“A inovação faz parte do nosso ADN”
Graça Cunha Coelho, CEO da Cachapuz, uma das empresas líderes em soluções de pesagem industrial, partilha a sua visão sobre a importância da inovação e da liderança no setor, na sequência da distinção do Estatuto Inovadora’24 pela COTEC. Numa conversa envolvente, Graça Cunha Coelho revela como a Cachapuz está a moldar o futuro da pesagem industrial com tecnologias avançadas e uma abordagem centrada no cliente.
A Cachapuz possui uma história que remonta a 1694. Como é que a transição de uma ‘Casa do Antigo Cachapuz’ para uma empresa moderna e global de pesagem influenciaram a cultura e os valores da empresa ao longo dos séculos?
A história da Cachapuz é um testemunho de resiliência e evolução contínua. Não são muitas as empresas nacionais centenárias que se mantêm relevantes no seu setor.
Ao longo do tempo, fomo-nos reinventando, garantindo a satisfação contínua dos nossos clientes quer do ponto de vista dos produtos e soluções que oferecemos, quer do ponto de vista dos serviços que prestamos. Numa empresa, com tantos anos, é essencial assegurar uma grande capacidade de adaptação a par da preparação que hoje a velocidade da mudança exige.
Além disso, esta combinação de tradição e modernidade permite-nos aliar o know-how e experiência de um setor extremamente competitivo, como o da pesagem, ao desenvolvimento de soluções inovadoras que não só marcam tendências, como redefinem os padrões de excelência no setor global da pesagem.
A inovação contínua é um pilar essencial para a Cachapuz, conforme evidenciado pelo desenvolvimento da plataforma de software SLV e outras soluções. Quais foram os principais desafios e aprendizagens na implementação de tecnologias emergentes e na liderança de projetos de inovação no setor da pesagem?
Os desafios são inúmeros. Na Cachapuz, enfrentamos desafios comuns a outros setores – como a rápida evolução do mercado e a necessidade de integração de tecnologias emergentes. Respondemos a essas mudanças investindo em pesquisa e desenvolvimento e colaborando com universidades e parceiros tecnológicos construindo pontes entre o saber-saber e o saber-fazer, numa ótica de cocriação de valor. Os novos tempos exigem um trabalho em rede e colaborativo para conseguirmos estar à altura das expetativas dos nossos clientes. É de primordial importância a construção de ecossistemas de inovação com todas as partes interessadas. No que concerne às aprendizagens diríamos que são permanentes. Assim, o impõe, o nosso sistema de melhoria contínua assente na escuta ativa das sugestões que os nossos clientes e parceiros nos fazem chegar e que muito têm contribuído para o nosso crescimento enquanto pessoas e enquanto profissionais. Isto permite-nos fazer diferente e manter a liderança no setor de pesagem com soluções avançadas, como por exemplo, o SLV Cement e o SLV Industry.
A Cachapuz tem uma forte presença internacional, com operações nos cinco continentes. Como é que a empresa consegue adaptar as suas soluções de pesagem às diferentes especificidades geográficas, culturais e operacionais?
A nossa forte presença internacional é facilitada pela integração no Grupo Bilanciai, que conta com presença em mais de 65 países. Esta rede global permite-nos adaptar as nossas soluções de pesagem às especificidades geográficas, culturais e operacionais de diferentes regiões. Para além de estarmos integrados no grupo, estamos focados em criar soluções globais que respondam aos desafios das diversas indústrias, desde a agricultura à indústria e à área logística, em particular. Portugal, sendo um país com uma dimensão reduzida, incentiva-nos a atuar em múltiplos mercados internacionais para expandir a nossa influência e competitividade. Como somos apaixonados pelos problemas dos clientes, conseguimos adaptar as nossas soluções personalizando os nossos produtos e serviços a cada cliente. Isto inclui ajustar a tecnologia às diferentes regulamentações, considerar as práticas culturais locais e adaptar os nossos sistemas operacionais às infraestruturas específicas de cada mercado. Desta forma, conseguimos fornecer soluções de pesagem que são tanto globalmente inovadoras quanto localmente relevantes.
A empresa mantém colaborações com instituições de ensino universitário e empresas das áreas de tecnologias de informação e eletrónica. Como é que essas parcerias têm contribuído para a capacidade de inovação e para o desenvolvimento da Cachapuz?
Consideramos que as parcerias estratégicas são fundamentais para a nossa capacidade de inovação e desenvolvimento. A nossa ligação com a Universidade do Minho, com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx) são alguns dos exemplos que podemos destacar enquanto parcerias de sucesso e que têm testemunhado o nosso contínuo crescimento. Estas parcerias permitem-nos cocriar valor, desenvolvendo soluções mais inovadoras e respondendo de forma diferenciada e mais rápida às necessidades dos nossos clientes. Exemplo disso, é o recém-terminado projeto NeWeSt (“Nova geração de Sistemas de Pesagem ciber-físicos), liderado pela Cachapuz, em conjunto com o DTx, o INL e a Universidade do Minho com um investimento superior a 1,3M€. A cocriação de valor permite-nos chegar mais longe e mais rápido, antecipar e lançar tendências, identificar oportunidades e atender a necessidades ainda por explorar.
Com a distinção do Estatuto Inovadora’24 pela COTEC, como é que a Cachapuz integra a inovação e a qualidade na sua estratégia empresarial para garantir a criação de valor e competitividade no mercado global?
A inovação faz parte do nosso ADN e da nossa jornada diária. Acreditamos que uma empresa que não esteja aberta e preparada para incentivar uma cultura para a aprendizagem colaborativa e contínua, num contexto de mudança tão acelerado e cada vez mais complexo, não conseguirá responder aos desafios de curto e médio prazos e tornar-se-á irrelevante. Para isso, contamos muito com as nossas pessoas, temos mais de 60 trabalhadores que são uma voz ativa e um contributo essencial numa indústria desafiante como a nossa. Realçamos a importância do departamento de engenharia e inovação, que conta com uma equipa de profissionais altamente qualificados e que trabalha lado a lado com várias entidades científicas e tecnológicas no desenvolvimento de projetos inovadores e disruptivos e o departamento técnico e produtivo responsáveis por garantir o desenvolvimento de produtos com elevado nível de qualidade. O departamento de apoio ao cliente destaca-se pela forma como serve os clientes procurando ir sempre mais além no que toca à satisfação e fidelização dos mesmos. O departamento comercial conta com uma equipa de consultores comerciais sempre atentos às necessidades do mercado garantindo uma resposta rápida e assertiva. Não menos importante, são todas as áreas de suporte cruciais para a monitorização e acompanhamento de todas as atividades, nomeadamente, o departamento administrativo e financeiro, o marketing, a qualidade e a HST.
Quais são os objetivos estratégicos da Cachapuz para os próximos anos? Como é que a empresa pretende continuar a liderar o setor da pesagem e quais são as principais áreas de investimento e desenvolvimento que irão sustentar esse crescimento?
Estamos comprometidos em continuar o caminho de inovação e excelência que temos trilhado, sempre abertos a novas possibilidades e prontos para aproveitar oportunidades emergentes no mercado, não descurando, naturalmente, os desafios inerentes à utilização da inteligência artificial, à temática da sustentabilidade e à questão da longevidade. Continuaremos centrados nas pessoas, envolvendo-as e empoderando-as cada vez mais para que, juntos, possamos criar vidas melhores, simplificando e desburocratizando as organizações.