AgroGlobal: “Nós semeamos negócios”
De 5 a 7 de setembro, em Valada do Ribatejo, realizou-se a AgroGlobal, uma feira agrícola com 200 hectares de terrenos de demonstração, 390 expositores e mais de 50 mil visitantes. A importância da feira vem aumentando a cada ano que passa e a prova disso é a presença do Ministro português da Agricultura, Luís Capoulas Santos, bem como o homólogo espanhol, Luís Planas Puchades, bem como três Secretários de Estado – da Agricultura, Florestas e Internacionalização.
A AgroGlobal teve lugar entre os dias 5 e 7 de setembro e, enquanto feira agrícola, é um espaço de encontro entre todas as entidades que contribuem para a evolução do setor agrícola nacional. Em destaque estiveram os 390 expositores e o terreno de demonstrações, com um espaço de 200 hectares, onde foi possível ver em atividade várias máquinas, de última geração, e testar vários produtos, no que respeita à sua plantação e tratamento. Foi ainda possível assistir a diversos debates e conferências, sobre os temas mais prementes do setor.
Ambiente de negócio
Enquanto setor em desenvolvimento e renovação, a agricultura é, atualmente, uma das áreas em que mais novidades existem, no que respeita às técnicas de cultivo e ao processo de mecanização associado.
Os expositores presentes na feira empenharam-se para trazer os últimos métodos e técnicas agrícolas, como destaca um dos responsáveis pela organização do evento, Joaquim Pedro Torres: “os participantes organizaram, eles próprios, vários eventos, no que respeita a debates, encontros de negócios e ainda visitas ao campo de demonstração, onde foi possível ver a trabalhar mais de 190 máquinas agrícolas, a maioria delas já com a última tecnologia disponível no setor”.
No campo de demonstração foram ainda instaladas cerca de 19 culturas, nomeadamente milho (grão e silagem), tomate, pimento, vinha, girassol, olival, sobreiro, pinheiro, eucalipto, amêndoa, batata, melão, mirtilo, pera rocha, laranja, pistácio, noz e framboesa. “Tínhamos diversos campos de ensaio, de forma a dividir as áreas de fertilização, sementes, agroquímicos e rega”.
Conferências com oradores de renome
Durante os três dias de certame, os três auditórios da feira estiveram em constante atividade. “Recebemos mais de três dezenas de oradores, entre políticos, responsáveis agrícolas e estudiosos do setor, para analisar e discutir com qualidade e argumentos válidos as questões que se destacam, atualmente, na área”.
Temas como Revisão da PAC 2020, Agricultura de Precisão, Regadio, Olival, Frutos de Casca Rija, Batata de indústria, Desenvolvimento Agro-Sustentável Portugal-Angola e o Portugal 2030 atraíram muitos visitantes e expositores às salas de conferência, promovendo sempre o debate são e enriquecedor. “Presentes nestes colóquios estiveram o Ministro da Agricultura português, Luís Capoulas Santos, o seu homólogo espanhol, Luís Planas Puchades, três Secretários de Estado portugueses, nomeadamente dos pelouros da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, Florestas, Miguel Freitas, e Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, bem como o Diretor-Geral da DG Agri, da Comissão Europeia, Jersy Plewa”. No encerramento da feira esteve ainda presente o Primeiro-Ministro, António Costa.
O pavilhão Agro-Inov Moneris
Este pavilhão foi estrategicamente concebido para mostrar a todos os participantes aquilo que de mais inovador existe no setor agrícola. Na Tech Stage estiveram presentes cerca de 60 empresas, que apresentaram as últimas novidades tecnológicas para a agricultura: “a tendência de inovação vai criar uma agricultura 4.0, através da integração da robótica, da análise de dados e da criação de equipamentos agrícolas que darão origem a novos produtos e serviços, naquilo a que podemos chamar uma renovação natural do setor”.