A Giambrone pode oferecer às empresas portuguesas uma gama de serviços 360°
Paola Vitali, Advogada e Senior Partner da Sociedade de Advogados Espanhola “Giambrone & Partners SLP”, com escritórios em Barcelona, Madrid e Gran Canaria, e Co-responsável pelo projeto “Giambrone Península Iberica”, em conjunto com a Advogada Diana Ribeiro, Partner da Sociedade de Advogados Portuguesa “Giambrone & Associados, Sociedade de Advogados, SP”, com sede no Porto.
A Giambrone é um prestigiado escritório de advocacia internacional que opera numa vasta rede de escritórios com sede em Itália, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e, claro, em Portugal. Como e quando surge a Giambrone na sua vida? Como tem sido a sua experiência?
A Giambrone não é apenas uma Sociedade de Advogados Internacional que oferece a todos os seus clientes uma vasta gama de serviços profissionais, mas sim um projeto de uma equipa de profissionais que acredita em si mesma e na sua contínua expansão.
A Giambrone surgiu na minha vida há cinco anos, após uma extensa carreira profissional de quase 20 anos em Espanha, numa altura em que o meu perfil profissional precisava de crescer e o projeto Giambrone Espanha precisava de um contributo para se implementar e desenvolver. Foi um “match” perfeito entre uma profissional e um projeto e, tudo isso até hoje, com o grande apoio do nosso Managing Partner, Gabriele Giambrone, bem como de uma valiosa equipa de colaboradores, advogados e não só, que nos apoiam diariamente no nosso projeto de crescimento e expansão.
Há cinco anos que a Giambrone consolida a sua trajetória na Península Ibérica e, em 2021, iniciou em Portugal. Que serviços a Giambrone Espanha pode oferecer às empresas portuguesas?
Sim, o arranque do projeto Giambrone Portugal, em 2021, é consequência da expansão que o grupo está a desenvolver na Península Ibérica. A primeira firma no Porto é também o início de um projeto de expansão em Portugal, com a intenção de abranger também a área de Lisboa e do Algarve.
A Giambrone pode oferecer às empresas portuguesas uma gama de serviços 360°, ou seja, todos os serviços de “Direito Societário e Comercial” que visam dar apoio e aconselhamento à empresa tanto na sua atuação e desenvolvimento “local”, como no seu projeto de internacionalização para mercados estrangeiros, europeus ou não.
Em particular, no que diz respeito a Espanha, a nossa equipa de profissionais está altamente capacitada para «acompanhar pela mão» a empresa portuguesa em todo o tipo de atividades e desenvolvimentos que pretenda realizar em Espanha, como assistência e aconselhamento em contratos internacionais de agência ou distribuição, constituição de empresa em Espanha, operações de aquisição de ações ou participações, procura de parceiros de negócios, participação em concursos públicos em Espanha, entre outros.
Concretamente, quais as mais-valias para as empresas portuguesas dos serviços prestados pela Giambrone Espanha?
A mais-valia que a nossa Sociedade de Advogados pode ter reside, não só numa equipa de profissionais dedicados a prestar serviços às empresas com toda a atenção e dedicação, mas também no facto de estas empresas poderem ser atendidas na sua própria língua e estarem sempre apoiadas por uma equipa capaz de entender suas necessidades, que pode aconselhá-los e auxiliá-los no país de destino, ou seja, Espanha, mas sempre com uma análise comparativa em relação às regulamentações do seu país de origem.
A experiência ensina-me que para uma empresa, em particular pequenas e médias empresas, que toma a iniciativa de entrar no mercado estrangeiro, é essencial ser acompanhada e aconselhada por um profissional, que não só fale o seu idioma, mas que “compreenda perfeitamente” as suas dúvidas e necessidades e, claro, saiba dar-lhes resposta.
Acredita que a proximidade entre Espanha e Portugal e a complementaridade entre os dois escritórios permitirá desenvolver o vosso trabalho, cumprindo as elevadas ambições da vossa Sociedade, bem como superar as expectativas dos clientes?
Estou absolutamente convencida disso, sem dúvida!
A proximidade entre Espanha e Portugal, a forma de trabalhar das nossas sedes, tanto espanhola como portuguesa, as ferramentas técnicas à disposição da nossa empresa, permitem-nos trabalhar em perfeita harmonia com o único objetivo de satisfazer ao máximo as necessidades dos nossos clientes.
O projeto a que nos propomos é seguramente ambicioso, e prevê não só uma expansão territorial dos nossos escritórios em Portugal, mas também uma expansão de todos os serviços que podemos oferecer às empresas. Em termos de futuro, o que podemos esperar da Giambrone Espanha? Quais as ambições e desafios?
Seguramente uma expansão territorial do projeto com a abertura de novos escritórios tanto em Espanha (Málaga e Ilhas Baleares) como em Portugal (Lisboa e Algarve) e uma expansão ao nível da complementação e aumento dos serviços que já oferecemos às empresas.
Pretendemos também abranger novos mercados, como o mercado africano que, pela sua proximidade com a Península Ibérica, revela-se de grande interesse e atratividade para as empresas portuguesas e espanholas. As mudanças no nosso grupo são adaptadas, sempre que necessário, às necessidades do cliente e é isso que procuramos sempre: compreender as necessidades e objetivos do cliente e saber dar-lhes uma resposta satisfatória!