova tangível do nível de excelência a que o futuro modelo de produção será submetido.
Representa também várias oportunidades para a equipa, como discutir e testar novos materiais, aprofundar a utilização de alguns que são identificadores da marca, como o carbono, ou testar novos métodos de fabrico. A Alpine optou por recorrer a parceiros especializados, verdadeiros artesãos de vários materiais, cujo know-how único contribui para fazer deste concept car um objeto excecional.
Vejamos mais de perto dois fornecedores de primeira linha, o Erpro Group e a Lavoisier Composites, cuja experiência enriquece o Alpine A390_β.
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Os apoios de cabeça são impressos em 3D pelo Erpro Group, o líder francês da impressão 3D, que desenvolve protótipos de vanguarda para os sectores automóvel, aeronáutico, design e luxo. O piso do automóvel é fabricado em carbono de alto desempenho pela Lavoisier Composites, uma start-up de Lyon especializada no desenvolvimento e fabrico de peças compostas de origem ecológica. Esta criação exclusiva é feita, exclusivamente, de materiais reciclados provenientes das indústrias aeronáutica e solar.
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A390_β – Uma paleta de materiais inovadores
Para as equipas de design da Alpine, um dos momentos mais importantes da agenda de desenvolvimento de um novo modelo é o design de um concept car. Não só é o culminar de meses de trabalho concetual, como também é uma oportunidade fantástica para se libertarem das regras industriais e ultrapassarem os limites em todos os aspetos do automóvel.
Para Stéphanie Petit, Designer-Chefe de Cores e Materiais da Alpine, é também um período de pesquisa essencial para obter materiais que estejam alinhados com os valores da marca (leveza, resistência, sustentabilidade) e que possam ser utilizados em futuros modelos de produção da Alpine.
Estes valores orientam as suas equipas na procura de parceiros com as competências, as capacidades tecnológicas e a flexibilidade necessárias para trabalhar e modular estes novos materiais, de modo a satisfazer os requisitos do projeto A390_β.
Trabalhar em estreita colaboração com fabricantes próximos do nosso centro de design, que partilham os valores da Alpine e possuem um know-how inigualável, é um poderoso impulso para injetar cada vez mais inovação nos nossos futuros automóveis. Stéphanie Petit, Designer-Chefe de Cores e Materiais da Alpine.
Uma vez que cada concept car é uma criação única, com peças e componentes feitos inteiramente à medida, a Alpine optou por trabalhar com parceiros franceses por várias razões: os elevados padrões e a atenção ao pormenor que definem os artesãos do país, o acesso a equipamento de ponta e a proximidade geográfica que facilita os workshops e o transporte.
Para o A390_β, foram escolhidos dois fabricantes franceses para desenvolver elementos essenciais do concept car: Erpro Group para os apoios de cabeça e várias peças impressas em 3D, e Lavoisier Composites para o piso.
O A390_ β define-se, igualmente, pela audácia e tecnologia avançada. Ter um acesso privilegiado a parceiros ágeis e especializados é um verdadeiro trunfo para as nossas equipas de design, que podem testar e melhorar as suas criações de forma contínua. Estas colaborações permitem-nos aproveitar os pontos fortes de cada um para criar objetos que são únicos no mundo. Marc Poulain, Responsável de Design Avançado.
Erpro Group, design complexo resolvido com a impressão 3D
O interior do A390_β é deliberadamente concetual, permitindo aos designers sugerir uma visão futurista dos interiores Alpine, mantendo os fundamentos da marca. Marc Poulain, Responsável de Design Avançado da Alpine, imaginou um simbolismo global inspirado nos Alpes, com materiais técnicos inspirados num cockpit de Fórmula 1. O banco dianteiro evoca leveza, uma noção amplificada pela escolha dos materiais: o banco é uma concha de carbono, enquanto o apoio de cabeça é criado como uma estrutura flexível alojada num elemento transparente que parece ter sido esculpido em gelo. Este apoio de cabeça apresenta um certo número de restrições: realizado numa peça única, com um elevado efeito de transparência, deve ser leve, sólido, mas respirável e flexível em caso de impacto.
