Lislei Design: Essencialidade no estado mais puro

Fundada em 1992 e sediada no Porto, a Lislei é uma empresa de design criada e liderada pelo arquiteto e designer José Leite que, em entrevista à Revista Business Portugal, abordou a génese, o conceito da empresa e a determinação na valorização do design e produção nacionais.

 

Nascida há 26 anos, acalenta uma afeição especial pela relação entre o indivíduo e o objeto, a simplicidade dos meios de produção e o conhecimento aprofundado do processo de criação. O percurso de qualidade, simplicidade, experiência e know-how levou à criação da marca Lislei vocacionada para o design na componente de produto. “A marca Lislei tem como foco principal o desenvolvimento de objetos de caráter utilitário para o universo da habitação, iluminação, mobiliário, acessórios e complementos, etc”.

Há cerca de dois anos dedicou-se igualmente ao design de brinquedos em madeira, criando a submarca BooKids, com o pressuposto de despertar a curiosidade do mercado internacional para os artefactos de identidade portuguesa e levar às crianças a oportunidade para a experiência de diferentes universos sensoriais através de brinquedos de cariz tradicional construídos em materiais naturais. “Concebemos, desenvolvemos, produzimos e comercializamos produtos bastante diferenciados porque, no ponto de vista de um designer tudo se liga e complementa, dando-nos quase a ideia de que vivemos num mundo líquido”.

A qualidade e forma das peças surpreende alguns clientes que questionam se a marca e a produção são cem por cento nacionais. Por outro lado, “contactamos com clientes que apreciam as preocupações dedicadas a cada peça, tanto funcionais como éticas”, refere adiantando que tem um compromisso com a sua profissão que se traduz na forma como encara a sustentabilidade, a funcionalidade, a segurança, a economia e o prazer estético.

Em geral, o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Lislei é o reflexo da paixão de José Leite pela simplicidade da produção e pelo pragmatismo da forma que realça o conceito do design ao serviço de produtos intemporais e “de produtos que nos remetem para uma relação emocional com o mundo das formas e com os materiais naturais”. Lembrando que a revista ‘Monocle’ chamou ao triciclo desenvolvido pela BooKids, ‘o charme do low-tech’, José Leite realça: “em todas as nossas peças, cem por cento portuguesas, o desenho, simples e claro, deixa transparecer a ideia de que para a conceção de algo efetivamente útil, o essencial basta”. A terminar, expressa o enorme desejo de que os produtos nacionais e a nossa identidade cultural sejam mais valorizados tanto pelos portugueses como pelos estrangeiros. “Por acreditarmos no nosso valor o desejo é o de levar, para fora, o design e a produção nacionais”, por isso mesmo os desideratos principais da Lislei são a divulgação da marca através da participação em vários concursos nacionais e internacionais de design, para além dos convites que recebem para exporem as suas obras em cenários nacionais e internacionais.

You may also like...