Reveladas as 42 marcas de Excelência de 2024 em Portugal
A Superbrands Portugal distinguiu este ano 42 Marcas de Excelência presentes no mercado português, avaliadas e reconhecidas pelos Consumidores e pelo Conselho Superbrands. Os prémios foram entregues na 20ª Gala Superbrands, realizada ontem, dia 29, à noite, no Casino Estoril, com a presença de mais de 300 profissionais e figuras públicas, incluindo o ator Ruy de Carvalho e a influenciadora Liliana Filipa.
Nesta 20ª edição da Superbrands Portugal foram avaliadas as Marcas relevantes para o Consumidor, com perspetivas de referenciação espontânea, e Marcas exclusivamente Nacionais, bem como as Marcas Corporate, que atuam na dimensão de negócio (business-to-business), e as Personalidades de Excelência, reconhecidas e eleitas espontaneamente pelo público, nas categorias de ‘Apresentadores de TV’, ‘Atores’, ‘Jovens Influencers’ e ‘Jovens Desportistas’.
Das 42 Marcas distinguidas, sete foram premiadas pela primeira vez como Marcas de Excelência, registando-se a presença de 11 Marcas com mais de 10 distinções ao longo das 20 edições da Superbrands em Portugal.
Como Superbrands Geral foram distinguidas 28 Marcas: Ageas Seguros; Alegro; Auchan; Banco BPI; Banco Montepio; BP; Branca de Neve; Caixa Geral de Depósitos; Continente; CP – Comboios de Portugal; EDP; Endesa; ERA Imobiliária; Fnac; Izidoro; Lusíadas Saúde; Médis; MEO; Mercedes; MO; Prio; Purina; Remax; Renault; RFM; Sapo; Sport Lisboa e Benfica; Sport TV.
Por sua vez, como Superbrands Nacionais, foram premiadas quatro Marcas, nomeadamente: Cavalinho, Gazela, Maxmat, e Perfumes & Companhia. Já na dimensão Superbrands Corporate foram reconhecidas 10 Marcas: Secil; Prosegur; Nova SBE; Locarent; ISQ; Ernst & Young (EY); Elis; Edenred; DreamMedia; Caetano Auto.
“Volvidas mais de duas décadas da Superbrands Portugal, voltamos a reconhecer e premiar as Marcas que, no mercado português, estão a atuar acima e para lá das suas concorrentes. A seleção destas Marcas de Excelência é feita de modo totalmente idóneo, independente e transparente, não existindo qualquer candidatura”, começa por referir Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal, explicando que o processo de seleção das Marcas assenta em duas fases.
“Na primeira, as Marcas são referenciadas espontaneamente pelos consumidores, no decurso do Estudo ao Consumidor, conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado. Para as Marcas Corporate, o estudo é realizado junto de profissionais da área de procurement/compras de vários setores, seguindo o mesmo princípio. Na segunda fase, as Marcas com maior referenciação são avaliadas pelo Conselho Superbrands, constituído nesta edição por um grupo de 16 profissionais de diversas áreas de atividade. Cada uma das partes do processo tem um peso equitativo nos cálculos finais, sendo que as Marcas que integram o Top 10% são distinguidas como Superbrands”, esclarece Pedro Diogo Vaz.
Das mais de 40 Marcas premiadas, as sete presentes pela primeira vez na Superbrands Portugal foram a Alegro, BP, Endesa, Ernst & Young (EY), Locarent, Prio e Secil, destacando-se ainda as Marcas com mais de 10 distinções ao longo das duas décadas do projeto: Banco Montepio; BPI; Branca de Neve; Continente; EDP (distinguida nas 20 edições); Médis; Mercedes Benz; Remax; RFM; Sapo; Sport Lisboa e Benfica.
Nas Personalidades de Excelência, os portugueses identificaram as figuras que mais se destacaram nas suas áreas. Através de votação pública, os eleitos foram: Manuel Luís Goucha, na categoria ‘Apresentadores de TV’; Ruy de Carvalho, em ‘Atores’; Liliana Filipa, em ‘Jovens Influencers’; e João Neves, em ‘Jovens Desportistas’.
Nesta edição voltou a ser entregue o prémio Superbrands Solidária, desta feita à Associação Salvador, pelo trabalho desenvolvido junto de pessoas com deficiência motora, seguindo o sonho de tornar o mundo um local mais inclusivo e acessível a todos, sem exceção. A distinção Superbrands Solidária nasce da vontade da Superbrands Portugal de enaltecer e premiar as causas sociais que, através da sua atuação, se destacaram em 2024 na criação de um mundo melhor.
“Ao longo das 20 edições da Superbrands, tem sido claro que a forma como as Marcas se destacam decorre amplamente da sua capacidade de criar uma estratégia, incorporando o passado, o presente e o futuro. A capacidade de evoluir, mantendo os seus eixos essenciais, é fundamental para equilibrar dois fatores centrais no sucesso das Marcas: a preservação dos seus valores de origem e o seu desenvolvimento contínuo. Só assim conseguem construir uma ligação profunda e duradoura com os seus clientes, estimulando a sua relevância e sucesso contínuos”, conclui Pedro Diogo Vaz.