Perante esta complexidade, o design da Alpine recorreu ao Erpro Group, o líder francês da impressão 3D, que desenvolve protótipos de vanguarda para os sectores automóvel, aeroespacial e de luxo. Cyrille Vue, CEO e fundador da empresa, vê as suas equipas como artesãos digitais que transformam os desenhos mais complexos, em realidade, para os seus clientes.
Nas fases iniciais, Cyrille e o seu designer, Vincent Rigommier, procuraram o material ideal. Conscientes de que só a impressão 3D lhes permitiria produzir um apoio de cabeça perfeitamente representativo dos designs que tinham recebido, concentraram-se num elastómero de origem biológica, o Pebax® Rnew® da Arkema, produzido em parte a partir de sementes de rícino. Em seguida, imprimiram várias amostras para encontrar a espessura ideal, para que o material parecesse muito leve e, ao mesmo tempo, mantivesse a resistência e a flexibilidade. Foram necessárias mais de três semanas de trabalho a tempo inteiro e várias reuniões com Stéphanie e as equipas da Alpine Design para criar os dois espetaculares apoios de cabeça para o A390_B, uma estreia mundial para este tipo de processo num automóvel.
O nosso principal objetivo é apoiar os nossos clientes no seu desejo de inovar. Ao permitir-lhes beneficiar de toda a experiência do Grupo Erpro em impressão 3D, permitimos-lhes criar peças que nunca foram feitas antes. Cyrille Vue, CEO do Grupo Erpro
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Lavoisier Composites:
– 1º projeto com a Alpine
– 9 meses de trabalho
– 360 perfis no chão
Grupo Erpro:
– A trabalhar com a Alpine desde 2022
– 3 semanas de fabrico por cada apoio de cabeça
– 12h de criação, 48h de arrefecimento
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Lavoisier Composites, dando uma segunda vida a materiais de ponta
Embora o piso de um automóvel possa parecer puramente funcional, Marc Poulain e as suas equipas quiseram fazer dele um elemento essencial na conceção do interior do A390_β, para acentuar a sensação de velocidade, muito presente no concept car.
Para tal, a Alpine design contactou a Lavoisier Composites, uma start-up sediada em Lyon, especializada no desenvolvimento e fabrico de peças compostas de origem ecológica. A empresa, batizada com o nome de Antoine Lavoisier, o pai da química moderna, é guiada pelo lema do cientista: “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Seguindo este princípio, trabalha lado a lado com as indústrias aeronáutica e fotovoltaica para valorizar os depósitos de subprodutos e criar materiais e peças compósitas inovadoras. Os processos de fabrico, como a moldagem por compressão, permitem-lhes utilizar materiais com um elevado teor de fibras de carbono para obter geometrias muito específicas.
Para respeitar a estética mineral do efeito basáltico pretendido pela equipa de design, os engenheiros da Lavoisier Composites produziram um pavimento composto por uma multiplicidade de elementos de secção triangular, cujas facetas revelam a profundidade do carbono e o brilho do silício. Esta criação exclusiva é inteiramente baseada no modelo 3D imaginado pelos designers da Alpine.
Para além do valor estético do pavimento, a Lavoisier Composites dá também à Alpine a oportunidade de trabalhar com materiais sustentáveis e de mostrar que é possível outro caminho na indústria. Graças a um know-how único na reutilização de materiais de alto desempenho, é possível fabricar peças estruturais com um baixo impacto ambiental.
Ao dar uma segunda vida aos materiais de ponta, a Lavoisier Composites coloca o respeito pelos materiais no centro das considerações industriais. O que pode parecer uma limitação torna-se uma força para os nossos clientes, para os quais a sustentabilidade se tornou uma questão essencial. Esteban Villalon, CEO da Lavoisier Composites
Força na unidade
Ao trabalhar com parceiros inovadores como o Erpro Group e a Lavoisier Composites, a Alpine reforça a sua experiência em materiais excecionais e ultrapassa os limites do design, desafiando simultaneamente os seus processos de fabrico. Uma mentalidade essencial para um fabricante em permanente evolução.